Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma Vez na TV: Quem não passava pelo sofá de Hebe não podia dizer que era um sucesso

26 de Janeiro de 2011



Em 1950, a então morena Hebe Camargo já era bonita, muito alegre, tinha uma bela voz e era muito elegante. Na década de 40, ela já formara a dupla caipira Rosalinda e Florisbela com a irmã Stela Camargo. A dupla acabou mas Hebe resolveu investir na carreira de cantora e foi para a rádio Tupi/Difusora. Daí para a TV foi um pulo.

Ela não cantou o hino da tv brasileira como estava previsto inicialmente, mas estreou na TV Tupi no Programa "Rancho Alegre", ainda em 1950, nas primeiras semanas do nascimento da televisão brasileira. Ao lado do cantor Ivon Curi (1928-1995), Hebe fazia um dueto muito simpático interpretando músicas românticas sentada em um balanço de um parque.

Mas Hebe não tinha apenas uma bela voz, mas uma empatia que conquistava todos que com ela trabahavam. Em 1952, já na Rádio Nacional e na TV Paulista, a ainda morena Hebe Camargo ganhava a oportunidade de se tornar apresentadora. E essa primeira chance surgiu quando ela substituiu Ary Barroso no seu já consagrado programa de calouros, "Calouros em Desfile".

A partir daí, a carreira de Hebe a transformaria na maior apresentadora de programas de auditório que a televisão brasileira já conheceu. Por volta de 1953, ela estreava na TV Paulista, sob a direção de Wálter Forster (1917-1996), "O Mundo é das Mulheres", o primeiro programa feminino da TV brasileira, onde as entrevistas eram o grande destaque do programa, comandado por Hebe ao lado de Yara Lins (1930-2004), Cacilda Lanuza, Branca Ribeiro (1937-2007) e Eloisa Malfalda.



No programa "O Mundo é das Mulheres", as apresentadoras faziam perguntas difíceis ou que provocavam alguma "saia justa" com muita naturalidade a todos os tipos de entrevistados. Hebe Camargo terminava o programa perguntando aos convidados, quase sempre homens, se o "mundo não era mesmo das mulheres". Bem o estilo Hebe Camargo de apresentar e entrevistar.

Na segunda metade da década de 50, o que se dizia em São Paulo era que "se você não passou pelo sofá da Hebe, você não sabe o que é sucesso". A frase representa bem o que o famoso sofá da Hebe já significava para a televisão.

Denominada "a estrela de São Paulo", depois do sucesso de "O Mundo das Mulheres", Hebe comandaria ainda os programas "Maiôs em Passarelar", também na TV Paulista e "Hebe Comanda o Espetáculo", este já na TV Continental. Uma parada para se dedicar ao primeiro casamento e ao filho Marcelo, e a volta triunfal em 1966, quando estreou na TV Record, o programa "Hebe" no horário nobre dos domingos.



Hoje, aos 81 anos, Hebe Camargo, a rainha da tv brasileira, título que ninguém vai conseguir herdar dela, acaba de ser contratada pela Rede TV e estréia no próximo dia 15 de março, terça-feira, às 22 horas, com o Programa "Hebe". Uma nova fase na vida da apresentadora que tem o bom humor, a alegria de viver e a vontade de inovar e de recomeçar como suas grandes qualidades.

Na próxima semana, uma Praça que desde os anos 50 faz muita gente rir à vontade.

Comentários
Assista ao vídeo