A jornalista e apresentadora Débora Santilli gravou, nesta terça-feira (1º), o Cartão de Visita com o presidente da AJUFESP — Associação de Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul e também vice-presidente da AJUFE — Associação dos Juízes Federais, Fernando Marcelo Mendes.
Fundada em 1996, a AJUFESP, uma das cinco associações criadas e espalhadas por cinco regiões do Brasil, originou-se devido à regionalização da Justiça Federal, possibilitando aos tribunais ter uma estrutura própria para que pudessem atender suas particularidades, considerando o crescimento que ocorre de forma distinta por questões culturais acarretando algumas demandas específicas da região.
Empossado em junho de 2015, o juiz federal tem entre os objetivos, a valorização da carreira do magistrado, esta que hoje possui mais de 140 cargos vagos na justiça federal na 3ª região, onde são criadas varas e funções que não são preenchidas em concursos públicos devido à falta de capacitação adequada.
O juiz falou sobre a alteração do Supremo Tribunal Federal mediante a possibilidade de execução da pena se dar a partir do segundo grau de jurisdição. Segundo Mendes, o STF retomou um entendimento que já era assentado na corte em 2009 - o réu condenado por um juiz de primeiro grau que tivesse essa condenação confirmada por um órgão colegiado teria a sentença penal executada, pois os recursos interpostos, tanto pelo Superior Tribunal de Justiça como pelo STF, não tem o chamado efeito suspensivo.
Zacarias Pagnanelli acompanhou a gravação.