Cultura - Teatro

NAVIO FANTASMA ? O HOLANDÊS VOADOR

22 de Julho de 2015

Ação, mistério e romance costuram essa releitura de uma das mais clássicas lendas do mar, que já foi transposta para as mais diversas linguagens artísticas - como a Ópera de Richard Wagner ou como base para um dos personagens mais instigantes da franquia Piratas do Caribe.Navio Fantasma – O Holandês Voador estreia dia 1º de agosto no Teatro João Caetano para temporada até 27 de setembro. 

 
 

Dramaturgia de Paulo Rogério Lopes com direção de Kleber Montanheiro (que também assina cenário e iluminação), o espetáculo tem pesquisa e idealização da dupla Deborah Correa (também figurinista da montagem) e Elder Fraga. No elenco: Gustavo HaddadGabrielle LopezLuciano GattiRicardo Gelli e Suzana Alves. Completam a ficha técnica Michele Rolandi (adereços) e Rafael Gama Dantas(trilha composta original).

 

A composição do texto original para a montagem do dramaturgo Paulo Rogério Lopes parte do libreto escrito por Richard Wagner, que inspirou-se na lenda nórdica. Wagner dizia que a ideia de compor a ópera lhe veio à mente quando, em 1839, aos 26 anos, enfrentou uma grande tempestade marítima junto com sua mulher e, mais que o temor, o que o marcou foi a beleza aterradora do espetáculo da natureza, remetendo-o a lenda do navegador amaldiçoado, condenado a viver eternamente errante até encontrar um amor que prendesse de novo seu coração à terra e lhe desse a esperada paz e descanso advindos da morte. 

 

Além do libreto utilizado por Wagner, várias outras versões do mito do Navegador Errante foram pesquisadas até definir qual seria linha a ser seguida. “Se na versão de Wagner impera o tema da ‘blasfêmia cristã’, e outras - como a Caribenha - colocam o homem em confronto direto com deuses pagãos, em todas fica evidente a necessidade juvenil de quebra de fronteiras, de descobertas e insatisfação. A partir deste dado, a dramaturgia cria um Navegador que é amaldiçoado a carregar sua juventude pela eternidade até obter a redenção pelo amor verdadeiro. Sendo assim, além de apresentar o mito para o universo juvenil, o texto pretende tratar de temas pertinentes para esta faixa etária: a insatisfação com o já estabelecido, a ânsia de quebrar fronteiras, de se colocar à prova, de testar seus limites e conquistar novos ‘espaços’; bem como a sede implacável de encontrar alguém que seja realmente cúmplice para essa tão difícil 'jornada’.”

 

A figura do navegador errante popularizou-se a ponto de seu protagonista fazer parte do primeiro time dos personagens da saga juvenil Piratas do Caribe, onde o holandês Vanderdecken é rebatizado como David Jones e sua figura semi-humana composta de todo o tipo de vida marinha -  como a cabeça com tentáculos de polvo - tornou-se um ícone tão familiar ao universo pop juvenil quanto o vilão Dart Vader da série Guerra nas Estrelas.

 

“O texto de Navio Fantasma – O Holandês Voador procura transportar a grandiosidade do universo musical de Wagner para uma aventura dinâmica para tratar de temas como amor, maldição e morte”, conta o dramaturgo. 

 

Sinopse

O orgulho de um marinheiro irrita os deuses que o amaldiçoam: navegará eternamente como Capitão do Navio Fantasma, e poderá desembarcar somente de tempos em tempos na busca de um amor que lhe seja fiel até a morte e lhe quebre a maldição. Séculos se passam até que é dado ao Capitão do Navio Fantasma uma nova chance de encontrar esse amor, mas o pai da moça, um próspero Pescador, irá se juntar a um Caçador, antigo namorado da filha, para impedir a todo custo que esse destino se cumpra e ela lhes seja levada para sempre. Ação, mistério e romance costuram essa releitura de uma das mais clássicas lendas do mar, que já foi transposta para as mais diversas linguagens artísticas - como a Ópera de Richard Wagner ou como base para um dos personagens mais instigantes da franquia Piratas do Caribe.

 

--

 

Em 2013, Deborah Correa e Elder Fraga, com 19 anos de estrada, idealizaram, pesquisaram e produziram o espetáculo “Crônicas de Cavaleiros e Dragões – O Tesouro dos Nibelungos” (Prêmio FEMSA) adaptado do livro da autora Tatiana Belinky, “A Saga de Siegfried – O Tesouro dos Nibelungos”.  Inspirados no trabalho de profissionais de diversos segmentos artísticos – teatro, dança, artes marciais, teatro de animação, máscaras, música, circo e artes plásticas – e na pesquisa de linguagem de cada um, contam que “o principal objetivo é desenvolver projetos que promovam a interação desses talentos, consolidando, assim, um repertório diferenciado”.

 

“Com Navio Fantasma – Holandês Voador nosso objetivo é aproximar e despertar o interesse do público jovem para espetáculos que tramitem pelo universo fantástico que estão acostumados a consumir. Queremos trazer para o público todas as sensações vividas no palco, para que cada na plateia sinta a água, o vento, a tensão do espetáculo e a grandiosidade das canções. Tudo isso por meio de um jogo de iluminação, isso vai transportar cada uma delas para o mundo do Navio Fantasma”, contam.

 

O ser humano é um ser de sensibilidade, de emoção, dependente do amor. A partir disso, não é possível pensar em uma sociedade que busque a sensibilidade sem pensar e buscar os anseios, os desejos, as paixões desse ser dotado de sensibilidade. Com o Navio Fantasma – Holandês Voador pretendemos levar ao público uma história de amor e a busca pela redenção”, finalizam Deborah e Elder.

 

Ficha Técnica: NAVIO FANTASMA – O HOLANDÊS VOADOR
Ideia e Pesquisa: Deborah Corrêa e Elder Fraga
Autor: Paulo Rogério Lopes
Direção: Kleber Montanheiro

Elenco
Gustavo Haddad
Gabrielle Lopez
Luciano Gatti
Ricardo Gelli
Suzana Alves

Equipe técnica 
Cenário e Iluminação: Kleber Montanheiro 
Figurinos: Deborah Corrêa
Adereços: Michele Rolandi
Assistente de direção: Heloisa Maria
Trilha Composta Original: Rafael Gama Dantas
Preparação corporal: Bruna Longo
Design Gráfico: Gustavo Haddad
Fotos e filmagem: Gustavo Haddad
Operador de som e luz: Rodrigo Alves
Mediadora: Luciana Affonso
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção Executiva: Emerson Nigro e Karlito Soares
Direção de Produção: Deborah Corrêa e Elder Fraga
Realização: D&E Produções Artísticas Ltda / Cooperativa Paulista de Teatro  
Projeto Contemplado pelo Prêmio Zé Renato de Teatro

 

Espetáculo: NAVIO FANTASMA – O HOLANDÊS VOADOR

Gênero: Aventura – Juvenil

Classificação indicativa: 10 anos

Duração: 70 minutos

Temporada: de 01de agosto a 27 de setembro

Datas e horários: Quartas, às 15h e às 20h; aos sábados e domingos, às 16h.

Quartas, gratuito; aos sábados e domingos R$ 10,00.

Local: Teatro João Caetano (R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino)

Informações: (11) 5573-3774

Capacidade: 438 lugares

Comentários
Assista ao vídeo