Business -

Franqueadoras apostam no interior de São Paulo

1 de Julho de 2013
Fly Burgers - Hamburgueria gourmet em Americana - SP

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 30% das redes de franquias brasileiras - 230 franqueadores - já estão presentes no interior e têm planos de se expandir. Das quatro cidades brasileiras líderes em número de franqueadoras, duas são do interior de São Paulo: Campinas (2° lugar) e São José do Rio Preto (4° lugar). Na última década, o PIB cresceu 49%, cerca de 10 pontos percentuais das grandes metrópoles.

Motivos não faltam para que o foco dos empreendedores esteja cada vez mais voltado para o interior. Grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro têm o metro quadrado na lista dos mais caros de todo o mundo, o que aumenta o investimento necessário, os tornando menos atraente. 
Um dos setores de maior destaque é o de alimentação. Com as mudanças dos hábitos e costumes cada vez mais as pessoas fazem refeições fora de casa, aumentando assim o crescimento das micro-franquias, das economias locais e mais chances de emprego pra população.

Exemplos de franquias que estão apostando no interior:
 
A rede de pizzas quadradas Os Muzzarellas nasceu em 2004, em São José dos Campos, uma das cidades mais ricas do Brasil (10º PIB municipal do país desconsiderando as capitais).  A empresa surgiu do espírito empreendedor de dois amigos, que após algum tempo vislumbraram a possibilidade de se transformar em uma rede. Já há unidades em Campinas, Araraquara, Jacareí, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. A previsão é alcançar 30 franquias até dezembro de 2013 e grande parte dessa perspectiva positiva se deve ao promissor mercado do interior paulistano.


A Fly Burgers, hamburgueria gourmet famosa em Americana (SP), também está “pegando carona” no crescimento do mercado de franquias na região. Pensando em expandir, os sócios acabam de finalizar o plano para se tornarem uma rede e já conversam com os primeiros candidatos a franqueados. O foco são as cidades localizadas em um raio de 200 km de Americana.

Quais os passos para quem pensa em investir em uma franquia no interior?

Quem pensa em investir fora das capitais deve estar disposto a estudar os novos mercados a fundo. Para escolher o setor de atuação, é essencial conhecer os indicadores socioeconômicos do município-alvo, assim como levantar informações consistentes sobre hábitos de consumo da população, desempenho de produtos da concorrência e, principalmente, avaliar o potencial de crescimento da cidade.

 
Comentários
Assista ao vídeo