Cultura - Teatro

Sesc Itaquera traz no mês de outubro programação especial gratuita para crianças

19 de Outubro de 2015

Teatro, Circo, música, contação de histórias e oficinas de meio-ambiente, passeio de bicicleta com Banda mirim, Cia. As Graças, Cia. São Jorge de variedades e Banda Estralo são destaques da unidade no mês da criança

Circo:

Playground, 25/10. Domingo, das 13h às 14h
Música:

Banda Estralo - estórias de cantar, 25/10. Domingo, às 15h

Cortejo - Boi Manjarra - Sambada de reis - com Cia. Mundu Rodá, 31/10. Sábado, às 14h

Contação de histórias:

Bartolomeu Campos de Queirós: Flora - com Cia Alcina,24/10. Sábado, às 13h
Passeio de bicicleta, dia 04 a 25/10, domingos, às 11h

 

 

O Sesc Itaquera, considerado um dos maiores centros de lazer da cidade de São Paulo, traz no mês de outubro uma programação especial para crianças, nos vários espaços da unidade, algumas ao ar livre, com atrações de música, teatro, circo, contações de histórias, oficinas e passeios de bicicleta. Todas elas são gratuitas e acontecem também durante a semana.

Confira a programação:

 

Circo

PLAYGROUND, com a Cia LaMala, dia  25/10. Domingo, das 13h às 14h

Numa pequena comédia humana os artistas protagonizam duas crianças e apresentam situações de amizade, desentendimentos e reflexões sobre questões existenciais. Para cada cena, um acordo é estabelecido entre essas crianças e uma nova brincadeira invade e preenche com diferentes emoções este espaço de convivência. Misturando aparelhos e técnicas tradicionais do circo, como báscula e mão a mão, acrobacias e equilíbrio com objetos não convencionais, o espetáculo demonstra técnica e virtuosismo do início ao fim. 

A Cia LaMala é composta pelos artistas Carlos Cosmai e Marina Bombachini e tem como atividade principal a pesquisa das técnicas de acrobacias circenses, buscando assimilar e combinar diversas expressões artísticas, que contribuam a garantir uma dramaturgia a partir da gestualidade e das expressões do corpo.

Tem em seu repertório três espetáculos ativos. “Se Romeu e Julieta...” com texto de Luis Alberto de Abreu e direção de Domingos Montagner, Fábrica de Brinquedos, dirigido por Marcelo Lujan. E em 2014 estrearam o terceiro espetáculo da Companhia

 

Ficha Técnica:

Direção: Lu Lopes

Elenco: Carlos Cosmai (acrobata e equilibrista)

Marina Bombachini (acrobata)

Coreografia dança de salão: Mariana Duarte

Assessoria técnica de báscula: Vitor Dias

Trilha sonora: Alvaro Lages

Cenário e objetos cênicos: Cia Lamala

Figurino: Cia Lamala e Lu Lopes

 

Local: Praça de Eventos.

800 pessoas
Livre
Grátis
25/10. Domingo, das 13h às 14h
Duração - 45 minutos

 

Banda Estralo - estórias de cantar, dia 25/10. domingo, às 15h

 

A Banda Estralo surgiu em 2009 com o encontro do músico Marcos Lucatelli e a atriz Luanda Eliza, que juntos tem em comum a arte educação e a fascinação pelo trabalho com crianças e suas vastas possibilidades. Foi desta amizade e interação que nasceu o show “Estórias de Cantar”. A partir disso mais “estralantes” se juntaram ao grupo, com muitas experiências artísticas, bom humor e um desejo em comum: Cantar “estórias” que trazem alegria, emoção e a eterna certeza de que ser criança, não depende da idade e nem do tamanho!

Era uma vez…uma banda estralante! Sonora, divertida e recheada de poesia! Tinha um Maestro sério (mas engraçado), uma bailarina atrapalhada que gostava de inventar histórias, uma atriz que sonhava em tocar piano (e adora uma palhaçada) e dois roqueiros dorminhocos! São eles o Luca, a Lua, a Lil, o Mau e o Batata, que juntos revelam alguns dos mais importantes compositores brasileiros e suas canções, verdadeiras poções mágicas, para tocar os corações e ouvidos de crianças de todas as idades! Neste espetáculo as músicas divertem e remetem à reflexão sobre temas como a amizade, o estar presente, de como aproveitar o tempo, o brincar, dançar, festejar e contar estórias (como se dizia antigamente), através das canções de alguns mestres, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Toquinho, Vinícius de Morais, Edu Lobo e Arnaldo Antunes que iluminam esta trajetória, repleta de ritmos e sotaques brasileiros.

As músicas são apresentadas cenicamente através de poesias e pequenos números teatrais.

 

Ficha Técnica:
Marcos Lucatelli (Maestro Luca) - Voz e violão
Luanda Eliza (Lua) - Atriz e cantora
Lilyan Teles (Lil) - Atriz e cantora
Mauricio Damasceno (Mau) - Percuteria
Ricardo Borim (Batata) - Baixo
Direção Musical: Marcos Lucatelli.

Local: Praça de Eventos

800 pessoas

Livre
Grátis
25/10. Domingo, às 15h

Duração: 90 minutos

 

Contação de histórias dia 24/10, Sábado, às 13h

Bartolomeu Campos de Queirós: Flora - com Cia Alcina

A primeira homenagem do “Livro Conta” é para o educador e escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, idealizador do "Movimento Por um Brasil Literário" e considerado um dos grandes representantes da literatura infanto-juvenil brasileira, com uma produção literária que comove e encanta leitores de todas as gerações.

A história do “Livro conta” deste sábado é baseada no livro “Flora” de Bartolomeu Campos de Queirós. A narrativa poética conta o amor de uma menina pelo universo de possibilidades contido nas sementes que nos rodeiam. Antes e após a contação de histórias haverá mediação de leitura dos livros do autor com a Cia. Alcina.

 

Local: Figueira (ar livre).

40 pessoas

Livre

Grátis

10/10 e 24/10, Sábado, às 13h

 

Cortejo

Boi manjarra - Sambada de reis - Com cia. mundu rodá, dia 31/10. Sábado, às 14h

 

O Cortejo Cênico Musical “Boi Manjarra - Sambada de Reis” é um espetáculo brincadeira referenciado na Dança Tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano.
Ao som de instrumentos como a rabeca, bombos de corda e sanfona, folgazões comemoram o grande baile. No decorrer da festa o Capitão Marinho compra de Seu Ambrósio - um vendedor ambulante de brincadeiras - uma série de máscaras para integrar a sua festa. Bonecos gigantes e figuras mascaradas como o “Soldado”, “Mateus”, o “Mané Pequenino”, a “Margarida”, o “Bicho Babau”, a “Véia Dindinha" e o “Boi”, aparecem para contar suas curiosas histórias.

 

Ficha Técnica

Concepção artística e direção cênico-musical: Juliana Pardo e Alício

Amaral.

Elenco: Juliana Pardo, Alício Amaral, Ana Célia Martins, Cibele Mateus,

Piéra Varim, Carol Moya, André Simões, Amanda Martins, Monique Franco,

Adriano Soares, Nilma Rodrigues e Sheila Alencastro.

Figurinos e adereços: Mestre Aguinaldo da Silva de Condado (PE) -

Cavalo Marinho Estrela de Ouro, e Mila Reily.

Máscaras: Alício Amaral, Aguinaldo da Silva e Inácio Lucindo.

 

Local: Praça de eventos.

800 pessoas

Livre
Grátis
31/10. Sábado, às 14h

Duração: 80 minutos

 

Bicicletada Ambiental - Passeio de bicicleta, dia 04 a 25/10, domingos, às 11h

Passeio de bicicleta pelas alamedas do Sesc Itaquera com destino a um polo de educação ambiental. Com o acompanhamento de um Agente de Educação Ambiental, o público poderá apreciar a paisagem e o contato com a natureza através de um meio de transporte não poluente. Nesta atividade são oferecidas algumas bicicletas para o passeio, mas convidamos a todos a participar com sua própria bike.

 

Ponto de Encontro: Praça de eventos.

800 pessoas
Livre
Grátis
04 a 25/10. Domingos, às 11h

Minimundo: o pequeno universo dos insetos, dia 25/10, domingo, às 13h


Nesta atividade os participantes conhecerão algumas curiosidades do mundo dos insetos e receberão uma pequena lupa para explorar os jardins e áreas verdes do Sesc Itaquera. Com a orientação dos Agentes de Educação Ambiental as crianças poderão observar aspectos da fauna e flora de pequeno tamanho.


Local: Quiosque da Praça.

35 pessoas
Livre
Grátis
25/10. Domingo, às 13h

 

Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP                                                                                    

Funcionamento da unidade: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis 
Estacionamento: R$ 10,00 (credencial plena) e R$ 20,00 (demais frequentadores). 
Telefone para informações: (11) 2523 9200

sescsp.org.br/itaquera
facebook.com/sesc.itaquera
twitter.com/sescitaquera

 

 

Comentários
Assista ao vídeo