Viver - Saúde

Aleitamento Materno

22 de Março de 2016

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida.

O leite materno contem todos os nutrientes necessários que a criança precisa, além de também funcionar como uma verdadeira vacina, o protegendo de muitas doenças.

 

- Aleitamento materno exclusivo é aquele no qual a criança recebe somente o leite materno, diretamente da mama ou extraído, nenhum outro alimento (líquido ou sólido), com exceção das medicações. Não é necessário oferecer água ou chás nesse período, pois toda ingestão de água é oferecida através do leite materno que é completo de vitaminas, minerais e água.

- Leite fraco? Não existe nenhuma mulher que produza leite fraco, todo leite produzido possui um bom valor nutritivo que satisfaz todas as necessidades da criança nos primeiros 6 meses.

- O colostro é um leite do inicio da mamada, ele é mais claro pois possui um valor maior de água, vitaminas e minerais, essenciais para a imunidade, ou seja, a “vacina” da criança. É nessa fase que muitas mães acham que estão com leite fraco, mas não, ele é de extrema necessidade para seu bebê.

- A produção do leite, é aumentada e estimulada através da sucção do recém-nascido, assim quanto mais ele mama, mais leite é produzido. A ingestão de água adequada (1 litro de água a mais do que o habitual) pela mãe também auxilia nessa produção. Não obstante, o contato físico e o olhar mãe e filho na hora de amamentar, é um grande estimulo de aumento do hormônio prolactina, sendo que este hormônio é responsável pela produção do leite materno.

- O leite que chamamos de maduro, é o leite subsequente do colostro, sendo este rico em gorduras e essencial para o ganho de peso do bebê. Diante disso, a mamada deve ser suficientemente longa (15 a 30 minutos), para que a criança receba tanto o colostro quanto o leite maduro. Não devemos esquecer, de sempre oferecer as duas mamas, conforme a sua demanda.

 

Nutricionista Bianca Camila Bravo

CRN3: 38783

Comentários
Assista ao vídeo