O Terminal Urbano Parque Dom Pedro II receberá uma programação voltada para as reflexões sobre o universo feminino, como parte da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!
São Paulo, 26/10/2015 – Nesta próxima terça-feira (27/10), às 20h, a Trupe Sinhá Zózima abrirá as portas do seu ônibus para um bate-papo com a jornalista e ativista sobre parto humanizado, Luciana Benatti, no Terminal Urbano Parque Dom Pedro II (av. do Estado s/n). A atividade é livre para todos os públicos, tem entrada gratuita e faz parte da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!, contemplada com o Edital Proac 44/2014, com o apoio de cessão de espaço da SPTrans.
Luciana Benatti, desde o nascimento de seu primeiro filho tem pesquisado a questão do parto humanizado. Lançou em parceria com seu marido, o fotógrafo Marcelo Min, o livro Parto com Amor (Panda Books, 2011), que reúne a história de nove partos.
Durante a roda de conversa Parto com Prazer, Luciana vai falar sobre o nascer no Brasil e o crescimento do número de mulheres que desejam viver uma experiência de parto mais ativa e prazerosa, sem intervenções desnecessárias e com cesariana apenas como último recurso, opção conhecida como parto humanizado.
Até o dia 27, o público poderá ainda conferir a exposição Parto com Amor, com fotos de Marcelo Min sobre partos humanizados que compõem o livro homônimo. O trabalho revela a trajetória de nove mães – entre elas a autora Luciana Benatti – para conquistar o parto desejado. O instante do nascimento, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do bebê são eternizados em fotos que compõem a exposição. Marcelo Min morreu repentinamente, em agosto de 2015, aos 46 anos, deixando um importante legado de fotografia contemporânea.
Serviço:
Outubro | Mês Rosa
Ação | Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!
Realização | Trupe Sinhá Zózima
Gratuito
Livre para todos os públicos
Terminal Urbano Parque Dom Pedro II (av. do Estado s/n)
Mais informações: 55 (11) 9.6292-0447 | contato@sinhazozima.com.br | www.facebook.com.br/sinhazozimaoficial | www.sinhazozima.com.br
Distribuição do ingresso 1h antes em frente ao banner de divulgação na plataforma zero do terminal
Programação
OUTUBRO | Mês Rosa
Ação contemplada pelo Edital Proac 44/2014 e que conta com apoio de cessão de espaço da SPTrans.
Até 27 de outubro | Exposição Parto com Amor
Com fotos de Marcelo Min de partos humanizados que compõe o livro homônimo escrito por Luciana Benatti (Panda Books, 2011). O trabalho revela a trajetória de nove mães – entre elas a autora – para conquistar o parto desejado. O instante do nascimento, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do bebê são eternizados em fotos que compõem a exposição.
Marcelo Min (São Paulo, 28/04/1969 – 27/09/2015) | ‘Olhar, reportar, publicar’. Com esse mote, o fotojornalista paulistano Marcelo Min criou em 2002 um dos primeiros blogs brasileiros de fotojornalismo independente: o Fotogarrafa. Formado em comunicação pela Cásper Líbero (1995), dedicou-se ao fotojornalismo por quase 20 anos, trabalhando de forma independente para jornais e revistas de grande circulação. Desde suas primeiras experiências como fotógrafo, aproximou-se de dois universos peculiares: o centro e a periferia de São Paulo, registrando personagens e cenas urbanas, as ‘fotogarrafas’. Em dupla com a repórter Eliane Brum, notabilizou-se pelos retratos de pacientes à beira da morte. Na outra ponta da vida, motivado por suas experiências com a paternidade, documentou partos e nascimentos humanizados. Morreu repentinamente, em agosto de 2015, aos 46 anos, deixando um importante legado de fotografia contemporânea, do qual fazem parte as nove imagens que compõem esta exposição, parte do livro Parto com Amor (Panda Books, 2011), trabalho que realizou em parceria com sua mulher, a jornalista Luciana Benatti.
27 de outubro_ Parto com Prazer, com Luciana Benatti
Sinopse | Roda de conversa sobre parto e nascimento no Brasil com Luciana Benatti autora do livro Parto com Amor. Nos últimos anos vem crescendo no Brasil o número de mulheres que desejam viver uma experiência de parto mais ativa e prazerosa, sem intervenções desnecessárias e com cesariana apenas como último recurso, opção conhecida como parto humanizado. A principal característica desse modelo de assistência é o respeito ao protagonismo da mulher e ao ritmo natural do nascimento. Lançado em 2011, o livro Parto com Amor, de Luciana Benatti e Marcelo Min, documenta esse universo por meio de relatos e fotos: revela a trajetória de nove mães – entre elas a autora – para conquistar o parto desejado. O instante do nascimento, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do bebê são eternizados em fotos que compõem a exposição. A roda de conversa abordará aspectos do tema de acordo com o interesse e as questões trazidas pelo público.
duração: 60 minutos
Lotação: 28 passageiros
ônibus da Trupe Sinhá Zózima | Plataforma zero do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II
Trupe Sinhá Zózima
A Trupe Sinhá Zózima é um grupo de teatro, formado por atores profissionais que, desde 2007, pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, espaço de descentralização e democratização do acesso às artes. Durante os sete anos de pesquisa, a Trupe desenvolveu diversos projetos pesquisas que culminaram na criação e realização dos espetáculos Cordel do amor sem fim (2007) – de Cláudia Barral, apresentado mais de 450 vezes em vários estados brasileiros e também encenado no continente europeu, Valsa nº 6 (2009) – de Nelson Rodrigues, O poeta e o cavaleiro (2010) – livre inspiração na obra literária de Pedro Bandeira e contemplado com o Prêmio Myriam Muniz da Fundação Nacional …das Artes (FUNARTE), Dentro é lugar longe (2013) – de Rudinei Borges e dos projetos 1º Mostra de Teatro no Ônibus (2009) e Plantar no ferro frio do ônibus o ninho – Residência artística por um teatro do encontro sem fronteiras (2012/2013) – contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Foi um dos grupos selecionados para representar o Brasil no I Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul), em maio de 2014. Em junho de 2014 iniciou as ações do projeto Os minutos que se vão com o tempo: da imobilidade urbana ao direito à poesia, à cidade e à vida, contemplado pela 24º Edição da Lei de Fomento. Além disso, todas às terças-feiras, às 20h, os frequentadores do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II, localizado na av. do Estado, s/n - São Paulo, têm acesso gratuito à programação artística e cultural por conta da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!