O Sesc Santana realiza, entre 04 de agosto e 01 de setembro, a mostra cinematográfica “Admirável mundo novo”, com sessões gratuitas às terças, 20h. Superpopulação, violência, caos e alta tecnologia: o cinema de ficção científica nunca imaginou o futuro em “tons pastéis”, neutro.
A mostra busca debater os olhares distópicos sobre a humanidade e o futuro da Terra a partir das exibições dos filmes “Paprika” (dia 04); “Blade Runner – o caçador de androids” (dia 11); “Robocop – O policial do futuro” (dia 18); “Matrix” (dia 25) e “2001 – Uma odisseia no espaço” (dia 01).
Abaixo, a sinopse dos filmes, os dias de exibição e a recomendação etária:
Paprika | 04/08 | 14 anos.
Papurika. Satoshi Kon, 90 min. 2006, Japão.
Num futuro próximo, o Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, Dra. Atsuko Chiba, psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado.
Blade Runner – O caçador de Androids | 11/08 | 16 anos.
Blade Runner. Ridley Scott, 117 min. 1987, EUA.
No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas, mas um incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra.
Robocop – O policial do futuro | 18/08 | 14 anos.
Robocop. Paul Verhoeven, 107 min. 1987, EUA.
Em um futuro não muito distante, drones não tripulados e robôs são usados para garantir a segurança mundo afora, mas o combate ao crime nos Estados Unidos não pode ser realizado por eles e a empresa OmniCorp, criadora das máquinas, quer reverter esse cenário. Querendo conquistar a população, o dono da companhia Raymond Sellars decide criar um robô que tenha consciência humana.
Matrix | 25/08 | Livre.
The Matrix. Lana Wachowski e Andy Wachowski, 135 min. 1999, EUA.
Em um futuro próximo, Thomas Anderson, um jovem programador de computador, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus e Trinity, Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
2001 – Uma odisseia no espaço | 01/09 | Livre.
2001: A Space Odyssey. Stanley Kubrick, 155 min. 1968, EUA e Reino Unido.
Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.
Serviço: Sesc Santana
De 04/08 a 01/09. Terças, 20h.
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo. Tel. 2971-8700.
Acesso para deficientes – estacionamento.
Estacionamento - R$ 7,00 período do espetáculo (desconto de 50% para matriculados no Sesc).
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br