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Pesquisa CNT de Rodovias contribui com melhorias no escoamento da safra de grãos

2 de Julho de 2013
Júlio Fernandes/Full Time 
Dados do Ministério da Agricultura apontam um aumento de 10,8% na produção de grãos da safra 2012/2013 – 180 milhões de toneladas foram produzidas, enquanto a safra anterior registrou 166 milhões. No entanto, apesar do resultado positivo, o país enfrentou dificuldades para escoar a produção: rodovias em condições precárias, filas de caminhões nos portos e falta de planejamento logístico.

Convidada pelos Ministério da Agricultura, do Transporte e pela Secretaria de Portos (SEP), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) integra o Grupo de Trabalho, criado em abril, para discutir e propor soluções – a curto e médio prazo - aos gargalos regulatórios, de gestão, de operação e de infraestrutura para o escoamento da safra brasileira de grãos.

Entre as contribuições da Confederação, destaque para a apresentação de dados sobre as condições das rodovias brasileiras. As informações partilhadas integram a 15ª Pesquisa CNT de Rodovias, realizada em 2012 – trabalho que é referência no país e que a cada ano mapeia com precisão as condições de infraestrutura do modal mais utilizado no Brasil, o rodoviário.

A partir dos resultados da Pesquisa do ano passado, a CNT listou as seis principais rotas de escoamento de grãos – quatro têm início no Mato Grosso e as outras duas se originam nas novas fronteiras agrícolas: a primeira no Oeste da Bahia e a segunda no Piauí e Maranhão. Foi levantada a avaliação do pavimento, geometria, sinalização e o estado geral de cada rodovia e informado o percentual de km’s, em cada estado, com a classificação ótima, boa, regular, ruim ou péssima.

Uma das rotas com origem no Mato Grosso, por exemplo, tem como destino final o Porto de Santos (SP). Nela, a CNT identificou que os principais problemas estão relacionados à geometria e à sinalização das rodovias – 73,5% e 54,1%, respectivamente, não estão em condições consideradas satisfatórias. A CNT também mapeou os pontos críticos nas rotas, que podem dificultar o transporte das riquezas agrícolas do Brasil: quedas de barreira, erosão na pista e buracos grandes.

O secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Mazella, garantiu que as informações da CNT serão utilizadas para orientar ações de correção destes gargalos. Neste caso, o objetivo é buscar uma solução a curto e médio prazo, ou seja, melhorar o escoamento da produção de grãos já para a próxima safra 2013/2014, que deve bater novo recorde, e, assim, evitar que os mesmos transtornos se repitam.

Coleta de dados

A 16ª Pesquisa CNT de Rodovias (2013) está em andamento. As equipes acabam de sair a campo para coletar informações como condições de pavimento, geometria e sinalização de 97 mil km de rodovias federais serão avaliados.

Assista à reportagem sobre a primeira etapa da Pesquisa 2013:

 

Fonte: Agência CNT de Notícias 

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