Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Especialista em implantes dentários alerta para materiais piratas no mercado brasileiro

28 de Março de 2018

Convidado para participar do programa Cartão de Visita, Mário Perussi esteve nesta terça-feira (27) na emissora Record TV . O cirurgião buco-maxilo esclareceu diversas dúvidas relacionadas à saúde bucal em entrevista com a apresentadora Débora Santilli.

Juliana Perussi, Mário Perussi e Zacarias Pagnanelli
Crédito: Bianca Pereira

Precursor da implantodontia no Brasil, Mário Perussi, fala sobre os benefícios dessa especialidade, que além de restaurar com perfeição a função mastigatória e digestiva auxilia na autoestima do paciente.

O setor de implantes dentários encontra-se em ascensão em todo o mundo. Segundo dados apresentados no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP-2018), a expectativa de crescimento do setor mundial passa de US$ 3,2 bilhões em 2010 a US$ 15,9 bilhões em 2025. No Brasil, são realizados cerca de 800 mil implantes por ano.

Por outro lado, a falta de instrumentos regulatórios é grave. Perussi afirma que cerca de 40% dos implantes encontrados hoje no mercado são “piratas”, ou seja, não estão registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“O primeiro passo é que as pessoas perguntem aos cirurgiões-dentistas se esse material está cadastrado na ANVISA. É um direito do paciente ter uma etiqueta com o lote do implante e com isso ele vai ter o registro e a rastreabilidade do material”, declara o especialista.

Perussi alerta para a importância de procurar bons profissionais em cada especialidade e também da prevenção. Segundo ele, a falta de informação de qualidade e orientação correta são os maiores responsáveis pelos índices alarmantes da saúde bucal. O Brasil é hoje o terceiro país com maior número de casos de câncer bucal e o problema de cárie em crianças segue crônico em diversos estados.

Acompanhado pela esposa Juliana Perussi e pela estudante de moda, Duda Bertin, Mário Parussi percorreu os bastidores da emissora Record Tv em São Paulo. Veja galeria de fotos:

 

Comentários
Assista ao vídeo