DANÇA-SOLO COM LUAA GABANINI, DIA 09 DE OUTUBRO
Curta temporada integra a programação da ocupação
“Arena Urbana - de onde viemos para onde voltamos”
Um espetáculo performático que questiona a construção de realidade, sempre a partir do sentido da visão. Em síntese, essa é a proposta de “Olhos Serrados”, espetáculo de dança concebido e interpretado por Luaa Gabanini – uma das fundadoras do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – que será apresentado no Teatro Arena Eugênio Kusnet a partir do dia 09 de outubro, sexta-feira, às 21h.
A performance integra a programação de outubro da ocupação “Arena Urbana - de onde viemos para onde voltamos”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos - grupo precursor em unir o teatro épico brechtiano aos elementos da cultura hip-hop. A montagem terá ainda mais três sessões às sextas-feiras, dias 16, 23 e 30 de outubro, sempre às 21h.
Olhos Serrados – A ficha técnica do espetáculo traz Luaa Gabanini assinado a concepção geral e direção; Eugênio Lima a direção musical; figurinos de Claudia Schapira e treinamento de spoken word por Roberta Estrela D'Alva. Já o desenho de luz foi criado por Cibele Forjaz.
Tendo a performance como fio condutor de sua pesquisa, em seu novo solo, Luaa Gabanini se propõe a fechar os olhos para receber seu público. Ao mesmo tempo em que recita textos, executa movimentos-dança, agindo como uma antena receptora de reflexões que poderiam ser de qualquer um do público presente.
A inspiração para o espetáculo surgiu em meio a uma meditação no deserto do Atacama, o ato de fechar dos olhos era tão ou mais potente do que toda a paisagem que o cercava - mesmo coberto por suas pálpebras, o horizonte se mantinha colado na retina.
Para a atriz-performer, foi “ a partir desta vivência, começam os questionamentos: onde se forma o ponto de vista das coisas? Precisamos ver para certificar que algo existe? Fechar os olhos é um ato político”. É na construção de uma tese que tenta dar conta destas questões que a performer se debruça, permanecendo de olhos fechados enquanto fala textos e executa movimentos-dança. A figura do profeta Tirésias também é evocada na busca do desenvolvimento deste não-ver que tanto revela.
Luaa Gabanini – Uma das fundadoras do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, em que atua como atriz-MC, DJ, diretora, coreógrafa, preparadora corporal e de atores. Formada em Licenciatura em Educação Artística - Faculdade de Belas Artes de São Paulo, cursando a pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde também atua como professora. Foi assistente de direção de Cibele Forjaz, Cristiane Paoli e Georgette Fadel. Participou de cursos e workshops com preparadores corporais e coreógrafos, como Frank Ejara, Luciana Brites, Renata Melo, Juliana Monteiro, entre outros.
Ocupação Arena Urbana Bartolomeu – De Onde Viemos Para Onde Voltamos
A ocupação marca o retorno do Núcleo Bartolomeu ao Teatro Arena - Eugênio Kusnet, sua sede de origem, após o despejo de sua antiga sede no bairro da Pompeia, com uma programação de atividades que se estendem até o mês de dezembro.
FICHA TÉCNICA
Concepção geral, direção, atriz-dançarina e poemas de ação dramática: Luaa Gabanini
Dançarino Guardião: Alan Gonçalves
Direção de Arte: Bianca Turner
Texto Tirésias: Claudia Schapira
Direção Musical: Eugênio Lima
Treinamento de Spoken Word: Roberta Estrela D'Alva
Assistentes de Direção: Amilton de Azevedo e Juliana Tedeschi
Figurino: Claudia Schapira
Desenho de Luz: Cibele Forjaz
Roteiro e Operação de Luz: Juliana Tedeschi
Acompanhamento de Processo: Ana Paula Miranda e Fhelipe Chrisostomo
Maquiagem: Maria Fernanda Torrezani
Consultoria de Dança de Rua: Flip Couto
Colaboração em libras: Erika Mota e Leonardo Castilho
Produção: Núcleo Bartolomeu de Depoimentos
SERVIÇO
ESPETÁCULO OLHOS SERRADOS
Dias: 09, 16, 23 e 30 de outubro
Horários: Sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 / reservas por email: nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com
Capacidade: 99 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
Teatro de Arena - Eugênio Kusnet
Rua Teodoro Baima, 94
| Tel.: 3256.9463