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Inflação nos supermercados atinge 13,39% em 12 meses

23 de Junho de 2016

Índice de Preços dos Supermercados mostra que tendência de alta continua, mas em ritmo moderado

 O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, apresentou em maio alta de 0,80%. No acumulado de janeiro a maio, houve elevação de 6,15%. Em 12 meses a alta nos preços dos supermercados atingiu 13,39%.

A elevação nos preços dos alimentos ainda está em patamar elevado em decorrência dos custos de produção que vêm aumentando ao longo dos meses e de fatores climáticos que também têm afetado a disponibilidade e oferta de produtos. A tendência de alta dos preços de alimentos e bebidas continua, mas o ritmo é moderado.

Os produtos In Natura registraram alta de 2,60%. As frutas subiram 1,53% e os itens mais caros foram o limão (61,76%) e o maracujá (29,88%). Os tubérculos tiveram um aumento de 14,08% -  a batata (27,21%) e a cebola (8,53%) foram as maiores influenciadoras da alta. Em 12 meses, a elevação nos preços dos produtos In Natura atingiu 25,13%.

Os preços dos produtos semielaborados (carnes, leite e cereais) subiram 0,11%. A menor oferta de leite causada pela entressafra, associada às chuvas nos estados do Sul do país e aos altos custos de produção, principalmente da ração animal, elevaram o preço do produto em 4,51%. Os cereais também foram impactados pela menor oferta de grãos produzidos neste início de ano; o reflexo foi um aumento de 2,09% nos preços. A alta nos produtos semielaborados em 12 meses foi de 9,66%.

Produtos industrializados apresentaram ligeira alta com variação de 0,75%. O preço dos derivados do leite está 1,19% e vem sofrendo reajustes em decorrência da elevação do custo principal matéria prima. O café é outro produto que está com oferta menor no mercado e por isso também teve o preço elevado em 2%. Nos últimos 12 meses a elevação nos preços dos produtos industrializados foi de 12,66%.

As bebidas alcoólicas apresentaram alta de preço de 0,93%, reflexo da elevação do preço do vinho (3,18%) e da cerveja (0,41%). Em 12 meses a alta foi de 14,92%. As bebidas não alcoólicas subiram 0,30%, diante da alta, principalmente, da água mineral (2,74%). Em 12 meses, o aumento nos preços foi de 10,89%.

Os preços dos produtos de limpeza subiram 1,21%, impactados pela alta nos preços do sabão em barra (3%) e do detergente (3,56%). A elevação nos preços dos produtos de limpeza em 12 meses foi de 14,08%.

Os artigos de higiene e beleza apontaram alta de 0,87%. Sabonete (0,58%), creme dental (0,71%) e desodorante (1,64%) foram os itens que mais influenciaram a elevação de preço dessa categoria de produto. Entre maio de 2015 e maio de 2016, os preços dos artigos de higiene e beleza subiram 15,10%.

Em maio, as variações negativas estiveram presentes em 20,72% dos itens, de acordo com o índice de difusão (proporção das variações de preços negativas), ficando abaixo da média, que é de 35,59%, o que reforça a disseminação da inflação sobre os diversos itens que compõem o Índice de Preços dos Supermercados (IPS).

Desde a criação do Plano Real, em 1994, o IPS/APAS apresenta variação acumulada de 215,31%, o IPCA/IBGE tem alta de 445,35%, o IPC-FIPE, de 338,11% e o IPA/FGV, de 621,80%. "A evolução dos preços ao longo dos anos aponta uma elevação mais moderada no setor supermercadista, diante de sua característica de concorrência, onde os ganhos de eficiência e produtividade, aliados às constantes negociações junto à indústria, possibilitam preços mais competitivos para serem ofertados aos consumidores", avalia o gerente de economia e pesquisas da APAS, Rodrigo Mariano.

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.340 associados, que somam mais de 3.036 lojas.

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