“Uma sociedade de direito só é de direito se investir em ações para a infância e para a juventude”. Esta é uma das declarações contundentes de Padre Rosalvino Moràn Viñayo, fundador e diretor da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, na entrevista com o jornalista e empresário João Doria, no programa Show Business que será exibido neste sábado (15/8), pela TV Bandeirantes. A frase diz muito sobre a personalidade do idealizador do programa social que atende a 5 mil pessoas do bairro localizado na Zona Leste de São Paulo. O projeto inclui atividades voltadas à educação infantil, profissionalização, entre outras.
Brasileiro de coração, como ele mesmo diz, Rosalvino nasceu na Espanha e chegou ao Brasil ainda criança, com 10 anos. Órfão de mãe, morou em orfanatos, onde foi reconhecendo a sua vocação para o sacerdócio. Tornou-se padre na congregação salesiana, criada por São João Bosco. Em 1981, recebeu o convite para trabalhar na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Itaquera e fundou a Obra Social Dom Bosco.
Durante a entrevista, Padre Rosalvino fala sobre um dos principais desafios de seu trabalho: o combate às drogas. “Temos uma demanda homérica de mães que chegam pedindo ajuda para filhos. Eu digo: tragam esses jovens para cá, vamos ocupá-lo”, revela, acrescentando que o trabalho se estende, também, aos familiares.
A estratégia de recuperação proposta por ele tem se revelado bastante eficaz. Além do espaço em Atibaia, interior do estado de São Paulo, dedicado à recuperação de dependentes químicos, a Dom Bosco oferece oficinas profissionalizantes de capacitação, nas áreas de sapataria, elétrica, carpintaria, estética, alimentação, confecção, entre outras e, com o apoio de uma organização alemã, estão montando a oficina de mecatrônica. “Jovem não nasce mau. Se recebe carinho, cuidados, será um bom pai, bom funcionário e bom cidadão”, enfatiza.
O programa Show Business vai ao ar pela TV Bandeirantes para todo o País, na madrugada de sábado para domingo, à 0h20, logo após o Top Cine, com reapresentação na madrugada de domingo, à 1h15.