Colunistas - André Garcia

Avaliação Citroën AirCross

28 de Janeiro de 2016

 

Texto: André Garcia // Fotos: André Garcia e Alides Rasabone Garcia

Espaçoso, confortável, tecnológico com interessante custoXbenefício

 

Recentemente conversando com amigos em um passeio de moto, discutíamos o que é caro ou o que é barato.

O papo começou dado aos valores exorbitantes das motocicletas oferecidas no Brasil e acabou nos automóveis e na minha opinião, tudo é uma questão do que o veículo pode oferecer e sua proposta. Se o caboclo só pode ter uma moto, para o dia a dia e viajar, torna-se caro uma Ducati Scrambler a R$ 38.000,00 se comparada a uma Triumph Tiger Sport no mesmo valor que é polivalente, vai lhe servir no dia a dia ou até uma viagem as belas praias do Uruguai.

E nos automóveis?

É a mesma coisa e confesso que o mercado está muito “louco” e uso esse termo, porque é inaceitável um SUV pequeno custar o preço de um sedã grande, quando ambos têm a mesma proposta, com muito mais a oferecer pelo sedã para fazer a mesma coisa, qual seja: uso urbano e rodoviário com a família ou sozinho com muito mais espaço, tecnologia, segurança,..., passando longe do caminho para sítio que foi convidado para um churrasco.

SUV que não encara terra, cuja proposta seja igual a de sedã, com preço de Nissan Altima, Ford Fusion, ..., desculpa a sinceridade, mas, ou não entende nada de carro ou o dinheiro vem muito fácil.

Mas afinal, para onde vai todo esse papo?

Não quero que você leia mais uma avaliação de automóvel, mas pense nos prós e contras do produto que vou falar e seja um consumidor mais crítico, que valorize seu dinheiro e diretamente influa nas ações dos fabricantes: nossos automóveis e motocicletas são os mais caros do planeta. Então, exija, seja inteligente, valorize sua grana.

Aí você é convidado a avaliar um automóvel, que tem como vocação a aventura, algo que convivo diariamente com as motos, tem como principal característica a utilização familiar, urbano, para viagens on e off road(leve).

A Citroën acaba de lançar o novo AIRCROSS, modelo com vocação aventureira, prometendo e, já lhe adianto, cumprindo mais tecnologia, conforto (espaço interno), estilo e economia.

Não vou aqui ficar no blá...blá...blá discorrendo todos os detalhes do modelo, como design, interior, opções de modelo, motorização, etc....

Vamos direto ao ponto: minha experiência com o AIRCROSS modelo Feel, com motor 1.6 ou como denominam 120VTi Flex Star com câmbio manual, tendo como opcional a câmera de ré com sensor.

Ao assumir o volante, o que mais chamou atenção foi a visibilidade com para-brisa abundante e as colunas “A´s” vazadas fazendo parte do para-brisa dianteiro, parece sem importância, mas essa visibilidade dá um ângulo visual tamanha, que permite, por exemplo, não atropelar um pedestre.

Outro ponto que chamou atenção, foi, o quanto você fica elevado, podendo ainda posicionar o banco mais elevado.

Regulado o banco, o volante (em altura e profundidade), os bons retrovisores (elétricos), dei partida e, por um momento pensei ser um carro elétrico, mas do motor falo daqui a pouco, sai e notei o quanto a direção elétrica é excelente. Aqui cabe um parêntese: a direção 100% elétrica foi incorporada ao modelo, segundo a Citroën, para permitir conforto na condução diária. Seu processamento com função Parking permite a diminuição de esforço em manobras de estacionamento, como foi o que evidenciei de pronto ao iniciar a saída, e a diminuição gradativa da assistência em altas velocidades, ela vai ficando “pesada” na medida certa e exata, isso também foi notado mesmo nos irrisórios 50km/h na Marginal Pinheiros quando sai da Citroën e depois mais evidenciado na viagem à velocidade de 120km/h na rodovia. A direção é muito precisa e o toque ao volante é agradável e de boa empunhadura.

Além dessa excelente visibilidade, é honesto exemplificar com adjetivos, no habitáculo o motorista sozinho e depois com toda família nota o quanto o AIRCROSS é espaçoso e confortável, aliás, a nota de espaço e conforto foi unânime da família (eu, esposa, 3 filhos com 19, 14 e 13 anos) durante a viagem para o interior oeste de São Paulo de cerca de 420km. O conforto pela amplo habitáculo é propiciado pelos bancos que acomodam e seguram bem o corpo, com costura e tecido de qualidade, agradável ao toque e com homenagem a praia de Ipanema, já que o desenho remete ao calçadão. Foram quase 5 horas de viagem e ninguém fez qualquer menção a “bunda quadrada” ou dores lombares. Antes que perguntem, sim, o porta-malas deu conta do recado com sobras e o sistema de abertura é fácil, descomplicada, acredito que, realmente, dificulte bastante um meliante levar o estepe.

Viajar com adolescentes sem um sistema que conecte ao smartphone ou IPod, certamente, tornará a viagem no mínimo tensa, pois bem: no modelo avaliado, no painel há uma tela central tátil de 7 polegadas com recursos de consumo instantâneo, odômetros parciais, calendário, calculadora, alguns itens de regulagem do carro como deixar ou não a luz diurna de led ligado e, graças a Deus, conectividade por Bluetooth, USB, rádio. O sistema oferece recursos MirrorScreen - duplicação da tela do Smartphone na tela central multimídia para Android e IOS, há ainda, uma gama de informações que vale visitar o site da Citroën, todavia, considerando que a viagem transcorreu sem tensões, o sistema passou pelo mais rígido crivo de avaliação. O que mais utilizei quando sozinho, foi ouvir rádio e por Bluetooth usar o celular quando tocava. Útil, pois você não tira os olhos da via pública e continua com as duas mãos ao volante. O sistema GPS ou de navegação é opcional e pela descrição no site da Citroën eu pagaria para tê-lo.

Na mesma tela está a câmera de ré, acionada assim que a ré é engatada, muito útil por sinal com sensor sonoro de aproximação de eventual obstáculo.

No painel para o motorista, conta com conta-giros, velocímetro, indicador de marcha com objetivo de diminuir o consumo de combustível e odômetros parcial e total que não utilizei, todo controle ficou na tela central.

O AIRCROSS avaliado tem o motor 1.6 chamado 120VTi Flex Start (não tem mais o tanquinho de gasolina) com câmbio manual, com 122cv de potência a 5800RPM e um torque de 161Nm, cerca de 16,41Kgfm, a 4000 RPM com etanol, segundo o fabricante com disponibilidade de 80% do torque já a 1500 RPM, podia aqui elencar mais uma série de informações do motor com gerenciamento eletrônico, abertura de válvula, pistão, bomba de óleo etc...mas o negócio é o seguinte: câmbio macio e bem escalonado, embreagem leve e macia,  acelerador idem, faz sair rápido e evita “troca-troca” de mudança de marcha. É possível transpor uma lombada a 40km/h em 3ª marcha e sair com força sem a necessidade de reduzir para 2ª ou 1ª.

Segundo minha esposa, saindo do trabalho, na garagem ela já engatava a 2ª e não necessitava reduzir para 1ª para vencer a íngreme rampa do estacionamento. Parece tolice, mas dá uma ideia da força desse motor.

Se em baixa velocidade ele tem força de sobra, em velocidade tem bom desempenho, boa potência, não senti falta de nada a mais, com o carro carregado e com 5 ocupantes, mesmo nas ultrapassagens.

Consumo? O Citroën AIRCROSS recebeu nota “A” de consumo do INMETRO.

O tempo todo com ar-condicionado ligado fez 6,5Km/l comigo e 7,0 km/l, com minha esposa, na cidade e 11,5Km/l na rodovia com etanol com este que vos escreve no volante. Quando entrou na reserva, enchi o tanque de gasolina e o consumo na rodovia melhorou para 13 km/l, dado o preço do etanol, compensa o combustível verde. Vale lembrar que o consumo de 13km/l melhoraria com um segundo tanque de gasolina e se nosso combustível tivesse menos etanol.

Outro item que me chamou bastante atenção e de minha esposa, foi o ajuste da suspensão: que o pessoal da Citroën não leia, mas confesso que fiz de tudo para raspar a frente do AIRCROSS nas lombadas, valas de saídas de garagem, valas da estrada de terra indo para o sítio...enfim...não consegui e afirmo que a regulagem do amortecimento está no ponto, firme e confortável, aliado ao novo pneu Pirelli Scorpion ATR, instalados em belíssimas rodas escurecidas em cinza, na medida 205/60 R16. Aqui vale nota: o pneu, realmente, é silencioso, no asfalto não fica assoviando como o anterior, vai muito bem na terra, percorri cerca de 40 km em estrada precária e foi muito bem na chuva torrencial que enfrentei na rodovia.

Outro item que não podia passar batido é a iluminação diurna por “led” que realmente destaca no trânsito e a iluminação para uso noturno. A foto fala por si.

Excelente iluminação para dirigir à noite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No geral o AIRCROSS agradou bastante, espaçoso, ergonômico, confortável, econômico, silencioso...atende muito bem na cidade, na rodovia e em uma estrada de terra.

Aí vem a questão do preço e o que o carro lhe proporciona. O AIRCROSS começa em R$ 49.990,00, com itens que sinceramente não vejo em outros modelos, e vai até R$ 70 mil de acordo com os opcionais; o carro avaliado custa na faixa de R$ 60mil reais e dou a mão à palmatória de que oferece um bom custo X benefício.

O que você compra com esse mesmo valor e que lhe retribua com segurança, conforto e tecnologia?

Desculpa a franqueza, mas não dá nem para comparar com modelos como Fox, HB20 e Idea, são bem inferiores em espaço, itens de série, conforto e acerto de suspensão. Agende um test-drive, respire fundo, relaxe, sinta se tudo está a mão, ajuste volante em altura e profundidade (tem modelo concorrente que não proporciona tal ajuste da direção), retrovisores elétricos (dependendo do modelo concorrente o ajuste é na raça), banco e exija uma rua de péssimo pavimento e conclua. Ah! Se for com crianças no banco de trás, cuidado que tem modelo concorrente que não é possível travar os vidros, já que a abertura se dá por manivela em pleno século XXI.  Acima de R$ 70 mil reais você tem outras opções, não vou falar se melhor ou pior, mas a diferença de preço...hummmm...eu não pago, salvo se fosse por um verdadeiro fora de estrada com suspensão traseira multilink, motor diesel ou a gasolina boxer..., mas aí, estamos falando de desembolsar quase dois AIRCROSS.

Literalmente entrou na lista de aquisições e o melhor, o AIRCROSS conseguiu persuadir minha esposa a desistir de um SUV japonês, já que faz questão de se sentir alta, com a mesmíssima proposta de sedã, que custa de R$ 20 a R$ 30 mil a mais e cuja manutenção na ponta do lápis sai quase o triplo, quando comparado com o AirCross. Todavia, com câmbio automático, depois de testado e sem o estepe pendurado (ao menos é o que quero, mas não mando em casa), o único detalhe chato que depois de muito abre e fecha, incomoda o silêncio do habitáculo em ruas onduladas e esburacadas. Por Facebook conversei com duas felizes proprietárias do AIRCROSS (modelo antigo), que já tiveram outros modelos de outras marcas com o estepe pendurado, afirmaram que todos fazem um “barulhinho” e que só trocariam seus, respectivos, AIRCROSS por outro mais novo ou 0km. Detalhe: com o estepe pendurado... ah mulheres!!!

Se o seu uso é urbano, viagens e vez ou outra um fora de estrada leve, gosta do estilo aventura, o AIRCROSS vai lhe servir muito bem e o melhor, sem arrancar seu fígado ou seus rins na hora da revisão, vide tabela: http://www.citroen.com.br/servicos/revisao.html

 

Mais fotos: https://goo.gl/photos/NjBNNZHf8s2wJfNE9

 

Preços e versões

Aircross Start 1,5 (R$ 49.990)

Direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros travas e retrovisores elétricos, banco traseiro bipartido. Opcional: rádio com conexão Bluetooth.

 

Aircross Live 1,5 (R$ 53.990)

Acrescenta barras longitudinais no teto, rodas de liga leve, luzes diurnas de LED, rádio com conexão Bluetooth. Opcionais: Central multimídia e motor 1,6 com câmbio automático.

 

Aircross Feel 1,6 manual (R$ 58.990)

Estepe na traseira com roda de aço de 16 polegadas, faróis de neblina, alarme, comando satélite para o rádio. Opcional: central multimídia com detector de obstáculos traseiro.

 

Aircross Feel 1,6 automática (R$ 63.290)

Os mesmos equipamentos da Feel manual

 

Aircross Shine 1,6 automática (R$ 69.290)

Ar-condicionado automático, volante revestido em couro, bancos forrados em tecido e couro, câmera de ré, controlador automático de velocidade, faróis com acionamento automático, sensor de chuva. Opcional: navegador GPS na central multimídia.

 

 

 

FICHA TÉCNICA DO NOVO CITROËN AIRCROSS 1,6 FEEL MANUAL

MOTOR

Quatro cilindros em linha transversal, injeção eletrônica seqüencial

Potência máxima: 122 cv (A) a 5.800 rpm

Torque máximo: 16,41 m·kgf (A) a 4.000 rpm

Combustível: gasolina/etanol         

SISTEMA ELÉTRICO

Tensão/alternador              12 volts/55 ampères

TRANSMISSÃO

Tipo: Transeixo dianteiro manual de cinco marchas + ré, tração dianteira

Relações das marchas     1ª 3,636:1; 2ª 1,950:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,975:1; 5ª 0,767:1ré 3,583:1

Relação do diferencial      4,692:1

SUSPENSÃO

Dianteira: Independente, McPherson, braço triangular transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora

Traseira: Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora

DIREÇÃO

Tipo: Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade

Diâmetro do volante de direção     375 mm

FREIOS

Dianteiros             Disco ventilado de Ø 266 mm

Traseiros              Tambor de 229 Ø mm

Operação             Servo assistência a vácuo, ABS e EBD

RODAS E PNEUS

Rodas    Alumínio, 6J x 16

Pneus    205/60R16H

DIMENSÕES

Comprimento:  4.097 mm

Largura: 1.708 mm

Altura: 1.694 mm

Entreeixos: 2.542 mm

CAPACIDADES E PESO

Compartimento de bagagem          403 litros (1.500 litros com banco traseiro rebatido)

Tanque de combustível    55 litros

Peso em ordem de marcha             1.297 kg

Carga útil              400 kg  

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 Intervalo de revisões/troca de óleo               1 ano ou 10.000 km

Garantia: Três anos

 

André Garcia é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio ABRACICLO de Jornalismo em 2008 – Destaque em Internet e 2013 – Vencedor na categoria Revista com matérias de segurança viária e homenageado na Câmara Municipal de São Paulo pelo Dia Internacional do Motociclista em agosto de 2013 com o Troféu “Marco da Paz” por sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo.andregarcia@motosafe.com.br

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