Colaboradores -

Cerimônias para homenagear as vítimas do Genocídio Armênio serão realizadas no dia 24 de abril em SP

24 de Abril de 2024

Por Amanda Djabraian

Foto: Divulgação

No dia 24 de abril, a comunidade armênia em São Paulo e em todo o mundo costuma realizar eventos e cerimônias para lembrar as vítimas do Genocídio Armênio.

Esse dia marca o ano de 1915, quando centenas de líderes armênios foram presos e deportados pelo Império Otomano, evento que resultou na morte de aproximadamente 1,5 milhões de armênios.

O Genocídio Armênio é amplamente reconhecido pela comunidade internacional, embora a Turquia, sucessora do Império Otomano, ainda não reconheça oficialmente como tal.

A data 24 de abril é especialmente significativa, pois marca o início das deportações em massa e execuções de líderes armênios, além de ser considerada como um dos piores crimes contra a humanidade do século XX. 

Em São Paulos, na lista de eventos estão inclusas marchas, vigílias, discursos, palestras, outras diversas formas de homenagens, assim como alguns pontos importantes da cidade que serão iluminados com as cores da bandeira, pois a cidade possui uma das maiores comunidades armênias do Brasil, e é um centro importante para as atividades relacionadas ao Genocídio Armênio e à cultura armênia.

Continuando as homenagens, no dia 28/04, o Sport Club Corinthians Paulista tem jogo do BRASILEIRÃO na Neo Química Arena e entra em campo com a Flor “Não Me Esqueças”(Português) ou “No Me Olvides” (Español) ou “Do Not Forget Me” (Inglês) em sua camiseta de jogo para homenagear nossos ancestrais e recordando outra vez mais o Genocídio praticado pelos Turcos contra os Armênios.

No meio tempo será exibido no telão do Estadio um video da história.Tal como aconteceu ano passado e em anos, onde pudemos lograr e contar com este apoio importantíssimo de uma dos maiores times de futebol do mundo!

Sendo assim, a comunidade armênia tem como propósito tornar a data um evento que jamais deve ser esquecido, que precisa ser lembrada com reverência em todo o mundo como uma oportunidade para honrar as vítimas, reconhecer a verdade histórica e promover a prevenção de atrocidades futuras.

Comentários
Assista ao vídeo