Você sabia que 40% de todas as tentativas de fraudes no país são realizadas por telefone?
Trotes conhecidos como “golpe do falso sequestro”, tem sido cada vez mais comuns, acontece sempre por meio de uma ligação na qual os criminosos encenam o sequestro de um familiar da vítima (principalmente filhos) e exigem como resgate dinheiro ou até cartão para crédito de telefonia celular.
A maneira que os golpistas agem é sempre a mesma. Normalmente ligam a cobrar, informando que alguém parente da vítima foi sequestrado, e colocam a falsa vítima na linha que começa a chorar e a implorar por socorro, solicitando para que se faça o pagamento de uma quantia em dinheiro para o resgate.
Como agir em trotes de sequestro?
- Não confirme dados nem fale nomes de familiares.
- Não atender ligações a cobrar, caso não estiver esperando.
- Se alguém ligar dizendo que um parente ou amigo está em perigo, dando detalhes da pessoa, o ideal é manter a calma e, antes de qualquer atitude, telefonar para a pessoa que te disseram que está em risco para saber se é verídico. Se parecer real, acione a polícia antes de tomar qualquer outra atitude.
- Desligue o telefone e procure a pessoa supostamente sequestrada, ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Senão, tente um amigo ou parente dele.
- Informe a polícia caso descubra dados de quem ligou.
Nenhum sequestro real demanda tanto tempo em uma ligação.
Prevenção; Não divulgue detalhes de sua vida ou dados pessoais nas redes sociais, pois possíveis criminosos podem utilizá-los para entrar em contato e intimidá-lo.
Caso receba uma ligação relatando sequestro, a primeira coisa é procurar manter a calma e não confirme nenhum tipo de informação.
Duvide do choro das vítimas: Apelos chorosos de vítimas sequestradas têm sido frequentes e abalam a família.
Atitudes simples, como perguntar para o voz do outro lado da linha “qual o seu nome?”, “quem está falando?” podem desmarcar o golpe, sendo que muitas vezes essa medida já é o suficiente para se ter certeza de que tudo não passa de trote.
Nenhum sequestro real exige um tempo tão curto para efetuar o depósito do resgaste, portanto pedidos imediatos já levantam suspeita. Sequestros reais segundo estatísticas da Polícia, duram menos de um minuto, na maioria dos casos, acrescentando que essas ligações são sempre proveniente de números privados ou a cobrar.
Outro ponto importante que devemos salientar é que geralmente a vítima se entrega sem notar. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, acabam revelando o nome do mesmo.
Raramente sequestradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima, pelo mesmo motivo do rastreamento e da localização do cativeiro.
Algumas dicas práticas também estão sendo difundidas por policias que investigam este tipo de crime, como: O uso de senhas em aparelho celular, que dificultam o acesso a agenda, em caso de perdas ou roubos. A Prevenção muitas vezes podem evitar essas situações.
A necessidade de orientar os idosos, crianças e empregados a não prolongar conversas telefônicas com desconhecidos.
Desconfiar de ligações de cadastro seja elas do banco, da operadora, ou qualquer outra prestadora de serviço. É importante tomar certos cuidados com golpes, tentativas de extorsão e claro, telemarketing abusivo.
DENÚNCIA
DENUNCIAR E AJUDAR A COMBATER AS FRAUDES É UMA NECESSIDADE E UM DEVER DE TODOS
Caso receba ameaças constantes no telefone fixo, com detalhes de sua vida pessoal, o ideal é fazer um boletim de ocorrência e solicitar a mudança do número da linha junta à operadora telefônica.
Não deixe de informar a polícia caso possua o número de origem da chamada; um número de conta na qual seria feito o depósito do regaste ou até mesmo o número do chip para o qual seriam colocados créditos.
Assim a polícia pode identificar o criminoso.
Quem tiver informações pode ligar para o disque denúncia: 181. O anonimato é garantido.
Fonte; Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo