Regente convidado Diego Pellegrini e o Regente titular da Camerata Erudita Miguel Forte
A Camerata Erudita e seu Coral, fazem concerto especial no dia 22 de dezembro de 2015 às 20h no Teatro Décio de Almeida Prado, no CEU Aricanduva (Rua Olga Fadel Abarca, s/n - Jardim Santa Terezinha, SP), grátis.
No repertório, Edmundo Villani-Côrtes - Cinco Miniaturas Brasileiras, Arcangelo Corelli - Concerto Grosso in G Minor, Op. 6, nº 8 “fatto per la notte di natale”, George Frideric Handel – Messiah (HWV 56) Oratório (Overture, And the glory of the Lord e For unto us a child is born e George Frideric Handel – Judas Maccabaeus (HWV 63) Oratório (See the conquering hero comes, March, Sing unto God, Rejoice, O Judah e Hallelujah, Amen).
Repertório
Edmundo Villani-Côrtes – Cinco Miniaturas Brasileiras
As Cinco Miniaturas Brasileiras foram compostas originalmente para orquestra de cordas e depois de seu imenso sucesso recebeu versões do próprio autor para outros instrumentos e uma orquestração para orquestra clássica. A primeira miniatura é um prelúdio que lembra uma moda cantada acompanhada ao violão, representado pelo pizzicato das cordas. Segue-se a toada, uma canção que parece ambientada no interior do Brasil, com uma bela melodia que pode nos remeter a um belo pôr do sol. O choro, na melhor tradição dessa forma popular, mostra uma melodia alegre e com um movimento característico. A canção de ninar é uma das mais belas criações de Villani-Côrtes, com um belo solo de violino, podemos imaginar um bebê dormindo tranquilamente, sob o som dessa canção. O compositor termina o ciclo com um gostoso e alegre baião.
Arcangelo Corelli – Concerto Grosso in G Minor, Op. 6, nº 8 “fatto per la notte di natale”
O concerto grosso em sol menor, Op. 6, nº 8 de Arcangelo Corelli, conhecido comumente como “Concerto de Natal”, foi encomendado pelo cardeal Pietro Ottoboni e publicado postumamente em 1714 como parte dos doze concertos grossos, Op. 6, de Arcangelo Corelli. O concerto traz a inscrição “fatto per la notte di natale” (feito para a noite de natal). Sua data de composição é incerta, mas há registros de Corelli tê-lo realizado no natal de 1690. Foi estruturado para um conjunto constituído de dois violinos e um violoncelo concertinos (solos), cordas e baixo contínuo, ripienos (tuttis).
George Frideric Handel – Messiah (HWV 56) Oratório
Em 1741, Handel recebeu um convite do Lord Lieutenant da Irlanda para ajudar a angariar dinheiro para três instituições de caridade de Dublin através de apresentações musicais. Embora doente nessa época, Handel estava determinado a compor um novo oratório sacro para a ocasião, pedindo a Charles Jennens (libretista de Saul e Israel in Egypt) um tema apropriado. Jennens respondeu com uma criteriosa recolha de versículos e escrituras do Velho e Novo Testamentos arranjados num "argumento" em três partes (como ele o descreveu). O resultado foi o mais conhecido e amado oratório de Handel. A obra foi estreada em Dublin, no período da Páscoa de 1742.
George Frideric Handel – Judas Maccabaeus (HWV 63) Oratório
Composto em 1746 por Handel e baseado em um libreto escrito por Thomas Morelli o oratório Judas Maccabeus foi concebido como um elogio ao vitorioso príncipe William Augustus, duque de Cumberland em seu retorno da Batalha de Culloden (16 de abril de 1746). O libreto de Morelli é baseado no livro deuterocanonical ou apócrifos 1 Macabeus (2-8), com motivos adicionados a partir do Antiquitates Judaicae por Flavius ??Josephus. Os eventos descritos no oratório são do período 170-160 aC, quando a Judéia foi governada pelo Império Selêucida que se comprometeu a destruir a religião judaica. Sendo ordenados a adorar Zeus, muitos judeus obedeciam, sob a ameaça de perseguição, no entanto, alguns não. A música de Handel retrata as mudanças de humor do povo judeu como suas fortunas, abatimentos e júbilo.
Camerata Erudita
A Camerata Erudita, orquestra de câmara fundada em 2011 por seu regente titular, Miguel Forte, busca desde então o seu espaço no cenário musical brasileiro. Ao longo do tempo vem realizando diversos concertos, executando e divulgando a chamada “música de câmara”, escrita para pequenas formações e pequenos espaços. Composta por músicos profissionais e jovens músicos, prima pelo critério na escolha de seu repertório e também pela busca da excelência na execução dos mesmos, valendo-se sempre de grandes nomes da música nacional para compor suas formações, buscando assim formar sua própria identidade.
Regente convidado – Diego Pellegrini
Iniciou seus estudos de regência em 1997 com o professor Walter Novaes. Em 1998 ingressou na ULM – Universidade Livre de Música sob a orientação do Maestro Marco Júlio Sergi. Em 2000 obteve aulas regulares de regência coral e prática orquestral com o Maestro Jésus Figueiredo. Em 2001 estudou percussão erudita com Eliana Sulpicio e em 2010 participou do curso de extensão em regência orquestral na Faculdade Integral Cantareira, ministrado pelo Maestro Sérgio Schnee.
Regente titular - Miguel Forte
Iniciou seus estudos de regência com o professor Walter Novaes e desde então tem aprimorado seus conhecimentos com diversos maestros como: Jorge Sarmientos Filho, Jorge Sarmientos, João Wilson Faustini, Mara Campos, Paulo Maron, Sérgio Igor Schnee e Isaac Karabtchevsky entre outros. Como violoncelista esteve sob a orientação de Ivana Dudnik, Heloisa Meirelles e Ricardo Fukuda. Atuou como violoncelista pela Cia. Paulista de Música, NUO – Núcleo Universitário de Ópera, tendo sido chefe de naipe até 2013 e pela Orquestra Sinfônica Jovem Edmundo Villani-Côrtes. Há dois anos participa do LIRO - Laboratório Internacional de Regência Orquestral ministrado pela Maestrina Andréa Huguenin Botelho, tendo sido escolhido no primeiro ano como destaque do curso. Atualmente está no penúltimo semestre do Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Integral Cantareira e além de Regente Titular da Camerata Erudita, atua ainda como Regente Assistente da Orquestra Sinfônica Jovem Edmundo Villani-Côrtes.
Ficha Técnica - Orquestra
Regente Titular
Miguel Forte
Regente Convidado
Diego Pellegrini
Violinos I
Flávio Geraldini (spalla)
Leonardo Oliveira
Allan Dantas
Morrison Custódio
Violinos II
Andréa Campos (concertino)
Cleiton Moraes
Gabriel Curalov
Cristiano Scaglioni
Violas
Willian Rodrigues
Igor Gustavo
Johnny Roger
Violoncelos
Moisés Sales
Giovanni Sartori
Contrabaixo
Webster Silas
Trompas
Daniel Filho
Marcos Robson
Órgão
Fábio Oliveira
Ficha Técnica - Coro
Sopranos
Cibele Magosso
Juliane Marques
Laryssa Alvarazi
Mariana Ferrari
Rosana Marrach
Contraltos
Fabiana Sampaio
Gesiquelle Novaes
Karina Malagrana
Tenores
Fernando Sampaio
Giuliano Ferrari
Baixos
Alexandre Garcia
Daniel Torres
Gabriel Fortunato
Israel Mascarenhas
Serviço
Data: 22 de dezembro de 2015 às 20h
CEU Aricanduva
Teatro Décio de Almeida Prado
Endereço: Rua Olga Fadel Abarca, s/n - Jardim Santa Terezinha (Zona Leste) -
Duração: 60 min/ Recomendação: Livre/ Capacidade: 450 lugares
Telefone: (11) 2723 7549 ou (11) 2723 7557.
Entrada franca – retirar os ingressos com meia hora de antecedência