Business -

Da visibilidade à venda: como usar as redes sociais para potencializar o seu negócio

28 de Maio de 2020

O cenário atual se tornou um mar de incertezas e opiniões diversas, onde a maioria das pessoas se tornaram produtoras de conteúdo e prometem serviços com resultados a curto prazo. Mas nem todas as ofertas são capazes de entregar aquilo que realmente é prometido. Principalmente porque o conteúdo é raso demais.

Com certeza você deve ter se identificado com o exemplo acima. Com mais pessoas em casa, o período de isolamento social, tem estimulado o consumo nas plataformas digitais e aumentou o tráfego nas redes sociais. O cenário está propício para a ampliação de público e potencialização das vendas.

Em meio à oportunidade, é preciso também saber identificar o desafio dessa venda. E o volume não está nessa lista, pois é a consequência do seu engajamento. Provavelmente você já ouviu falar disso. Mas o que afinal é engajamento? Para entender como atingi-lo, você precisa considerar alguns processos, pois ele é o resultado do bom desempenho de algumas métricas. Impressões, validação, credibilidade e conversão, são basicamente o ciclo a ser percorrido durante esses processos.

Converter suas produções em impressões não é uma tarefa simples, exige um planejamento bem elaborado com variedades de conteúdo que serão a peça chave para as impressões. Ser visto é importante, mas é necessário uma curadoria detalhada a partir do estudo de seu público para não estressar os seus seguidores e empurrar um conteúdo que eles não querem consumir. Após se organizar quanto à presença no digital, você terá que adquirir uma credibilidade capaz de provocar em quem não te conheça a vontade de te ouvir mais. Isso ocorre a partir da boa condução de seus conteúdos e da validação, processo que é definido pela credibilidade adquirida quando alguma personalidade de sucesso no meio em que você está inserido, ou que possui um público que converse com o seu te endossa ou recomenda aos próprios seguidores. A última etapa é o que chamamos de conversão, ela será o momento em que todo o percurso valerá a pena e você sem precisar fazer um overposting e lotar seu público com conteúdos sobre seus produtos, conseguirá converter engajamento em resultados de forma orgânica, usando a estratégia de humanização de vendas.

Essa tática permite que as pessoas se sintam conversando com outro ser humano e não simplesmente uma empresa que está apenas interessada na conversão de vendas. A combinação disso tudo será o aumento no número de vendas através das redes sociais. Durante a pandemia, elas deixaram de ser apenas um adendo no negócio e se tornaram parte fundamental para a continuidade dele.

Muitos ainda subestimam a capacidade de desenvolvimento promovida pelas redes sociais e acabam negligenciando essa área. Porém, estamos em um momento chave onde, ou você aparece agora, ou provavelmente irá sumir em meio a concorrência. Estamos falando aqui não apenas do presente, mas sim do futuro pós-quarentena. Empresas bem posicionadas digitalmente, terão sua sustentabilidade garantida após esse período e a tendência, é que aconteça o contrário com as que insistem em não investir no digital.

Karina Pólido, especialista na área de comportamento e produtividade, treinadora, palestrante e mentora, fez de seu negócio um exemplo para seus alunos de sua mentoria. Desenvolvida após seus treinamentos presenciais, ela passou a utilizá-la como forma de alinhamento com quem desejasse continuar recebendo suas dicas de forma mais assídua.

Com o cenário de quarentena, à adaptou para uma mentoria direcionada a orientar os profissionais a gerarem o engajamento necessário nas redes, para que seus negócios continuassem mesmo em tempos difíceis.

“Com a situação que vivemos, precisamos tirar o nosso RG nas redes, precisamos ser vistos para que o nosso negócio seja validado durante e após a quarentena”, pontuou a especialista.

Comentários
Assista ao vídeo