Dia 06 de dezembro a Orquestra Jovem Tom Jobim apresenta o concerto com os melhores momentos da temporada 2015
Raimundos ( 20 anos de estrada) , Virgínia Rosa, Trovadores Urbanos, Grupo Guaçatom, Amauri Falabella e Maracatu Quiloa - Cortejo Baque Virado completam a programação
O Sesc Itaquera apresenta no mês dezembro uma programação musical gratuita e variada em espaços abertos com concerto, shows e cortejos.
O destaque de abertura é o concerto da Orquestra Jovem Tom Jobim no dia 06 de dezembro, domingo, às 15h, com os regentes convidados Nelson Ayres e Tiago Costa e os solistas Ricardo Herz – violino; Nailor Proveta – clarinete e saxofone e Lívia Nestrovski – voz em programa composto pelos melhores momentos da temporada de 2015.
Outro destaque da programação é o show da banda Raimundos que comemora 20 anos de estrada. No repertório estão 20 "Hits" escolhidos pelos fãs em votação pela internet e algumas músicas do trabalho mais recente, "Cantigas de Garagem".
Confira a programação abaixo:
Concerto
ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM - MELHORES MOMENTOS TEMPORADA 2015 – Dia 06/12, domingo, às 15h
A Orquestra Jovem Tom Jobim foi criada em 2001, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão. A partir da temporada 2015, criou-se um conselho responsável pela direção artística, constituído por Paulo Zuben, Paulo Braga, Tiago Costa e Nelson Ayres, que começou um plano de renovação do projeto.
O principal foco da programação será desenvolver o talento da safra de jovens músicos que integram o grupo, com novos arranjos que estão sendo incorporados ao repertório, além de criar desafios e colocar em primeiro plano, solistas e naipes da Orquestra. Nesse mesmo espírito, estão sendo escolhidos convidados para trabalhar junto aos bolsistas, participando de todo o processo de ensaios, compartilhando seus conhecimentos e experiência.
O Grupo tem como objetivo o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, com especial dedicação à obra de Tom Jobim e à pesquisa e experimentação musical. Sua formação alia as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, adeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), proporcionando-lhe uma enorme versatilidade estética.
A Orquestra se apresenta com frequência com artistas de diferentes estilos da música popular e regentes convidados, entre os quais estão Lutero Rodrigues, Gil Jardim, Elza Soares, Rosa Passos, Mônica Salmaso, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Alaíde Costa, Nelson Ayres, Léa Freire, Arismar do Espírito Santo, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio. A Orquestra Jovem Tom Jobim é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo Estado de São Paulo administrada pela Santa Marcelina Cultura.
Programa
SUÍTE COMPOSTA POR OBRAS DE ANTONIO CARLOS JOBIM
Jobim Lado B
Arr. Tiago Costa
ASTOR PIAZZOLA
Fuga nº 9
Arr. Nelson Ayres
VINÍCIUS DE MORAES
Valsa de Eurídice
Arr. Nelson Ayres
Luciana Campanha Pozatto, flauta
André Fajersztajn de Almeida, clarinete
RICARDO HERZ
Quase caindo
Arr. Tiago Costa
RICARDO HERZ
Cantigas de Ciranda
Arr. Nelson Ayres
RICARDO HERZ
Mourinho
Arr. Nelson Ayres
PIXINGUINHA
Um a Zero
Arr. Nailor Azevedo "Proveta"
GUINGA
Baião de Lacan
Arr. Nailor Azevedo "Proveta"
ANTONIO CARLOS JOBIM
Águas de Março
Arr. Tiago Costa
ANTONIO CARLOS JOBIM / VINICIUS DE MORAES
Modinha
Arr. Tiago Costa
ANTONIO CARLOS JOBIM / CHICO BUARQUE
Pois É
Arr. Nelson Ayres
ANTONIO CARLOS JOBIM
Triste
Arr. Nelson Ayres
MILTON NASCIMENTO, RONALDO BASTOS
Fé Cega, Faca Amolada
Arr. Nelson Ayres
Nelson Ayres regente convidado
Pianista, arranjador e compositor Nelson Ayres iniciou sua carreira na década de 60, dividindo o palco com Taiguara, Toquinho e Chico Buarque. Com uma bolsa de estudos, tornou-se o primeiro aluno brasileiro a cursar o Berklee College of Music. Em 1978, criou o quinteto Pau Brasil e, em 1984, estrelou o espetáculo Prisma com César Camargo Mariano. Conhecido por sua atuação como regente e diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, regeu inúmeras orquestras no Brasil e no exterior, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel. Foi ainda apresentador do programa Jazz & Cia, da TV Cultura e presidente do Júri do Prêmio Visa de Música Brasileira. Em 2004 lançou o CD Perto do Coração e, em 2011, Paixão.
Tiago Costa regente convidado
Pianista, compositor e arranjador vem transitando entre a música instrumental, a canção e a música orquestral. Ganhou destaque como arranjador e teve suas peças gravadas dentro e fora do Brasil com obras registradas pela OSESP e Orquestra Jazz Sinfônica. Trabalhou ao lado de inúmeros artistas de primeira grandeza da música brasileira como Maria Rita, Zizi Possi, Chico Pinheiro, Gilberto Gil, Ivan Lins e Monica Salmaso, tendo já se apresentado nos cinco continentes. Ao lado de Maria Rita participou como pianista e arranjador dos discos ganhadores do Grammy “Segundo” e “Redescobrir”. Em 2014, o show de piano e voz com a cantora foi eleito um dos dez melhores do ano pelo New York Times. Como pianista e compositor faz parte do celebrado Vento em Madeira e tem duo com o grande saxofonista Teco Cardoso.
Lívia Nestrovski canto
Apontada pelas revistas Marie Claire e Vogue como uma das novas vozes da música nacional, e descrita pela Polivox como uma cantora de “presença luminosa, avassaladora”, cuja voz é “uma das maiores realizações da canção brasileira contemporânea”, Lívia Nestrovski lançou os discos DUO (2012), com o guitarrista Fred Ferreira, com quem já excursionou o país e o exterior, e De Nada Mais a Algo Além (2013), aclamado disco em parceria com Arrigo Barnabé e Luiz Tatit contendo canções inéditas dos dois.
Nailor Proveta clarinete e saxofone
Natural de Leme, no interior de São Paulo, o saxofonista, clarinetista e regente é considerado um dos principais músicos do Brasil. Foi convidado para acompanhar os principais artistas do Brasil – Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas, Guinga, Jane Duboc, Joyce, César Camargo Mariano, Maurício Carrilho, Yamandú Costa, entre outros. O musicista também se apresentou com artistas internacionais como, Joe Wiiliams, Anita O’Day, Bobby Short, Benny Carter, Natalie Cole, Ray Conniff , Sadao Watanabe, entre outros. Atua intensamente nos estúdios de gravação como instrumentista e arranjador.
Ricardo Herz violino
Desde que lançou seu mais recente trabalho solo, o Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio com composições próprias e direção musical de Benjamim Taubkin. O violinista Ricardo Herz, acompanhado de Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka (violão 7 cordas), tem se apresentado nos principais teatros e festivais do Brasil e exterior, marcando o público com sua contagiante presença de palco: são solos endiabrados e melodias marcantes que fazem do show uma experiência única na música instrumental brasileira. Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz.
Local: Palco da Orquestra Mágica
Regentes Convidados: Nelson Ayres e Tiago Costa
Solistas: Ricardo Herz – violino; Nailor Proveta – clarinete e saxofone; Lívia Nestrovski - voz
Livre
Grátis
Duração – 90 minutos
06/12. Domingo, às 15h
shows
Trovadores Urbanos - Pra Ver a Banda Passar Cantando Coisas de Amor – Dia 10/12, quinta, às 11h30
Os quatro músicos Maída, Juca Novaes, Eduardo Santhana e Valéria, seresteiros desde a infância, decidiram cantar e encantar as pessoas com serenatas que se transformassem em presentes e homenagens. A ideia deu tão certo que o grupo original cresceu em número e sucesso, fazendo shows por todo o Brasil e exterior, gravando sete CDs e trilhas sonoras para programas e novelas.
Esta apresentação integra a programação mensal da unidade voltada ao público com mais de 60 anos.
Local: Cozinha São Mateus.
Livre
Grátis
10/12. Quinta, às 11h30
Virgínia Rosa Canta Clara – Dia 10/12, quinta, às 14h30
Virgínia Rosa apresenta canções do repertório da cantora Clara Nunes na programação do voltada ao público da melhor idade. Reconhecida principalmente por suas interpretações de sambas, Clara circulava com a mesma desenvoltura por choros, valsas, boleros e forrós. Com uma carreira musical em andamento desde a década de 1980, a cantora e atriz lança seu 6º álbum, Virgínia Rosa canta Clara , pelo Selo Sesc. Programação faz parte do Encontro de Idosos.
Local: Praça de Eventos.
Livre
Grátis
10/12. Quinta, às 14h30
RAIMUNDOS - 20 ANOS DE ESTRADA – Dia 13/12, domingo, às 17h
A banda, que surgiu com três amigos no fim dos anos 1980, criou uma identidade no rock, unido peso à malícia do forró. A safadeza e a sinceridade somados à distorção e velocidade em letras explícitas, levadas às últimas consequências, abordando temas diversos. Na turnê "Raimundos - 20 Anos de Estrada", a banda apresenta um show com 20 "Hits" escolhidos pelos fãs em votação pela internet e algumas músicas do trabalho mais recente, "Cantigas de Garagem".
Local: Palco da Orquestra Mágica.
Não recomendado para menores de 16.
Grátis
13/12. Domingo, às 17h
GRUPO GUAÇATOM - GUAÇATOM 20 ANOS – Dia 20/12, domingo, às 15h
Criado em 1994, em Caucaia do Alto (Cotia/SP), o Guaçatom é considerado um dos mais destacados projetos sociais da região Sudeste do país, divulgando a cultura musical brasileira no Brasil e exterior (França, Itália, Taiwan e Suíça) através de espetáculos e oficinas musicais. O grupo utiliza uma linguagem permeada pela tradição dos ritmos e melodias da cultura popular brasileira e pela experimentação de sonoridades de outros países, desenvolvendo também a exploração de objetos sonoros, percussão corporal e a improvisação. Ritmos como choro, frevo, maracatu, samba, forró, baião, ciranda, marcha, além de grandes compositores nacionais como Villa Lobos, Guerra Peixe, Luis Gonzaga, Edu Lobo, Hermeto Pascoal, Braguinha e Capiba estão presentes no repertório dos jovens músicos. O grupo é composto por 21 integrantes que cantam e executam instrumentos como flautas, clarinetes, escaleta, baixo elétrico, vibrafone, metalofone, percussão e piano. Regência e Direção Musical: Isa Uehara
Local: Praça de Eventos.
Livre
Grátis
20/12. Domingo, às 15h
AMAURI FALABELLA - SHOW PARCERIA – Dia 27/12. Domingo, às 15h
O músico cantor e compositor Amauri Falabella, juntou-se a um time de primeira de amigos da estrada poetas e músicos e gravou o mais recente álbum, Parceria . Neste trabalho, o quarto de sua discografia, Amauri está acompanhado por uma ala feminina que reúne a nata da música regional e independente do país como Consuelo de Paula, Sônya Prazeres, Socorro Lira, Déa Trancoso, Katya Teixeira e Daniela Lasalvia.
Com forte influência de nomes como o do trio da Boa Terra (BA) Elomar, Xangai e Vidal França, além de Vital Farias (PB), e Dércio Marques (MG), já gravou os CDs Ciranda Lunar (2001), Violeiro Urbano(2005) e Amauri Falabella(2009), nos quais sempre reafirma o trabalho anterior, fiel às raízes da música brasileira, em composições que primam pela riqueza dos arranjos e um traço em comum que une todas as músicas: o respeito à natureza e o amor à simplicidade. Amauri Falabella foi vencedor do Prêmio Especial do Júri Popular do Festival da Música Brasileira da Rede Globo com a música Brincos.
Local: Praça de Eventos.
Livre
Grátis
27/12. Domingo, às 15h
Intervenção
MARACATU QUILOA - CORTEJO BAQUE VIRADO – De 11 a 18/12, Sextas-feiras, às 14h
O Primeiro Maracatu da Baixada Santista, com 12 anos, traz músicas da cultura do Maracatu de Baque Virado em referência à cultura negra e as religiões de matriz africana, apresentando elementos da cultura popular do Recife com sotaque da cidade de Santos. A energia das batidas dos tambores convidará todo público a cantar e dançar. Local: Praça de Eventos.
Livre
Grátis
11 a 18/12. Sexta, às 14h
Serviço:
Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP
Funcionamento da unidade: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis
Estacionamento: R$ 10,00 (credencial plena) e R$ 20,00 (demais frequentadores).
Telefone para informações: (11) 2523 9200
Local: Palco da Orquestra Mágica (ar livre)
12 mil pessoas
Local: Praça de Eventos.
800 pessoas
Local: Figueira (ar livre).
40 pessoas
Local: Quiosque da Praça.
35 pessoas
Local: Bosque dos Quiosques (ar livre).
100 pessoas
sescsp.org.br/itaquera
facebook.com/sesc.itaquera
twitter.com/sescitaquera
Informações para a imprensa na Unidade:
Junior Pacheco
2523-9265
junior@itaquera.sescsp.org.br