Cultura - Cinema

A Oeste do Fim do Mundo, de Paulo Nascimento, é selecionado para o 41º Festival de Gramado.

3 de Julho de 2013

Com roteiro e direção de Paulo Nascimento (Em Teu Nome), o drama romântico A Oeste do Fim do Mundo acaba de ser selecionado para o 41o Festival de Cinema de Gramado.

Não se trata, porém, de uma simples seleção: pela primeira vez em toda a história do Festival, um filme coproduzido pelo Brasil e dirigido por um cineasta brasileiro estará competindo na Mostra Latina de Gramado, ao lado de produções da Colômbia, Portugal, Argentina e Uruguai.

A Oeste do Fim do Mundo é uma coprodução da Accorde Filmes (Brasil) e da Bufo Filmes (Argentina), tendo como produtora associada a Panda Filmes (Brasil).

 O filme une três personagens solitários na bela e desolada paisagem da Cordilheira dos Andes

 A HISTÓRIA:

Ruta 7, Argentina. Um velho posto de gasolina, perdido na imensidão da estrada transcontinental, é o refúgio do introspectivo Leon (César Troncoso). De poucas palavras, poucos gestos e nenhum amigo, sua solidão só é quebrada por um ou outro caminhoneiro eventual que passa por ali para abastecer. Ou pelas visitas sempre bem humoradas do sarcástico Silas (Nelson Diniz), um motociclista com ares de hippie aposentado. Até o dia em que a enigmática e inesperada chegada de Ana (Fernanda Moro) transforma radicalmente o cotidiano de Leon e Silas. Aos pés da imponente Cordilheira dos Andes, segredos que pareciam estar bem enterrados vêm à tona, reabrindo antigas feridas e mudando para sempre a vida dos protagonistas.

“Tudo começou há quatro anos, quando li uma matéria sobre a Guerra das Malvinas”, diz Nascimento. “A material informava que dos 10 mil soldados que foram enviados para o conflito, cerca de 400 se suicidaram. Fiquei impressionado com este número e comecei a desenvolver esta história sobre perdas e solidão”, afirma o cineasta. 

 FICHA TÉCNICA:

 Elenco:

 LEON  Cesar Troncoso, esteves em O Banheiro do Papa, XXY, Em Teu Nome, Cabeça a Prêmio, Circular, El Viaje Hacia el Mar, Faroeste Caboclo, Hoje e Inocência Clandestina.

 ANA  Fernanda Moro, de Valsa para Bruno Stein, Em Teu Nome, A Casa Verde, e O Tempo e o Vento (versão de 2013).

SILAS  Nelson Diniz, de O Homem que Copiava, Neto Perde Sua Alma, Neto e o Domador de Cavalos, A Última Estrada da Praia, Sal de Prata, Tolerância.

 Direção e Roteiro:Paulo Nascimento, diretor e roteirista de A Casa Verde, Em Teu Nome, Valsa para Bruno Stein, e Diário de um Novo Mundo.

Direção de Fotografia: Alexandre Berra

Direção de Arte: Voltaire Danckwardt

Montagem: Márcio Papel

Trilha Sonora: Renato Muller

Produção: Paulo Nascimento, Leonardo Machado, Marilaine Castro da Costa
Produtores Associados: Beto Rodrigues (Brasil) e Martin Viaggio (Argentina)
Coprodução: Bufo Films (Argentina) e Panda Filmes (Brasil)

Distribuição: Espaço Filmes

Mais informações, fotos e trailer:

www.aoestedofimdomundo.com.br

 

Comentários
Assista ao vídeo