de José Hamilton Ribeiro, ganha segunda edição ampliada
Livro traz histórias das maiores canções caipiras de todos os tempos, bem como as de seus compositores; edição acompanha dois DVDs exclusivos criados a partir da obra com entrevistas e musical
Créditos da Capa: Crayon , Alberto Mateus
São Paulo, novembro de 2015 - A editora Realejo Livros anuncia o lançamento do livro “Música Caipira: as 270 maiores modas”, do jornalista José Hamilton Ribeiro, no próximo dia 25, quarta-feira, às 19h, no Bar Brahma (Avenida São João, 677 – Centro – São Paulo, SP) . Trata-se da segunda edição ampliada - a primeira, batizada de “A Bíblia da Música Caipira”, publicada pela Editora Globo em 2006, está esgotada há quase três anos -, com cerca de 500 páginas e mais de 60 fotografias. Acompanha dois DVDs exclusivos, originados a partir do conteúdo da obra, com participações de Sérgio Reis, Chitãozinho e Xororó, Irmãs Galvão, Zé Mulato e Cassiano, Ivan Vilela, Tinoco e Inezita Barroso.
O conteúdo teve como base a seleção das 270 maiores canções caipiras de todos os tempos, com a história de cada música e seus autores, bem como o contexto em que foram criadas. A curadoria foi feita pelo autor, com orientação e voto de dois violeiros de Minas Gerais: Júnior Borges, de Uberaba, e o médico e catireiro José Maria Campos, de Bom Despacho. Só entraram no livro as composições que tiverem três votos, ou no mínimo dois.
Além das canções, o livro ainda apresenta as definições e as características tão marcantes da música caipira, e indica como diferenciar o estilo da música sertaneja e do sertanejo universitário, por exemplo. A fonoaudióloga e violeira Simone Sperança reforça a pesquisa ao produzir um artigo especial sobre quantos e quais são os ritmos da música caipira, com a respectiva “célula rítmica” de cada um. Foram alinhados 22 ritmos, o que coloca esse estilo em umas das categorias musicais com maior diversidade, bem diferente da ideia de que “moda de viola é tudo igual”.
Dos dois DVDs exclusivos, o primeiro é um documento sobre autores importantes da música rural – com a última entrevista de Tinoco e um sugestivo encontro com Inezita Barroco em sua casa. Já o segundo, é um musical que mostra na íntegra algumas das “270 maiores modas”, interpretadas por seus autores ou por artistas de peso.
A qualidade da obra é indiscutível para alguns famosos. Para Sérgio Reis, o livro representa “um trabalho meticuloso de pesquisa para mostrar (só) o que é bom na música caipira”, Almir Sater diz que “quando chega ao fim da leitura, não gostaria que ela acabasse” e as Irmãs Galvão afirmam que a obra “é necessária – e completa”.
Lançamento “Música Caipira: as 270 maiores modas”, de José Hamilton Ribeiro @ Bar Brahma
Sessão de autógrafos
Quarta-feira, 25 de novembro, às 19h.
Endereço: Avenida São João, 677 – Centro – São Paulo, SP
Gratuito
Telefone: 3224-1251
Site: www.barbrahmacentro.com.br
Ficha técnica “Música Caipira: as 270 maiores modas”
Título: “Música Caipira: as 270 maiores modas”
Autoria: José Hamilton Ribeiro
Arte da capa: Crayon , Alberto Mateus
Edição: 2°
Páginas: 440
Formato: 17 x 25 cm
Gênero: Música
ISBN: 9788599905760
Preço de Lançamento: R$79,90
Sobre a Realejo Edições
A Realejo Livros, do livreiro José Luiz Tahan, nasceu como livraria em 2001, dentro da Universidade Católica de Santos. Em 2003, mudou-se para o espaço no coração do Gonzaga, bairro da cidade. O segundo capítulo dessa história teve início em 2006, quando José Luiz decidiu expandir seu trabalho, criando a Realejo Edições. No final de 2007, foi inaugurada a segunda loja, no Shopping Miramar, em Santos. Mais tarde, em 2009, inicia-se um novo capítulo na empresa com a estreia do festival internacional de literatura, o Tarrafa Literária. Com inspiração em Paraty e Passo Fundo, cidades que sediam outros grandes eventos literários, a Realejo criou um importante festival que já faz parte do circuito internacional das letras. Hoje em dia, a editora já conta com quase 60 títulos.