Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma Vez na TV: Capitão 7, o primeiro herói com superpoderes da TV brasileira

19 de Janeiro de 2011



Em 1954, para competir em audiência e na preferência do público com o Falcão Negro, que já era um sucesso na TV Tupi, a sua concorrente mais direta, a TV Record de São Paulo, o Canal 7, lançou o primeiro herói nacional dotado de superpoderes: o Capitão 7.

Foi o crítico de cinema, diretor e jornalista Rubem Biáfora (1922-1996), quem criou o personagem: um pacato e brilhante químico no dia a dia, que se transformava no herói Capitão 7 quando havia a necessidade de salvar alguém ou resolver uma grave situação.

Segundo o próprio Biáfora, em uma entrevista concedida há anos, "o herói era um misto de Superman com Flash Gordon. Quando criança, ele tinha sido levado por alienígenas para um determinado local que tinha o nome de Sétimo Planeta. Ali ele desenvolveu grandes poderes, o que o transformava no Capitão 7 a serviço dos mais necessitados".

O personagem voava e era praticamente invulnerável. Mas assim como o Super Homem, seus inúmeros poderes só funcionavam quando ele estava devidamente equipado com seu uniforme especial de Capitão 7. Ao lado dele, no seriado, estavam a esposa, Silvana (interpretada pela garota-propaganda Idalina de Oliveira), que também possuía superpoderes e o Dr. Moreira, um agente da Interpol que funcionava como uma importante fonte de informação para o Capitão 7. Do outro lado, estava um eterno inimigo: o bandido Cid que se transformava no Caveira e usava uma máscara por ter destruído seu rosto ao tentar fugir de ser capturado pelo Capitão 7.

O ator mineiro Ayres Campos (1923-2003) foi escolhido pelo seu físico de atleta, após uma seleção que envolveu quase uma centena de jovens atores. O ator ficou no ar como Capitão 7 por 12 anos. A estréia foi em 24 de setembro de 1954, e com episódios semanais, saiu da telinha apenas em 1966.



"Capitão 7" ia ao ar, ao vivo, assim como toda a programação da TV Record, até o final dos anos 50. Já na década de 60 ele passou a ser gravado, dando mais tranquilidade para toda a equipe responsável pelo seriado.

No elenco, além de Ayres Campos e Idalina de Oliveira, estavam os atores Gilberto Chagas, Altair Lima, Rony Rios, Neusa Amaral, Silvio Silveira e Hélio Ansaldo, que também escreveu vários episódios do seriado.

Assim como o Falcão Negro, o Capitão 7 ganhou vida própria também nas histórias em quadrinhos e o seu gibi, lançado em 1959, foi um sucesso de vendas. O personagem também gerou muitos brinquedos e uma confecção que produzia fantasias infantis do herói.



O ator Ayres Campos fez quase 15 filmes, alguns deles ao lado de Mazzaropi, mas em nenhum deles conseguiu o sucesso que alcançou com o Capitão 7 na TV Record.

Na próxima semana, uma gracinha chamada Hebe Camargo conquistava os telespectadores com seu jeito de apresentar.

Comentários
Assista ao vídeo