Pela primeira vez no circuito paulistano de blocos de rua, o grupo desfila com sua mais recente bateria, formada apenas por músicos da cidade, no próximo dia 31, domingo, ao lado do Parque do Ibirapuera, entre as 11h e as 14h, e toca hits da cena paulista como Trem das Onze, Nós Vamos Invadir a Sua Praia, Erva Venenosa e RAP DU BOM.
São Paulo, janeiro de 2015 - O Monobloco, grupo carioca que existe há 15 anos e se consagrou por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, faz parte oficialmente, pela primeira vez, do circuito dos blocos de carnaval de rua de São Paulo neste ano, e tem como bloco-irmão o “Amigos da Vila Mariana”, um dos mais tradicionais da cidade. O desfile acontece no dia 31 de janeiro, domingo, na rua Pedro Álvares Cabral (ao lado do Parque do Ibirapuera, entre o Monumento das Bandeiras e o Obelisco), das 11h às 14h, com concentração a partir das 10h.
A bateria que desfila é totalmente formada por batuqueiros paulistanos. Isso é possível graças à Academia Monobloco, oficina de percussão criada em 2000 no rio e que teve sua estreia esse ano em São Paulo. Na Academia, o Monobloco aproxima leigos à música, e lhes oferece a oportunidade de tocar durante o carnaval. Eles se apresentam com direção dos seus mestres e integrantes-fundadores: Pedro Luís, Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva e C.A Ferrari. “Participar do carnaval de São Paulo é a realização de um desejo de muitos anos, não apenas meu, mas de todo o grupo. Nós planejamos isso há pelo menos cinco anos”, diz Celso Alvim.
Outro destaque da apresentação é o foco na sustentabilidade. O trio será movido a biocombustível, e o Monobloco promoverá o replantio de árvores para compensação ambiental. “Existimos para oferecer a um número cada vez maior de pessoas uma experiência transformadora em que o indivíduo e o coletivo se encontram, se misturam e se amplificam sob diversos aspectos, seja por meio da festividade do carnaval, social ou ambiental”, complementa Celso.
O trajeto, que homenageia a cidade de São Paulo na primeira incursão da trupe carioca por aqui, inclui o Monumento das Bandeiras, de onde sairá o trio, passa ao lado do Parque do Ibirapuera - a maior área verde do centro urbano da metrópole – e vai até o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, ponto final do desfile. Já no setlist encontram-se hits variados do carnaval brasileiro, além de alguns sucessos tradicionais da música paulista, como Titãs, Ultraje a Rigor, Rita Lee, Demônios da Garoa, Rappin Hood e Criolo.
Também é atração durante a concentração de aquecimento e no encerramento da festa o DJ Tutu Moraes, da festa Santa Forte, que tocará aos foliões seus sets que misturam pontos de umbanda e candomblé com ritmos como carimbó, frevo, maxixe, gafieira, o movimento tropicalista e até marchinhas de carnaval.
Após o desfile, por volta das 15h, será a vez do “Amigos da Vila Mariana”, bloco-irmão do Monobloco em São Paulo, que o acolheu na cidade e tem como intuito enaltecer o samba paulistano e unir moradores e amigos da região. A saída dos Amigos da Vila Mariana é na Rua Pelotas, no próprio bairro da Vila Mariana.
Desfile Monobloco
Domingo, 31 de janeiro, das 11h às 14h, com concentração a partir das 10h.
Endereço da saída: Rua Pedro Álvares Cabral – São Paulo.
Abertura e encerramento: DJ Tutu Moraes (Santo Forte).
Gratuito.
Trajeto:
Monumento das Bandeiras
Passagem ao lado do Parque do Ibirapuera
Obeslico Mausoléu aos Heróis de 32 (Obelisco do Ibirapuera)
MONOBLOCO
O Monobloco foi formado em 2000 por Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva, C.A Ferrari e Pedro Luís, todos da banda Pedro Luís e a Parede. A banda foi responsável pelo ressurgimento e revitalização do carnaval de rua no Rio de Janeiro, e remixando as tradições do samba, criou uma nova estética musical.
A constante criação e mudança musical, sempre com qualidade aliada ao perfil agregador de pessoas numa atmosfera eufórica, vem elegendo o Monobloco como uma das principais bandas do Carnaval do Rio de Janeiro. Em 2006, levaram 50 mil pessoas para as ruas do Leblon. Em 2009 foram 200 mil nas ruas de Copacabana e em 2011 chegaram ao centro, com um milhão de pessoas.
O crescimento da banda originou a criação da Plataforma Monobloco, que inclui e organiza as diversas ações desenvolvidas ao decorrer de todo ano. São elas: academias de música, desfiles, shows, colaboração com outros artistas, conteúdos audiovisuais, ativações digitais e licenciamento.