A cidade de São Simão (SP) viverá uma semana intensa, cheia de atividades culturais gratuitas. Acontece entre os dias 4 e 8 de agosto, no Cine Theatro Carlos Gomes, a 4ª edição do Festival Cultural de Cinema. O projeto é patrocinado pela Usina Estiva e Usina Santa Isabel, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, conta com o apoio da Gullane Filmes, parceria com a Prefeitura de São Simão e realização da Origem Produções.
No dia 3 de agosto, segunda-feira, haverá uma pré-estreia especial para educadores com o filme Quando Sinto Que Já Sei e, logo em seguida, uma discussão sobre o atual cenário da educação no Brasil, conflitos e relações nas escolas, com a presença de Anderson Lima, diretor do filme, e Marluce Carvalho, pedagoga e psicóloga.
Na abertura oficial do festival, no dia 4 de agosto, a partir das 19h30, haverá um
show com a cantora e instrumentista Neusa Mahlow e em seguida a exibição de nove curtas produzidos por alunos das escolas públicas de São Simão sob a coordenação do alfabetizador midiático Anderson Lima.
Ao longo do evento, serão exibidas cinco sessões diárias voltadas para todos os públicos com títulos fora do circuito comercial, premiados no Brasil e também no exterior, como Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, O Lobo Atrás da Porta e o documentário Sal da Terra, além de outros conhecidos do grande público, como Minha Mãe É Uma Peça, Tainá, Amazônia, entre outros.
Nesta edição, a programação da noite está dividida em Sessão Educação, Sessão Animação, Sessão Documentário e Sessão Cult, para que o público entenda melhor as temáticas e participe dos bate-papos sobre temas como homofobia, bullying, conflitos escolares e educação com convidados especiais. Além disso, serão apresentadas peças teatrais em várias escolas da cidade.
No dia 8 de agosto, sábado, haverá uma sessão comentada, às 21h, com o objetivo de passar para o público mais informações sobre como é o trabalho do cinema brasileiro. O bate papo terá a presença de experientes profissionais, como Fernando Coimbra, Sylvio Gonçalves, Priscila Kellen e Fabiano Gullane.
E, para o encerramento do evento, haverá um show, também no dia 8, às 21h30, com a banda The FabFakes, na Praça da República.
“O Festival Cultural de Cinema é aguardado todos os anos pela população de São Simão e tornou-se um evento de destaque no cenário cultural, com uma programação consistente e a presença de figuras importantes do cinema nacional. Além disso, é uma oportunidade para a população discutir amplamente temas do interesse de todos”, revela Marici Vila, diretora da Origem Produções.
A programação completa do festival está no site: www.festivalcultural.com
Sobre a Origem Produções
A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social.
Fundada em 2007, a empresa desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.