Cultura - Teatro

Grupo de Segunda volta com O Beijo no Asfalto no Espaço Parlapatões

10 de Março de 2016

Mesclando a relação entre a dramaturgia e o jornalismo no Brasil, o Grupo de Segunda, da Cia das Artes, retorna aos palcos com o clássico de Nelson Rodrigues:O Beijo no Asfalto.A temporada começa na quinta-feira, 3 março às 21h no Espaço Parlapatões. As sessões são toda quinta-feira às 21h até 21 de abril.

 

A direção é de Jair Aguiar e conta com os atores convidados Antonio Netto, Diego Rodda, Fernanda Gonçalves, Cristian Mazzetti,Leão Lobo e Niveo Diegues, além dos atores do Grupo de Segunda: Edivaldo Gomes, Marcio Vasconcelos, Natália Martins e Samira Aguiar.

 

O espetáculo aborda a forma sensacionalista com que fatos cotidianos são retratados pela mídia. A trama mostra um homem casado que beija a boca de outro homem que acaba de ser atropelado e está à beira da morte. Estampado como manchete de jornal, o 'beijo no asfalto' torna-se o assunto mais comentado na cidade. Sexualidade, intrigas, ética na imprensa e crise familiar são os temas principais que englobam o enredo.

 

Para o diretor, um dos trunfos da peça é a dramaturgia de Nelson Rodrigues. “É um estilo bem marcado, frio, não pode trabalhar com a emoção, mas com o sentimento. Cada vírgula e cada palavra tem sua importância. É preciso ter uma atenção e um estudo bem trabalhado”.

 

Apesar de ser um texto escrito em 1960, o espetáculo dialoga com a atualidade, pois discute a relação do poder, da imprensa e do núcleo familiar. Todas essas camadas estão presentes no dia a dia da contemporaneidade. A montagem traz um choque e uma reflexão na imersão de valores.

 

A cenografia incorporou aspectos e disposição no palco como se fosse um tribunal. O figurino e a iluminação trabalham com a predominância de tons das cores preto e branco, criando um clima de cinema noir. “O palco virou uma espécie de porão, incorporando o submundo e a marginalidade. Possui um clima gelado que combina bem com a atmosfera de São Paulo em virtude do isolamento do povo e da mídia. Nelson Rodrigues soube como poucos colocar o preto no branco da vida em nossa cara”, enfatiza Jair Aguiar.

 

O Grupo de Segunda é o primeiro coletivo formado na Cia das Artes, que realiza uma parceria com o projeto Oficina de Atores que objetiva a formação, por meio da pesquisa de linguagem do gesto mínimo, a montagem de textos da dramaturgia brasileira e internacional. “A criação do grupo é resultado do contato e da produção contínua nos últimos anos. Um suporte que privilegia a discussão de todos os fatores que envolvem o fazer teatral”, fala Jair Aguiar.

 

Serviço:

O Beijo no Asfalto reestréia quinta-feira, 3 de março às 21h.

Espaço Parlapatões: Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3258-4449

Capacidade: 98 lugares

Temporada: Quintas às 21h até 21 de abril.

Preço: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

https://www.ingressorapido.com.br/

Classificação: 12 Anos. Duração: 90 minutos

Ficha Técnica

Autor: Nelson Rodrigues | Direção Geral: Jair Aguiar | Direção Artística: Antonio Netto | Cenografia: Marcio Tadeu | Figurino: Marcio Tadeu | Iluminação: Will Damas | Assistência Geral: Keese Contino | Operação de luz: Agnaldo Nicoleti | Operação de som: Weverton Caria| Atores convidados: Antonio Netto, Diego Rodda, Cristian Mazzetti, Fernanda Gonçalves, Leão Lobo e Niveo Diegues | Elenco: Edivaldo Gomes, Marcio Vasconcelos,Natália Martins e Samira Aguiar | Produção: Grupo de Segunda |Realização: Cia das Artes | Assessoria de Imprensa: Renato Fernandes | Fotos: Rodrigo Dionísio.

Comentários
Assista ao vídeo