Notícias - Televisão

Cocoricó Conta Clássicos infantis

3 de Julho de 2013

A TV Cultura estreia no próximo sábado (6/7), uma nova série para a garotada se divertir nestas férias: Cocoricó conta Clássicos. A atração vai ao ar semanalmente no Quintal da Cultura, que começa às 8h.

O programa nasceu quando o garoto Júlio e a turma da fazenda mais divertida do Brasil resolveram interpretar alguns clássicos infantis, deixando-os com uma roupagem mais brasileira. Com a proposta de integrar as histórias à cultura do nosso país, elas foram adaptadas e ganharam graça na pele da turminha do paiol.

Os contos da série são dramatizados sob o ponto de vista dos personagens do Cocoricó. Um exemplo é O Gaitista de Quixeramobim, baseado no conto O Flautista de Hamelin, dos Irmãos Grimm, que ganha uma releitura no cenário do nordeste brasileiro. Narrado na forma de um repente, os personagens precisam da ajuda de um gaitista para resolver o problema da invasão de ratos na cidade. 

Cocoricó Conta Clássicos também pretende desmistificar a moral da história, fazendo a criança refletir sobre os valores apresentados nos contos de fadas.

No primeiro episódio, Dita de Neve e os Sete Anões, a indiazinha Oriba  interpreta a Branca de Neve. Seu amigo é o papagaio Caco, que na história se chama “Sete Anões”. A divertida galinha Lilica faz o papel da rainha vaidosa, que acaba se enfeitando tanto que assusta a todos que a encontram.

Outros contos desta temporada são: Os Cigarras e as Formigas, Belalilica e Ditofera, João e Mariba, Rapunzilica, Cocoricunda de Notre Dame e Oribela Adormecida.

O programa, produzido pela TV Cultura, tem direção geral de Fernando Gomes.

Sinopse dos contos

Cocoricunda de Notre Dame

Nesta versão infantil do clássico O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, o personagem Feito está no papel principal. São as desventuras do Corcunda até ser coroado como herói.

Rapunzilica

A divertida galinha Lilica ganha longas trança para viver Rapunzilica. Nesta versão de Rapunzel, dos Irmãos Grimm, uma jovem princesa vive aprisionada em uma torre e usa o comprimento de seus cabelos para se comunicar com o príncipe Júlio.

Os Cigarras e As Formigas

Adaptação livre da fábula A Cigarra e a Formiga, de La Fontaine. Os heróis vivem em uma cidade do Velho Oeste e se dividem em duas turmas: os artistas e músicos que só pensam em cantar e se divertir, e os operários que só querem trabalhar.

Belalilica e Ditofera

A Turma da Fazenda conta a história de A Bela e a Fera, conto de fadas francês. Lilica faz o papel de Bela e Júlio interpreta o príncipe rebelde, que é punido e transformado em fera. Dito assume o personagem da Fera e tem de conquistar o coração de Lilica antes que a última pétala de rosa caia.

O Gaitista de Quixeramobim

A clássica história O Flautista de Hamelin, dos Irmãos Grimm, é adaptada para o nordeste brasileiro. Completamente narrada na forma de um repente, os personagens precisam da ajuda de um gaitista para resolver o problema da invasão de ratos. Ou seria a invasão de um rato?

Oribela Adormecida

Nesta interpretação do famoso conto A Bela Adormecida, o Vô e a Vó fazem o papel de Rei e Rainha e Oriba é a personagem principal. A história é toda cantada em forma de rap pelo João e as famosas fadinhas são “Clara, Gema e Omelete” interpretadas por Lola, Lilica e Zazá.

Dita de Neve e os Sete Anões

Adaptação do conto de fadas Branca de Neve e os Sete Anões. A indiazinha Oriba interpreta a Branca de Neve, que tem por amigo o papagaio Caco, que na história se chama “Sete Anões”. A divertida galinha Lilica interpreta a rainha vaidosa, que acaba se enfeitando tanto que assusta a todos que a encontram.

João e Mariba

A indiazinha Oriba e João, primo do Júlio, interpretam os personagens principais do conto de fadas João e Maria. Como eles vivem discordando sobre todos os assuntos, acabam se perdendo na floresta e encontram a casa de doces da Bruxa, interpretada pela falante Pata Vina.  No final, compreendem que se tivessem ouvido um ao outro isso não teria acontecido.

Comentários
Assista ao vídeo