O espetáculo Memórias (Não) Inventadas é resultado da investigação dos atores Fernanda Viacava, Lara Hassum e Mateus Monteiro e da direção de André Garolli sobre a obra de Tennessee Williams, estreia no dia 29 de fevereiro no Viga Espaço Cênico.
Tendo como fio condutor a peça curta Lembranças de Bertha, o texto foi expandido ao assimilar fragmentos de contos e de outras peças do autor, que ora aprofundam a vida das personagens e ora revelam o ponto de vista dos atores narradores sobre a peça.
Mostrar a realidade não é a função do teatro na perspectiva artaudiana, pois a realidade cotidiana e direta não se expõe nos palcos. Tennessee Williams apresenta um teatro consoante com esta teoria, pois a exposição de suas personagens e ambiente não constitui uma mimese da realidade, mas, uma problematização da mesma por meio da observação e trabalho de elaboração do autor. A pesquisa dramatúrgica realizada pelo grupo se apoia na memória como mote para retratar as contradições e angústias dos personagens, propondo uma resposta artística singular à obra de um dos mais importantes dramaturgos do século XX.
No pequeno quarto de um bordel decadente, Bertha enfrenta um dia decisivo: por conta de sua saúde debilitada ela não pode mais atender seus clientes e se vê obrigada a desocupar o lugar. Entre memórias e alucinações, vem à tona sua tentativa fracassada de se apegar a falsas esperanças num caminho que parece sem volta.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Fernanda Viacava, Lara Hassum e Mateus Monteiro, inspirado na obra de Tennessee Williams.
Direção: André Garolli
Elenco: Fernanda Viacava, Lara Hassum e Mateus Monteiro
Produção: Fabio Camara
Preparação corporal: Vann Porath
Cenário: Kléber Montanheiro
Iluminação: Rodrigo Oliveira
Assessoria de Imprensa: Fabio Camara
SERVIÇO:
LOCAL: Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1323 – Sumaré), Sala Piscina, 40 lugares.
DATA: 29/02 até 26/04 (Segunda e Terça 21h).
INFORMAÇÕES: 3801 1843
INGRESSOS: R$ 30,00
DURAÇÃO: 60 min
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos