Expoente da nova geração de artistas teatrais uruguaios, Gabriel Calderón é convidado da última semana de atividades do 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Ao lado de Marici Salomão e César Augusto participa da mesa redonda Reverberações: Desconstruir é Esquecer?, no dia 5 de outubro, às 20h, noMezanino do Sesi.
A palavra, o texto, a dramaturgia são elementos poéticos da cena, como também a iluminação, o som, o figurino. “Sou dramaturgo, mas estou convencido de que o teatro não trata apenas de contar histórias, de montar textos teatrais ou estar a serviço de um autor. Se trata, e sim, de produzir teatralidades, criar uma boa plataforma para o trabalho dos atores para que, naquele cenário, se possa produzir uma magia inexplicável, única, irrepetível”, diz Calderón.
O 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council segue até 8 de outubro. Durante três semanas importantes dramaturgos e diretores convidados compartilharam experiências sobre o tema Dramaturgia e Liberdade de Expressão. O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council tem coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão.
Sobre Gabriel Calderón
Dos mais paradigmáticos autores uruguaios contemporâneos, Gabriel Calderón (1982) começou cedo sua trajetória como autor e diretor teatral, alcançando grande sucesso de público e crítica, com peças como Mi Muñequita - La Farsa, Obscena, Las Bueñas Muertes, Taurus - El Juego e Mi Pequeño Mundo. Em 2005, fundou a Cia. de artes cênicas Complot, por onde passaram importantes artistas como Marina Percovich. Mi Muñequita é uma de suas peças já montadas no Brasil. Em 2009, Calderón foi selecionado ao programa internacional do Royal Court Theatre, de Londres, para desenvolver o texto Or - Talvez a Vida Seja Rídicula. Suas obras, com forte viés político e que testam os limites da realidade, foram representadas na Argentina, Brasil, Panamá, Perú, Espanha, França e México, e seus textos traduzidos para o francês, o inglês e o português.
Reverberações: Desconstruir é Esquecer? - Gabriel Calderón, Marici Salomão e César Augusto
Dia 5 de outubro, segunda-feira, às 20h
Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso
Avenida Paulista, 1.313 – Cerqueira César. Telefone – 11 3146 7434.
Ingressos - Grátis.
Local: Espaço Mezanino
Capacidade: 50 pessoas
Inscrição: Pelo telefone 11 3146-7434.