Viver - Saúde

Trombose - uma doença comum e perigosa

7 de Agosto de 2020

Entenda um pouco mais com o Dr Flavio Borges, angiologista e cirurgião vascular

Repentina e grave, a Trombose Venosa Profunda (TVP), mais popularmente conhecida como trombose, é uma doença causada pela formação de coágulo sanguíneo em uma veia (geralmente das pernas) que irá bloquear ou prejudicar o fluxo de sangue na região em que está e até se soltar e se mover para um órgão.
O tromboembolismo venoso (TEV) é bastante prevalente no mundo, variando de 50 a 200 casos por 100.000 habitantes por ano.
É a causa de óbito de 100 mil pessoas todos os anos nos Estados Unidos e ainda está na lista das causas de morte mais frequentes entre gestantes, pacientes com câncer e no puerpério.
 
No Brasil, estima-se que tenha aproximadamente 400 mil casos de TEV por ano.
 
Apesar da gravidade, muitas pessoas desconhecem as principais causas, sintomas e maneiras de prevenção.
 
O QUE É UM TROMBO?
 
O trombo é um coágulo —parcial ou total— que se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, diminuindo o fluxo normal do sangue.
 
Quando isso acontece, estamos diante da trombose, que pode se manifestar de diferentes formas.
Caso ela ocorra em uma veia profunda será definida como Trombose Venosa Profunda (TVP); se o coágulo se formar em uma artéria, ele é chamado de Trombose Arterial (TA).
 
PORQUE A TROMBOSE ACONTECE?
 
Existem diferentes causas para a trombose, sendo que essa é uma condição comum após longas internações hospitalares com um amplo período de imobilidade, após viagens prolongadas em aviões e ônibus e após o uso contínuo de medicamentos, anticoncepcionais e de reposição hormonal.
Pacientes fumantes, obesos e com varizes nas pernas também possuem maiores chances de desenvolver a trombose.
 
A TVP pode acometer homens e mulheres igualmente, inclusive idosos. Durante a idade reprodutiva é mais comum entre as mulheres. Embora seja mais raro, crianças também podem ter trombose.
 
Portanto a doença normalmente acontece em virtude de uma somatória de fatores.
Tanto fatores pessoais quanto situações que aumentam o risco.
 
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
 
Os sinais e sintomas da TVP variam a depender da região do corpo na qual ela acontece. Mais comum nos membros inferiores, pode se manifestar também em outras regiões.
 
Entre os sinais de alerta que podem indicar uma trombose venosa profunda estão sintomas agudos como inchaço, dor, vermelhidão na pele e endurecimento muscular. Quanto maior for a extensão da área acometida, mais grave é o quadro.
 
COMO É FEITO O DIAGNOSTICO?
 
O médico vai levantar seu histórico de saúde e fazer o exame físico. Para confirmar a suspeita diagnóstica, é realizado um ultrassom com doppler, que confirmará ou não a presença da TVP, e ainda ajudará no diagnóstico diferencial, ou seja, excluirá outras possíveis causas dos sintomas apresentados.  
 
COMO A TROMBOSE É TRATADA?
 
O objetivo do tratamento é impedir a formação e o aumento do trombo, bem como evitar que ele chegue até o pulmão. A principal estratégia terapêutica é o uso de medicamentos anticoagulantes por prazo determinado pelo médico, a depender do risco de cada paciente.
 
Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses. Em caso de gravidez, o tratamento é também medicamentoso e deve durar por toda a gestação e até 6 semanas após o nascimento do bebê —ou mesmo por mais tempo, conforme o quadro.
 
QUAIS SAO AS COMPLICAÇOES?
 
A principal complicação de curto prazo da TVP é o tromboembolismo pulmonar (TEP). A de longo prazo, é a Síndrome pós-trombótica, que se caracteriza por dor crônica; sensação de peso; cãibra; inchaço, com melhora dos sintomas durante repouso e elevação dos membros inferiores, além do uso de meias elásticas.
Essa síndrome pode se manifestar em 20% a 50% dos casos, de 1 a 2 anos após o evento.
 
DÁ PARA PREVENIR A TROMBOSE?
 
A trombose pode acontecer de repente, mesmo na ausência de algum sintoma ou fatores de risco. Contudo, você pode colaborar para prevenir sua manifestação ou o agravamento do quadro, adotando as seguintes medidas:

Conheça seu histórico familiar. Aprenda a reconhecer os sintomas para buscar ajuda médica imediata. Mantenha-se hidratado. Um dos riscos para a TVP é a desidratação. Evite a obesidade. Pratique atividade física. Caminhadas regulares podem ajudar. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas. Evite o tabagismo. Mantenha as pernas em posições que permitam a circulação sanguínea. Levante e caminhe um pouco após estar sentado por períodos prolongados.
 
“É importante consultar um médico se você tiver histórico de trombose na família ou apresentar alguns dos sintomas. Com a trombose diagnosticada, o seu cirurgião vascular poderá indicar o tratamento adequado.”

Fonte:
CRM - GO 24386
@flavioborges.5
http://www.flavioborgesvascular.com

Ref: Ministério da saúde: SBACVSP (sociedade brasileira de angiologia e cirurgia vascular Regional São Paulo)

Comentários
Assista ao vídeo