(Foto: Reprodução) |
Neste sábado (14), às 17h, o Areté - Centro de Estudos Helênicos promove uma sessão de cinema para exibir o filme "Meteora", do diretor grego Spyros Stathoulopoulos, que competiu pelo Urso de Ouro no Festival de Berlim e ganhou Menção Especial de Melhor Filme no Festival de Cartagena (Colômbia).
Após a exibição haverá uma palestra com Gilberto Safra, psicanalista e professor titular de Psicologia na USP, em que propõe um debate sobre a complexidade dos desejos que as personagens centrais protagonizam em todo enredo, incluindo angústias e paixão proibida.
O filme conta a história de um amor clandestino entre um monge grego e uma freira russa, ambos ortodoxos num dos cenários mais belos da Grécia: o monastério de Meteora.
A imponência do local é o cenário do longa de Stathoulopoulos que constrói sua narrativa nas questões dramáticas da paixão proibida e da descoberta da sexualidade em um sentimento de entrega desesperador, a tônica do filme e será debatido na palestra de Gilberto Safra sobre a dúvida das escolhas entre a espiritualidade e o desejo humano.
Serviço:
Encontro de cinema e debate sobre o filme Meteora de Spyros Stathoulopoulos
Data: 14 de maio, às 17h00
Palestrante: Gilberto Safra
Doação sugerida: R$ 20
Local: Areté – Centro de Estudos Helênicos
Rua dos Macunis, 495- Vila Madalena | (11) 3032-3939