Colunistas - Rodolfo Bonventti

Uma boa dose de humor e muita música faziam o sucesso do "Côrte Rayol Show"

21 de Março de 2012

Renato Côrte Real e Agnaldo Rayol no Côrte Rayol Show

Em 1965, a TV Record dominava a audiência com uma linha de shows marcada por musicais e programas humorísticos de primeira linha. Havia opções para todos os gostos: jovem guarda, samba, MPB, bossa nova e alguns programas que testavam a combinação música e humor.

Entre eles, um se destacava nas noites de domingo. Era o "Côrte Rayol Show", uma bem dosada mistura de programa musical com muito humor, bem próximo do gênero besteirol que invadiria os nossos palcos nos anos 1990. O programa reunia desde o título, em igual nível de participação, o humorista e redator Renato Côrte Real (1924 - 1982) e o cantor Agnaldo Rayol.

Enquanto Agnaldo cantava e recebia vários outros cantores ou grupos musicais com muita simpatia e presença de palco, Renato Côrte Real destilava seu humor certeiro em personagens hilariantes que foram criados exclusivamente para o programa. Era a fórmula perfeita, e a sinergia entre os dois astros também era muito grande.

Durante os dois anos em que o programa foi ao ar, o público se deliciava com os números musicais e com as esquetes humorísticas divertidas que entremeavam as canções. A perfeita sintonia e a simpatia de Renato Côrte Real e de Agnaldo Rayol também fizeram do programa um dos líderes de audiência da emissora paulista.

Com a saída de Renato para os programas da linha de humor da emissora, Agnaldo Rayol permaneceu com o espaço e o horário e passou a apresentar o "Agnaldo Rayol Show", que também garantia uma boa audiência para a Record em São Paulo e para a TV Rio.

Renato Côrte Real, por sua vez, continuou a brilhar por mais alguns anos nos humorísticos da TV Record ao lado do filho, Ricardo Côrte Real, e da mulher, Biju Côrte Real, e depois foi para a TV Globo, onde, ao lado de Jô Soares, brilhou em programas como "Satiricom" e "Faça Humor Não Faça a Guerra", na década de 1970.

Enquanto Renato Côrte Real morreu muito cedo, aos 57 anos, vitimado por um câncer no fígado, a experiência do "Côrte Rayol Show" permitiu que Agnaldo Rayol se transformasse em presença constante na telinha, cantando, apresentando programas e até atuando como ator em novelas.

E na próxima semana: um jovem galã saído da Jovem Guarda e a sua parada de sucessos.
Comentários
Assista ao vídeo