Espaço Musical é dirigido pelo músico e educador Ricardo Breim
Completando 25 anos de carreira, a cantora Juçara Marçal será a convidada especial de setembro do projeto “Toque de Mestre – Intérpretes”, iniciativa que faz parte das atividades da Escola Espaço Musical. A apresentação ocorre no dia 22 de setembro (terça-feira) na sede da escola, a partir das 20h15, com entrada gratuita, porém com vagas limitadas.
Paro o Toque de Mestre – que tem como característica reunir bate-papo com interpretações de músicas marcantes da trajetória do artista convidado, Juçara mostrará ao público as canções presentes em seu primeiro disco-solo, “Encarnado”, lançado em 2014. Na apresentação, a cantora que também integra o grupo Metá-Metá (vencedor do Prêmio Multishow 2015 na categoria Versão do Ano) interpretará composições como “Velho Amarelo” (Rodrigo Campos), “Damião” (Douglas Germano/Everaldo Ferreira da Silva) e “Queimando a Língua” (Romulo Fróes/Alice Coutinho).
Toque de Mestre - É uma das categorias de eventos que integram o projeto educativo musical da escola Espaço Musical. O principal objetivo é promover uma aproximação entre os alunos e a música do entorno, ou seja, a música que melhor representa a cultura em que a própria escola está inserida. “No projeto o público conhece um pouco melhor o percurso percorrido pelo músico e as dificuldades para conseguir viabilizar sua profissão”, explica Ricardo Breim, um dos fundadores do grupo Rumo e umas das principais referências em ensino de música no país e diretor da Escola Espaço Musical.
Essa aproximação tem como foco o contato do público não com o produto final desses artistas - pois, para isso, normalmente já existem alternativas -, mas com o processo que cada um utiliza para a construção do seu trabalho. Dessa forma, os alunos da escola e o público em geral têm a oportunidade de identificar algumas questões que costumam estar presentes no seu próprio processo.
JUÇARA MARÇAL - Nascida em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, em 1962, Juçara Marçal começou sua carreira artística em 1990 com a Companhia Coral, que fundia música e teatro sob a regência do maestro Samuel Kerr. Em 1991, ingressou no grupo vocal feminino Vésper, que lançou três discos: “Flor D’Elis” (1998), “180 anos de samba cantando Adoniran e Noel” (2002) e “Ser tão paulista” (2004). Em 1998, participou como cantora na formação da banda “A Barca”, que lançou quatro discos: Turista aprendiz (2000), Baião de princesas (2002), Trilha, toada e trupe (2006) e Turista aprendiz (2010).[1]
Formou-se em jornalismo e letras pela Universidade de São Paulo, onde defendeu em 2000 sua dissertação de mestrado sobre o escritor Pedro Nava. Lecionou canto no curso superior de teatro da Universidade Anhembi Morumbi e realizou oficinas para grupos. Também é professora de língua portuguesa. Em 2007, além dos discos gravados com bandas, Marçal também lançou em parceria com Kiko Dinucci o disco “Padê”. Em 2011 e 2012 lançou dois álbuns com o trio Metá Metá, ai lado de Dinucci e Thiago França.
No começo de 2014, lançou seu primeiro álbum solo, Encarnado, que ganhou destaque na crítica especializada. Em outubro, regravou duas músicas de Isaura Garcia para o especial Cantoras do Brasil, do Canal Brasil, da Rede Globo. Em novembro, foi lançada sua participação com Criolo na canção “Fio de Prumo (Padê Onã)”, do álbum “Convoque Seu Buda”.
legenda |
créditos |
SERVIÇO
JUÇARA MARÇAL – no Projeto Toque de Mestre – Intérpretes
Data: 22 de setembro (terça-feira), às 20h15
Local: Escola Espaço Musical
Endereço: Rua Paulistânia, 339
Ingressos: Grátis
Capacidade: 60 lugares
Duração: 100 minutos
Inscrições: Pelo telefone (11) 3813-2955 ou pelo e-mail contato@espacomusical.com.br