Por Cau Marques
Numa semana bem propícia para falar sobre isto, fiz uma breve pesquisa sem compromisso para me lembrar de algumas músicas marcantes em jogos olímpicos.
Tirando o fato de que a própria competição olímpica é um patrimônio da humanidade por existir originalmente desde 776 a.c e ter sido reesgatada por Pierre de Coubertin em Atenas 1896, todo “circo” armado em volta deste grandioso evento acaba por trazer fatos culturais e históricos para o mundo inteiro.
Após o atentado que matou inúmeros atletas de Israel na competição de 1972, o mundo parece ter se unido na vontade de fazer a Olimpíada subsequente em Montreal um evento ainda mais grandioso e envolvente e com isso foi pela primeira vez introduzido uma música tema para os jogos. https://youtu.be/f1pK_kpKf9c
A partir daí, tudo foi ficando cada vez mais parecido com um mega show. Os memoráveis painéis e talvez o mascote mais simpático até hoje, foram vistos em Moscou (1980), e talvez uma das músicas oficiais mais usadas em eventos esportivos desde então composto por John Williams “ Olympic Fanfarre and Theme” e que frequentemente é ofuscado pela também canção oficial interpretada por Whitney Houston, “One Moment in Time”.
A música Carruagens de Fogo, é muitas vezes citadas como tema de Olimpíadas, mas ela é apenas a trilha sonora do Filme homônimo de extremo sucesso.
Passando do incrível show de Seul 1988, com músicas nada memoráveis por aqui, vamos direto para Barcelona 1992, com a irretocável dupla Freddie Mecury e Montserrat Caballé e a canção Barcelona, que não pode ser realizada em razão da morte de Freddie alguns meses antes da Olimpíada. Além desta, também a música “Amigos para Siempre”, composta para o encerramento dispensa comentários.
Talvez um dos Hits olímpicos mais executados seja o de Glória Stefan Reach 1996, comemorando o centenário da volta dos jogos na era moderna.
Apesar dos indiferentes temas cantados por Olívia Newton-John (Sidney-2000) e por Björk (Atenas-2004), Pequim teve novamente a participação da intérprete de Amigos para Siempre, Sarah Brightmann, para cantar a também desconhecida” You And Me”, em dueto com famoso Chinês da China.
Levando em conta que em 2012, na país dos Beatles, Stones, Led, Elton e tantas outras lendas da música, o tema ficou por conta da banda MUSE, que até acho bacana, mas acho que está bem longe do nível destes artistas britânicos lembrados duas linhas acima, o que esperar do Tema Brasileiro?
Eu realmente tenho fé que pelo custo absurdo a festa seja ótima, beirando a perfeição, mas acho que em vez de Caetano, Gil, Sergio Mendes, Roberto e outros ícones da nossa música, seremos fatalmente representados por alguns cantores contemporâneos que não nos representam também assim como o caso dos Britânicos.
Que seja marcante, que seja inesquecível e que estejamos falando bem sobre isso daqui mais vinte anos.
Que comecem os jogos!