Notícias - Na Mídia

Exportação de marcas foi um dos temas levantados no Inovadores de Visão da APP Brasil

31 de Março de 2015

Palestrantes consideram essencial adaptar campanhas à cultura de cada região para expandir setores e suas marcas

 
 

São Paulo, março de 2015 - A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e a ESPM realizaram na última quinta-feira, dia 26, o Inovadores de Visão, palestra que contou com a presença de Silvia Freitas, diretora de Relações Corporativas do Berlitz Brasil, Luiz Lara, sócio e Chairman da Lew'Lara\TBWA no Brasil, e Marcelo Zorovich, professor e Líder do curso de Relações Internacionais da ESPM-SP. “A Influência da Globalização na Comunicação” foi o tema central do debate relacionado à atenção que as agências precisam ter aos costumes e linguagens das diversas regiões.

 
 

Ao contextualizar com a atual situação econômica do Brasil, Marcelo Zorovich apontou a exportação de marcas como alternativa essencial frente ao declínio das commodities. Silvia Freitas destacou a análise da cultura local como fator que influencia a adaptação e foco das campanhas trabalhadas em determinadas regiões. Ela mostrou uma ferramenta que disponibiliza o aprendizado correspondente a cada cultura, evidenciando como cada região age diante de algumas abordagens.

 
 

Já Luiz Lara apresentou o tópico “Brasil is big”, no qual contextualizou mercados que lideram alguns setores no país. Ele também mostrou como a comunicação brasileira explora a miscigenação de ideias nas ações publicitárias e destacou: “Nós somos um país que tradicionalmente se mantém pelas commodities, mas temos que aprender a exportar marcas. É hora de afirmar nossos talentos aqui dentro, já que o nosso território é mercado chave para muitos países”.

 
 

Sobre a APP

 

APP foi fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento socioeconômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP, hoje com diversos Capítulos Regionais pelo país, ajuda a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso país e oferecendo para toda a América Latina, preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.

Comentários
Assista ao vídeo