Notícias -

Inserção das mulheres na linha bélica do Exército Brasileiro

16 de Junho de 2016
Divulgação Exércio Oficial

Apesar de já admitir desde 1992 a presença de mulheres nas áreas administrativas e de saúde, o Exército Brasileiro está com as inscrições abertas para o primeiro concurso que aceitará representantes do sexo feminino para formação na linha militar bélica. São 40 vagas reservadas às mulheres e as áreas para atuação no curso de formação são Material Bélico e Intendência.

Dentre os principais aspectos, a oficial combatente travará contato de modo direto, nos primeiros postos e graduações da carreira, com as atividades em campanha e conviverá permanentemente com os riscos inerentes à profissão militar. A mobilidade geográfica, a disponibilidade e a preocupação com o vigor físico, em parâmetros semelhantes aos candidatos homens, também estarão presentes.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada em Campinas/SP, é o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência. Se aprovada na EsPCEx, a militar tem ingresso assegurado na Academia Militar das Agulhas Negras, na condição de cadete, continuando o aprendizado por mais quatro anos. Durante sua formação, a jovem recebe alojamento, alimentação e fardamento por conta do Exército, além dos proventos previstos em lei. Participa, também, de operações militares, mas apenas da área de especialização que escolher seguir.

O concurso

Para concorrer é preciso ter nível médio completo, idade entre 17 e 22 anos e ter altura mínima de 1,55m (mulheres). As inscrições podem ser feitas até 28 de junho, pelo site www.espcex.ensino.eb.br. A taxa custa R$ 90. O concurso vai aplicar exame intelectual nos dias 10 e 11 de setembro (com questões de português, redação, física, química, matemática, geografia história e inglês) comprovação de requisitos biográficos, inspeção de saúde e exame de aptidão física. A matrícula no curso de formação está prevista para 18 de fevereiro de 2017.

 

Fonte: Comunicação Social Comando Militar do Sudeste

 

Comentários
Assista ao vídeo