Cultura - Música

O Sonho de ser um Ídolo

23 de Junho de 2015

Por Cau Marques 

Quem nunca se imaginou ser um grande ídolo da música?  Gosta de se imaginar com uma carreira de sucesso? Mais do que isso, ser uma celebridade, um ícone do Rock, do POP ou do atual sertanejo? Inúmeras pessoas em seus trabalhos cotidianos trocariam facilmente suas carreiras na esperança de se transformarem na nova sensação musical do momento! Com tanta gente aparecendo hoje em dia na mídia, este sonho parece cada vez mais possível, e, de fato, é mesmo. Porém, existem algumas condições ... algumas limitações que tornam este caminho muito difícil.

 
 

Um fato bem comum é o de algumas pessoas que querem com muita fé seguir uma carreira musical, porém nem sabem se tem este dom! O simples fato de cantarem no Karaokê em festas de família e tirarem a nota 90 ou 100, não tornam o candidato a ídolo apto para a carreira ou para os grandes palcos e público. Parece existir hoje uma “urgência” de resultados, assim como quem toma anabolizantes, mas frequenta a academia há apenas 3 meses e já quer parecer com o The Rock (Dwayne Johnson)! Existe uma ordem para se obter destaque e desenvoltura na música. Esta sequência, quando invertida, bem como as “bombas”, pode gerar (...e gera) efeitos catastróficos.

 Existem diversos casos onde pessoas geniais e talentosas surgem como do nada e se destacam no meio de uma multidão crescente de artistas que brotam por segundo. Então, munido de uma boa autocrítica, pode continuar caminhando em direção ao sucesso. Não tenha dúvida de que, se o trabalho da sua banda, dupla ou solo for bem feito, com carinho, estudo e muita dedicação do seu tempo, os passos da trilha do sucesso começarão a se abrir diante de você.

Ok! Se foi tudo bem e o primeiro problema já foi superado, as coisas acontecerão naturalmente e as portas dos lugares de música ao vivo, shows e festas começarão a fazer parte da sua vida agora. Então, quando se der conta de que já tem mais do que algumas centenas de pessoas, que realmente estão acompanhando seu trabalho, nada mais correto que gravar o próprio trabalho e geralmente é aí que o caldo engrossa!

Se ainda estiver em seu emprego cotidiano, vai ser muito difícil conciliar as tarefas a partir de agora! Além das muitas horas de composição, ensaios, gravação, produção, mixagem, masterização, fotos e inúmeras outras coisas pertinentes em se criar um trabalho musical, ainda haverá os shows que serão feitos para ajudar a custear este projeto, a não ser que tenha um empresário ou investidor que segure a bronca do financeiro.

Claro que ninguém consegue prever o sucesso e nem existe receita para que ele aconteça, mas, contando que tudo tenha dado certo até aqui, agora realmente existe a possibilidade de continuar tentando chegar ao topo das paradas. Músicas selecionadas, CD, DVD, shows acontecendo, aparições na TV, parece que agora tudo está caminhando para as coisas darem muito certo. Se existe uma música de trabalho colocada no rádio, as possibilidades e os cachês aumentam e aumenta também a quantidade empresários, gravadoras, emissoras e muitas vezes estes não são os “mocinhos” da história!

Muito resumidamente, a boa notícia é que, chegar até aqui já te fez alguém de sucesso, alguém que vive de verdade colhendo os frutos daquilo que ama, da música que fez e das coisas que já viveu. Já cantou, suou, tocou, apareceu, emocionou quem te viu por que fez com o coração e refinou seu talento, educou e se preparou para o melhor, esperou chegar o dinheiro, talvez a riqueza e, depois de acelerar e voltar no tempo no meio de um sonho de estrelato, já vai descobrir que ainda não chegou onde queria, mas está onde gostaria!

Assim como em outras atividades, na música dependemos muito das pessoas que trabalham conosco, mas com uma diferença sutil e contundente: A música embala os sonhos de quem a faz, executa e de quem a ouve, e infelizmente muita gente se alimenta do “INSUCESSO” desses artistas sonhadores, fazendo deles uma indústria muito maior que a do sucesso, mas isto é assunto para nossa próxima conversa....

Comentários
Assista ao vídeo