O Teatro Escola Macunaíma lançou em 2014 a Coleção Macunaíma no Palco, editada em parceria com a Editora Perspectiva, que comemora 50 anos em 2015.
Na época, foram lançados três títulos, dos oito previstos: O Grande Diário do Pequeno Ator, Um Olhar Através de... Máscaras e Nissim, do teatro da vida para o teatro da escola. Juntam-se a eles, agora, Performer Nitente, de Adriano Cypriano, e O Gesto Vocal, de Mônica Andréa Grando.
Os lançamentos acontecem no dia 28 de agosto, a partir das 20h, na Sede do Macunaíma, Rua Adolfo Gordo, 238 – Barra Funda, em sintonia com o Café Teatral, um programa criado pelo Teatro Escola Macunaíma que tem como o objetivo a troca de experiências entre profissionais e alunos.
Os autores serão os convidados da noite, e após o bate papo será o lançamento e a noite de autógrafos.
Desde a sua fundação, em 1974, o Macunaíma pesquisa o sistema de formação de atores desenvolvido pelo diretor, ator e pedagogo russo Constantin Stanislávski, (1863-1938). O Macunaíma é hoje a escola de teatro que mais pesquisa o Sistema de Stanislávski.
Assim como Stanislávski, o Macunaíma busca o desenvolvimento do ator criador. Para aperfeiçoar este caminho, o Macunaíma realiza diversas parcerias, mantendo contato com renomados pedagogos russos.
Hoje comandado por Luciano Castiel, com coordenação pedagógica de Débora Hummel, seu corpo docente é formado por professores renomados, alguns doutores, outros mestres e especialistas em artes cênicas, formados e graduados na USP e na UNICAMP, entre outras universidades. São os registros das pesquisas dos educadores do Macunaíma que fazem parte da Coleção Macunaíma no Palco: Uma Escola de Teatro.
Sobre os Livros
O Gesto Vocal
Durante a formação do ator, nos deparamos com alguns paradoxos interessantes, pois a voz e o corpo caminham juntos em cena, mas são estudados separadamente na maioria dos processos.
No teatro contemporâneo, onde a intertextualidade já se encontra presente, observamos a importância da comunicação verbal e da sinestesia visual, em que o papel do ator como performer se desenvolve e busca novos modelos de atuação, apoiados em pesquisadores como Jerzy Grotowski e Eugênio Barba.
Para suprir tais necessidades, a maioria dos pesquisadores, preparadores corporais e vocais e diretores vem desenvolvendo métodos com dinâmicas práticas para que a voz e o corpo tenham uma unidade na preparação do ator e na composição da personagem.
Acreditamos que O Gesto Vocal, (Editora Perspectiva, R$ 32,00, 128 páginas), possa nortear os profissionais de teatro com as ferramentas aqui analisadas e descritas e ser complementar a outras pesquisas da voz, tema que vem ganhando importância e espaço no circuito teatral .
Performer Nitente
Performer Nitente (Editora Perspectiva, R$ 32,00, 128 páginas) é o resultado de uma profunda e continuada investigação sobre os procedimentos de criação para a cena.
Mais do que conclusões e fórmulas, este trabalho traz provocações e estímulos para encenadores, performes, dramaturgos, professores e todos aqueles apaixonados pelas artes do palco.
No que tange ao treinamento, a obra apresenta uma série de exercícios e suas funções, com uma proposta de divisão para o desenvolvimento e contínuo aperfeiçoamento do artista de teatro.
O livro apresenta três alegorias para a criação cênica: Quatro Animais Fabulosos, Cartografia e os Cincos Revestimentos. Cada um dos procedimentos e suas atividades podem ser pistas, trilhas ou mesmo orientação para o artista em busca de estímulo e inspiração.
Coleção Macunaíma no Palco
Lançamento dos Títulos
Performer Nitente, de Adriano Cypriano e
O Gesto Vocal, de Mônica Andréa Grando
Dia 28 de agosto, sexta-feira,
das 18:00h às 22:00h,
na Sede do Macunaíma,
Rua Adolfo Gordo, 238 – Barra Funda
(11) 3217.3400
Teatro Escola Macunaíma