Cultura - Educação

Livro sobre o Largo da Misericórdia mostra o Rio desde a fundação em 1565

30 de Novembro de 2015

No dia 3 de dezembro, quinta feira, será lançado o livro “Rio de Janeiro: 450 anos - A fundação da cidade e seus marcos históricos - Largo da Misericórdia 1565-2015” (Andrea Jakobsson Estúdio Editorial), do urbanista Jacques Sillos, no Palácio do Catete - no  Museu da República. A obra, que se debruça sobre a região onde foi de fato fundado o Rio de Janeiro, revela as as mudanças que o Largo - e a cidade - vem passando até os dias e hoje. O livro compõe o projeto que iniciou com a exposição “Rio de Janeiro 450, a fundação da cidade e seus marcos históricos” que continua em exposição Museu Histórico Nacional até o dia 6 de janeiro de 2016.  O patrocínio é do "Ministério da Cultura, da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da secretaria municipal de cultura e da Hopevig".

 

Embora muitos chorem o desmonte do Morro do Castelo, a Misericórdia é sua contemporânea e lá está um patrimônio histórico que precisa ser valorizado e preservado. Destaca-se a própria Ladeira da Misericórdia, a primeira via pública da cidade, calçada em 1567 com o mesmo piso pé-de-moleque que está lá até hoje.

 

Sobre o autor:

Jacques Sillos, arquiteto (FAUBC, 1979), Mestre em Urbanismo (PROURB, 2000) e Doutor em Urbanismo (PROURB, 2006), atuou na área de consultoria em análise e desenvolvimento de projetos urbanos, com trabalhos para órgãos públicos como Ministério de Educação e Cultura, Ministério do Interior, Ministério da Ação Social, Prefeitura Municipal de Natal (RN), Prefeitura Municipal de Palmas (TO), Prefeitura Municipal de Manaus (AM) e Universidade Federal de Juiz de Fora. Entre 1985 e 1989, foi Secretário Municipal de Obras do Município de Paraty – RJ. É autor de diversos projetos de residências, hotéis, e pousadas, além de construções públicas como a Creche Municipal de Angra dos Reis, e a Sub-Prefeitura de Paraty. Destaca-se pelo “II Prêmio Brasileiro: Política e Planejamento Urbano e Regional', da ANPUR - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (2001), na categoria melhor Dissertação de Mestrado, com o trabalho Largo da Misericórdia: fragmentos da memória urbana em uma paisagem residual. Já lecionou as disciplinas de Composição de Arquitetura, Planejamento de Arquitetura III, Expressão Gráfica III, Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e Urbanismo e Desenho de Arquitetura. Desde de 2010, ocupa a Chefia do Departamento de Análise e Representação da Forma e, atualmente, é pesquisador do PROURB/FAU/UFRJ.

 

Sobre a exposição:

Um vídeo e um aplicativo em 3D que reconstituem o Rio de Janeiro no ano de sua fundação, em 1565, são a grande atração do módulo “Rio de Janeiro 450, a fundação da cidade e seus marcos históricos” em exposição Museu Histórico Nacional.  Estão em exibição no museu até o dia 6 de janeiro. Além disso, são mostrados os documentos que chegaram até os dias de hoje e que permitiram reconstituir a paisagem. A produção é da Andrea Jakobsson Estúdio Editorial, a curadoria de Paulo Bastos e o patrocínio da da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Hope, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - ISS.

 

Assista a um trecho do vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=WAylzcgmmPI

Serviço

Lançamento do livro Rio de Janeiro 450 anos: a fundação da cidade e seus marcos históricos – Largo da Misericórdia (Andrea Jakobsson Estúdio Editorial), de Jacques Sillos

Local: Palácio do Catete

Data: 03 de dezembro de 2015 - quinta-feira

Horário: 19:00h

Endereço: Rua do Catete, 153 - Catete, Rio de Janeiro - RJ, 22220-000

Tel: (21) 2127-0324.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo