Cultura - Teatro

Mostra de repertório da Maracujá Laboratório de Artes - infantis e adulto

22 de Julho de 2015

O grupo Maracujá Laboratório de Artes, bastante premiado por seus espetáculos infantis, comemora 10 anos de trajetória em 2015. No período de31 de julho a 06 de setembro, no Teatro Cacilda Becker (R. Tito, 295 – Lapa) eles fazem uma mostra com trinta sessões (entre gratuitas e pagas), das peças que compõem seu repertório adulto e infantil. Uma aula-palestragratuita e uma exposição de fotos e acervo de bonecos/materiais mostrarão aos participantes a trajetória da companhia nessa década de existência.

 
 

Rabisco - um cachorro perfeito (dias 01, 02, 08 e 09 de agosto), O Buraco do Muro (dias 15, 16, 22 e 23 de agosto) e E.Terra (dias 29 e 30 de agosto e 05 e 06 de setembro) compõem a programação gratuita dirigida ao público infantil. Na programação voltada aos adultos, o grupo recoloca em cena seu primeiro trabalho feito para esse público, SPon SPoff SPend, que abre a Mostra no dia 31 de julho. Vale lembrar que nessa década de existência, muitos prêmios (e indicações) referendam o trabalho feito pela Maracujá Laboratório de Artes, como o Coca Cola Femsa, Myriam Muniz, CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) e de festivais de teatro pelo Brasil.

 
 

Trajetória do grupo

Nascido e criado pelo diretor e bonequeiro Sidnei Caria e formado inicialmente junto com Lucas Luciano, Silas Caria e Tetê Ribeiro o grupo tinha como objetivo aprofundar as pesquisas em teatro de seus integrantes, buscando referências variadas que poderiam se misturar das formas mais inusitadas. Um verdadeiro “Laboratório de Artes”, que se formava em uma casa na Vila Mariana onde florescia um enorme pé de Maracujá, dando-se o nome de “Maracujá Laboratório de Artes”. 

 

Em um primeiro momento funcionou como espaço para desenvolver estudos cênicos, treinamentos e pesquisas em técnicas teatrais como teatro físico, teatro de animação e teatro de sombras, e outras linguagens artísticas, como audiovisual, música e artes plásticas. O grupo também passou a realizar trabalhos de direção de arte, confecções de bonecos, cenários e figurinos para grupos como Parlapatões, Le Plat Du Jour, Barracão Cultural, Teatro Natio, Meninas do Conto, Cia da Tribo, Banda Mirim e Pia Fraus.

 

Em 2009 surgiu a oportunidade de montar seu primeiro espetáculo: Rabisco – um cachorro perfeito, que estreou em 2010. Baseado no livro homônimo de Michele Iacocca, a adaptação para o teatro feita pelo grupo usava da diversidade de linguagens pesquisada por seus integrantes para destacar a metalinguagem existente no livro. O espetáculo foi contemplado com prêmios como Myriam Muniz e Alfa Criança (para montagem), Coca Cola FEMSA 2010 (melhor adaptação), editais como Viagem Teatral SESI e CAIXA Cultural, e festivais de Teatro como Festival Internacional de São José do Rio Preto, FitaFloripa, FILO, Festival de Arte para Crianças, entre outros, apresentando ao público finalmente a proposta da companhia, materializada em cena. Recentemente foi convidado para se apresentar no Festival CASA, em Londres, em outubro de 2016.

 

Dando continuidade a seu projeto de pesquisa, no início de 2013 o grupo estreou O Buraco do Muro depois de um ano de trabalho contínuo e sem o fomento de qualquer edital ou lei de incentivo. O resultado alcançado com a peça surpreendeu o grupo, tendo recebido ótimas críticas da mídia e indicações a vários prêmios (Arte Qualidade Brasil, CPT e FEMSA, com o qual ganhou o prêmio de melhor cenário), além de participar de diversos editais e Festivais (Viagem Teatral SESI Arte Educação por dois anos consecutivos, Festival de Teatro de São José do Rio Preto, Festival de Arte para Crianças, Festival de Teatro de Curitiba no Guritiba - Mostra Oficial Infantil - entre outros).

 

Em seguida o grupo iniciou as pesquisas para um novo processo: teatro infantil para os pais, que propunha como objetivo principal um olhar atento sobre a maneira como os pais educam seus filhos, trazendo ao público cenas que materializam as reflexões do grupo sobre o assunto. O espetáculo resultante foi E.Terra (anteriormente intitulado Aaaaah! Fantasmas!), que trouxe para a cena uma família de extraterrestres que faz uma prova para tentar viver na Terra. Em cena, o grupo se torna uma banda (com instrumentos tocados pelos próprios atores) e utiliza técnicas como projeções, sombras e teatro físico, aprofundando estas pesquisas. 

 

Em março de 2015, na Mostra Oficial do Festival de Curitiba, o grupo estreou o SPon SPoff SPend com grande repercussão junto à crítica e ao público. Esse espetáculo é a primeira incursão do Maracujá no teatro adulto e o primeiro trabalho feito com um diretor convidado – Fernando Escrich.

 

Como forma de comemorar seus 10 anos de carreira o grupo resolveu focar em 2015 em dois pontos: na montagem de um espetáculo adulto e na circulação de seus espetáculos. O grupo acredita que o público poderá acompanhar o conjunto de suas obras e entender o caminho que a companhia seguiu.

 

A Maracujá Laboratório de Artes

O nome Maracujá Laboratório de Artes foi escolhido pelo grupo porque resume sua proposta artística: o maracujá, além de ser conhecido como a “fruta da paixão”, origina-se de uma flor de beleza singular, única. Estas duas referências, observadas em um pé de maracujá que existia na sede da companhia na época de sua fundação serviram de inspiração para o início dos trabalhos do grupo e hoje representam sua paixão por buscar sempre novas possibilidades. Por isto, sua fruta foi escolhida para nomear a companhia e sua flor tornou-se seu símbolo. As palavras “Laboratório de Artes” reforçam a vontade de seus integrantes de estar em constante pesquisa, experimentando linguagens artísticas que dialoguem com o teatro contemporâneo. 

 

PROGRAMAÇÃO - Adulto

 

SPon SPoff SPend

de 31 de julho a 06 de setembro

Sextas e sábados, às 21h/ Domingos, às 19h

Obs: as sessões dos dias 31 de julho, 07, 14 e 21 de agosto terão entrada franca.

 

Um grupo de mendigos que vive embaixo de um viaduto em São Paulo cria uma teia de relações na qual ironicamente prevalecem, apesar das semelhanças nas condições econômicas e sociais de cada um, situações de poder e dominação do outro. Enquanto isso, uma equipe de filmagem se estabelece nas proximidades para realizar uma produção baseada no universo de uma grande cidade onde só existem mendigos, misturando os limites entre realidade e ficção.

Duração: 70 min/ Classificação: 16 anos

 

Ficha Técnica: Dramaturgia: Sidnei Caria/ Direção artística e musical: Fernando Escrich/ Elenco:Camila Ivo, Eder dos Anjos, Lucas Luciano, Lume Santiago, Renan Vinícius, Ronaldo Liano, Sidnei Caria e Silas Caria/ Músicas: Fernando Escrich e Ronaldo Liano/ Preparação Corporal: Camila Venturelli e Lu Favoreto/ Cenografia: Lucas Luciano e Sidnei Caria/ Confecção de cenários e adereços: Maracujá Laboratório de Artes (Sidnei Caria, Lucas Luciano, Silas Caria e Renan Vinicius)/  Figurinos: Anie Welter e Sidnei Caria/ Iluminação: João Martins/ Conteúdo das projeções (Vídeo): Libertà Filmes/ Conteúdo das projeções (Puppet Toys e vídeos ao vivo): Maracujá Laboratório de Artes/ Fotografias: Cacá Diniz/ Operação de som: Vivian Oliveira/ Operação de Luz: João Martins/ Produção geral: Camila Ivo e Sidnei Caria/ Administração: Camila Ivo/ Assistência de produção e produção executiva: Vivian Oliveira/ Realização: Maracujá Laboratório de Artes

 

 

PROGRAMAÇÃO - Infantil

 

Rabisco - um cachorro perfeito

dias 01, 02, 08 e 09 de agosto

Sábados e domingos às 16h

Entrada Franca

 

O espetáculo conta a história de Rabisco, um cãozinho desenhado por um menino que, após ganhar vida e sair do papel, não é aceito por seu criador por não ser tão bonito quanto este gostaria. Abandonado, Rabisco foge e passa por inúmeras aventuras em um grande centro urbano (é perseguido por cachorros de rua, enfrenta a carrocinha, carros em alta velocidade com motoristas nervosos, pessoas que zombam de sua aparência rabiscada, entre outras situações), na busca por um desenhista que dê ao garoto o desenho de um belo cachorro. 

Duração: 50 min/ Classificação: Livre

 

Ficha Técnica: AUTOR: Michele Iacocca/ CONCEPÇÃO E DIREÇÃO: Sidnei Caria/ ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Camila Ivo e Lucas Luciano/ ELENCO: Sidnei Caria, Lucas Luciano, Camila Ivo e Eder dos Anjos/ DIREÇÃO DE ARTE E FIGURINOS: Sidnei Caria/ CRIAÇÃO DE CENOGRAFIA E BONECOS: Sidnei Caria, Silas Caria e Lucas Luciano/ MÚSICA ORIGINAL E TRILHA SONORA: Dr Morris e Daniel Maia/ ILUMINAÇÃO: Camila Ivo, Lucas Luciano e Sidnei Caria/ OPERAÇÃO DE SOM E LUZ: Ronaldo Liano/ CONFECÇÃO DE CENOGRAFIA, BONECOS E ADEREÇOS: Maracujá Laboratório de Artes (Sidnei Caria, Silas Caria, Lucas Luciano e Tetê Ribeiro)/ SOLUÇÕES TÉCNICAS AUDIOVISUAIS: Sidnei Caria, Lucas Luciano, Silas Caria e Camila Ivo/ CONFECÇÃO DE LANTERNAS (TEATRO DE SOMBRAS): Randolfo Neto/ FOTOGRAFIAS: Gil Grossi/ ADMINISTRAÇÃO: Camila Ivo/ ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Vivian Oliveira/ PRODUÇÃO: Maracujá Laboratório de Artes

 

 

O Buraco do Muro

dias 15, 16, 22 e 23 de agosto

Sábados e domingos às 16h

Entrada Franca

 

Três crianças vidradas em internet (e completamente avessas à leitura) de repente começam a receber misteriosas mensagens em seus celulares. Elas falam de um tesouro perdido, escondido atrás de um muro...Curiosos e dispostos a encontrar as riquezas prometidas, os meninos resolvem atravessar “o buraco do muro” e se deparam com um monte de objetos velhos, roupas, bonecos, adereços empoeirados... E diversos livros! As pistas enviadas via celular continuam chegando e vão convencendo as crianças de que, para encontrarem o tão sonhado tesouro elas devem ler diversos clássicos da literatura (como Moby Dick, Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote). Aos poucos, misturando bonecos, objetos e brincadeiras, elas deixam sua imaginação levá-las pelas histórias.

Duração: 55 min/ Classificação: Livre

 

Ficha Técnica: ARGUMENTO: Sidnei Caria, Silas Caria, Camila Ivo, Lucas Luciano e Eder dos Anjos/ CONCEPÇÃO E DRAMATURGIA: Sidnei Caria/ DIREÇÃO: Sidnei Caria/ CRIADO DURANTE O PROCESSO COLABORATIVO DE Sidnei Caria, Lucas Luciano, Eder dos Anjos, Ana Paula Perche e Ronaldo Liano/ ELENCO: Lucas Luciano, Eder dos Anjos e Camila Ivo/ MÚSICAS (LETRAS E MELODIAS): Sidnei Caria, Ronaldo Liano, Lucas Luciano e Eder dos Anjos/ DIREÇÃO MUSICAL: Dr Morris/ PRODUÇÃO MUSICAL: João Antunes/ CENOGRAFIA: Sidnei Caria/ ADEREÇOS E BONECOS: Silas Caria, Sidnei Caria, Lucas Luciano e Eder dos Anjos/ FIGURINOS: Tetê Ribeiro/ ILUMINAÇÃO: Sidnei Caria, Camila Ivo e Lucas Luciano/ OPERAÇÃO DE LUZ: Sidnei Caria/ OPERAÇÃO DE SOM: Ronaldo Liano/ VOZ EM OFF (TIO): Sidnei Caria/ VOZES ADICIONAIS (MÚSICAS): Sidnei Caria, Camila Ivo e André Pastore/ ADMINISTRAÇÃO: Camila Ivo/ ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Vivian Oliveira/ PRODUÇÃO: Maracujá Laboratório de Artes

 

 

E.Terra >> Estreia

dias 29 e 30 de agosto e 05 e 06 de setembro

Sábados e domingos às 16h

Entrada Franca

 

Uma família de extraterrestres espera conseguir se mudar para o planeta Terra. Para que isso ocorra, porém, eles têm que passar por uma prova que mostre que eles têm conhecimento do que é ser humano.  Essa prova consiste em mostrar a um instrutor várias situações vividas por famílias terráqueas, que acabam levando os alienígenas a se questionarem sobre suas próprias contradições na forma como educam suas crianças.

Duração: 50 min/ Classificação: Livre

 

Ficha Técnica: AUTOR E DIRETOR: Sidnei Caria/ CRIADO DURANTE O PROCESSO COLABORATIVO DE: Camila Ivo, Eder dos Anjos, Lucas Luciano, Ronaldo Liano, Sidnei Caria e Silas Caria/ ATORES: Camila Ivo, Lucas Luciano, Renan Vinícius, Ronaldo Liano, Silas Caria e Sidnei Caria/ BANDA: Camila Ivo (vocal e trombone), Lucas Luciano (vocal e baixo), Renan Vinícius (percussão e vocal) Ronaldo Liano (vocal, teclado e baixo), Sidnei Caria (vocal, percussão e efeitos sonoros) e Silas Caria (vocal, guitarra e efeitos sonoros)/ CENÁRIO: Lucas Luciano e Sidnei Caria/ FIGURINOS: Sidnei Caria e Tetê Ribeiro/ SOLUÇÕES TÉCNICAS E AUDIOVISUAIS: Camila Ivo, Lucas Luciano, Ronaldo Liano e Sidnei Caria/ CONFECÇÃO DE CENÁRIO, BONECOS E ADEREÇOS: Lucas Luciano, Sidnei Caria e Silas Caria/ DIREÇÃO MUSICAL: Ronaldo Liano/ MÚSICAS: Ronaldo Liano e Sidnei Caria/ TRILHA INCIDENTAL E DIREÇÃO TÉCNICA: Júnior Zorato/ ILUMINAÇÃO: Camila Ivo/ OPERAÇÃO DE SOM: João Martins/ OPERAÇÃO DE LUZ: Vivian Oliveira/Eder dos Anjos/ CRIAÇÃO DE ANIMAÇÃO EM STOP MOTION: Camila Ivo e Sidnei Caria/ PROJEÇÕES: Luiz Matta/ ADMINISTRAÇÃO: Camila Ivo/ ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA: Vivian Oliveira/ PRODUÇÃO: Maracujá Laboratório de Artes

 

 

Aula Palestra

A trajetória do Maracujá Laboratório de Artes

dia 07 de agosto, das 14h às 18h

Instrutores: Sidnei Caria e Lucas Luciano

Duração: 4h/ Entrada Franca

Público Alvo: atores, bailarinos, dançarinos, bonequeiros e interessados em geral a partir de 15 anos.

Quantidade de Vagas: 50 vagas

 

Exposição: 10 anos de Maracujá

Exposição de materiais do acervo (fotos, bonecos, adereços, cenários, desenhos, croquis, etc) e dos trabalhos do grupo. Será feita na sede do grupo.

 

Serviço

Mostra 10 anos de Maracujá

De 31 de julho a 06 de setembro

Teatro Cacilda Becker

R. Tito, 295 – Lapa

Tel.: 3864 4513

Capacidade: 198 lugares

Comentários
Assista ao vídeo