Evento, que pretende mostrar um pouco da arte do sul do país, reúne cinema, música e literatura gaúchas. Também será exibido o documentário Filme Sobre Um Bom Fim, que retrata o movimento jovem em Porto Alegre nos anos 80
O cantor e compositor gaúcho JULIO RENY faz show nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, no Teatro Cemitério de Automóveis, em noite que reúne cinema, música e literatura gaúchas. Show faz parte do evento que pretende mostrar um pouco da arte do sul do país e conta também com o lançamento da biografia Julio Reny – Histórias de Amor & Morte, de Cristiano Bastos, além da exibição do documentário Filme Sobre Um Bom Fim, que abre a noite.
Dirigido por Boca Migotto, o documentário Filme Sobre Um Bom Fim, retrata o movimento jovem em Porto Alegre nos anos 80. Em sintonia com a efervescência cultural de outras capitais brasileiras, no bairro Bom Fim surgiu o rock gaúcho, o cinema urbano e as experimentações na televisão e nas artes dramáticas, que fez do bairro o epicentro de uma transformação de comportamento que ajudou a influenciar as gerações seguintes em todo o país.
Logo após, JULIO RENY, grande nome do rock no sul do país, ocupa o palco para um show muito especial onde canta suas canções que marcaram uma geração, e conta as histórias de sua vida. Acompanhado pelo jornalistaCristiano Bastos, autor de sua biografia Julio Reny – Histórias de Amor & Morte, o cantor apresenta um show-entrevista, onde conta também as histórias que não estão no livro e lança oficialmente a obra.
Escrito por Cristiano a partir de sessões de entrevistas com o músico, Julio Reny – Histórias de Amor & Mortenarra em primeira pessoa a vida cantor. Com uma prosa fluida, como uma conversa entre amigos, o livro mantém o tom confessional do início ao fim. Estão lá desde as primeiras frustrações da adolescência, quando a miopia impediu Reny de seguir o sonho de ser goleiro profissional, até episódios de esquizofrenia, alcoolismo e drogas.
Considerado um precursor do rock gaúcho, Julio Reny vem marcando a cena sulista com sua poesia e estilo particular de composição, desde o clássico underground Último Verão, de 1983 e clássicos do rock gaúcho comoNão Chores, Lola. Julio Reny - Histórias de Amor & Morte é um dos livros indicados ao 22º Prêmio Açorianos de Literatura, oferecido pela Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Além da biografia de Julio Reny, que estará disponível para aquisição e autógrafos com o autor e biografado, nesta noite será também lançado o DVD do documentário Filme Sobre um Bom Fim, que levou quase quatro mil expectadores aos cinemas, nas já 13 semanas em cartaz. Com tiragem inicial de 1000 unidades, o disco chega às lojas especializadas recheado de extras que ampliarão ainda mais a imersão na efervescência sociocultural do bairro.
Para Roteiro
Dia 4/12, sexta-feira, às 19h30 – Exibição documentário Filme Sobre Um Bom Fim – Direção: Boca Migotto. Duração: 60 minutos. Classificação: 14 anos.
Às 21h – Show acústico com o cantor/instrumentista JULIO RENY e lançamento da biografia Julio Reny - Histórias de Amor & Morte, de Cristiano Bastos – Duração: 1h30 minutos. Classificação: 14 anos.
Ingressos no local: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Ingressos antecipados com desconto: https://www.sympla.com.br/julio-reny--filme-sobre-um-bom-fim-em-sp-teatro-cemiterio-de-automoveis__49476
TEATRO CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS – Rua Frei Caneca, 384 – Consolação. Telefone: 2371-5743.Capacidade 35 lugares. Bilheteria funciona de sexta a domingo, uma hora antes do início do espetáculo. Acesso para deficientes. Ar condicionado. BAR. Aceita cartões Visa, Master e Cielo, débito e crédito. Informações sobre o espaço e atividades: site www.cemiteriodeautomoveis.com.br
(Amália Pereira – Novembro/2015)