“A população liga para redação pedindo a solução de um problema. Nossa redação vai ao local, conversa com os moradores, mostra realidade e em seguida vamos até o responsável. O comprometimento para resolver o problema é feito no ar”.
É assim que o apresentador do “Balanço Geral” de Ribeirão Preto, Rodrigo Pagliani, define o “Bate Martelo”, que vem ganhando destaque no cenário nacional pela sua eficiência em resolver casos envolvendo população e setor público.
Criado em agosto de 2011 pelo então gerente de jornalismo da Record de Ribeirão Preto, Thiago Feitosa, o quadro semanal resolveu 135 dos 150 casos abordados, ou seja, em 90% das vezes, o martelo foi batido por Rodrigo Pagliani.
O prazo dado pelo programa é de uma semana, mas há situações em que o problema é resolvido em um tempo bem menor.
A corretora de seguros Maria Ilidia, que mora no Jardim Palmares e enfrentava problemas com o esgoto do local, afirma que no caso dela as providências foram tomadas pela prefeitura um dia depois da visita do “Balanço Geral”, realizada em março deste ano.
“O Rodrigo Pagliani veio, nós gravamos a entrevista e ele levou uma moradora do bairro no setor responsável, na prefeitura. Ela conversou com o secretário e o Rodrigo disse que na próxima semana voltaria ao condomínio, mas no dia seguinte a prefeitura resolveu o problema”.
Maria Ilidia ainda conta que vários caminhões chegaram até o local para realizar a limpeza e tapar alguns buracos que existiam na rua.
No entanto, a moradora conta que a rede de esgoto do bairro não tem boa estrutura, por isso os moradores da região ainda sofrem com isso. “Agora o problema não é mais aqui, é da própria rede [de esgoto], que é estreita. Aqui é uma esquina, desce água de várias ruas e o bueiro não suporta”.
Mas a corretora de seguros completa dizendo que a situação hoje é bem melhor. “Problema de esgoto na cidade é complicado, ainda para água no local, mas ela vai drenando e em pouco tempo vai embora. Antes ela ficava parada durante horas”.
Rodrigo Pagliani ressalta que o quadro “Bate Martelo” permite que o órgão público se defenda. “No quadro existe a oportunidade para o departamento alvo da reclamação mostrar serviço”.
O apresentador ainda lembra que o quadro não se restringe a Ribeirão Preto, ele também é feito em outras cidades da região. A exibição do “Balanço Geral” é feita para mais de 100 cidades do interior paulista.