Business -

Um Case de Sucesso: conheça a história de Danilo Bastos no mundo dos investimentos

23 de Janeiro de 2020

Para ser um profissional bem sucedido é preciso estar aberto as novas oportunidades e ter a ousadia de tomar novos caminhos. Diante de uma situação de crise, enquanto muitos podem se ver em uma situação caótica, há sempre aqueles que percebem brechas para trilhar o próprio sucesso.

Isso é o que conta a história de Danilo Bastos. Nascido em Volta Redonda, nos anos 80, e morando em São Paulo desde 2001, se tornou aviador e ingressou na Vasp, ainda em 2002. Nessa época a empresa já estava em situação financeira ruim, com atraso de pagamentos, sem fornecer o adicional noturno e não depositando o FGTS de seus funcionários. 

Na época, com 22 anos, era fácil lidar com essa situação de atraso e falta de pagamentos", afirma Danilo. No entanto, com o passar do tempo, ele viu colegas mais velhos que já tinham filhos, pagando prestação de apartamento e despesas maiores, em extrema dificuldade. "Muitos estavam com dívidas, atraso nos pagamentos da escola do filho, devolvendo carro financiado, etc".

O financista também percebeu que havia uma minoria que, mesmo tendo família e compromissos financeiros, não estavam passando dificuldade. Esses poucos tinham feito uma única coisa em comum: poupado parte de seu salário e investido. "Isso me despertou curiosidade pelo mundo financeiro e a liberdade que pode ser conquistada através das finanças". 

Foi então que Danilo começou a estudar fianças através de livros, cursos livres e, em 2004, já estava investindo na bolsa. "Eu também fui buscar educação formal. Com o tempo me graduei em Gestão Financeira, fiz curso de extensão na área e MBA em Mercado de Capitais."

A paixão por finanças o fez querer exercer a profissão de alguma forma. Em 2011, Danilo montou um blog e começou a testar sua escrita e receber feedbacks. Em 2012, com a ausência de material sobre Fundos Imobiliários, um produto que já crescia no Brasil na época, ele resolveu escrever sobre o assunto.

"Escrevi um livro chamado 'Fundos Imobiliários, Investimento Inteligente em Imóveis', publicado em 2013 pela editora Baraúna. Foi o primeiro registrado no Brasil sobre o tema. Em 2014 fiz a segunda edição desse livro. Escrever abriu portas e melhorou o networking".

Em 2017, o financista se juntou a alguns amigos que pretendiam fazer uma terceira edição do livro. Foi então que o Tiago Reis, fundador da Suno Research, o convidou para ser um dos autores de um livro sobre Fundos Imobiliários. "A Suno estava lançando uma série de livros sobre educação financeira e investimentos", conta Danilo, "um dos livros seria sobre fundos Imobiliários, assunto que eu já dominava. Todos os livros seriam escritos por dois autores e, nesse livro, eu seria um deles. "

O "Guia Suno Fundos Imobiliários" foi lançando em Setembro de 2018, em sua versão digital. No mesmo dia, o livro atingiu o primeiro lugar em vendas na categoria Finanças na Amazon e manteve essa boa colocação até do final de 2018, caindo eventualmente até a terceira colocação. "De lá pra cá tenho sido convidado para participar de eventos, palestras e para falar sobre o tema".

Em parceria com Bruno Bertozzi e Adriano Pescada, também aviadores e colegas de profissão, Danilo também é coautor no projeto “Fly me to the money”. Inciativa que busca desenvolver a educação financeira para profissionais da aviação como pilotos comissário e aeroviários.  

Para conhecer mais sobre a vida de Danilo Bastos e sua história, além de conferir um pouco sobre seu trabalho, basta seguir seu perfil no Instagram: onde já possuí mais de 25 mil seguidores, que acompanham sua rotina regularmente e recebem dicas e conselhos em primeira mão.

Link para Boletim Semanal GRATUITO de FII’s: bit.ly/boletimfii 

Comentários
Assista ao vídeo