Colaboradores - Tamara Almeida

Istambul, um lugar único, inesquecível

11 de Novembro de 2014

 

Disparado é um dos lugares mais incríveis que eu já morei! A maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo... Istambul ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, que separam a Ásia da Europa, o que faz dela a única cidade do mundo que ocupa dois continentes. E isso é só uma das coisas que fazem de Istambul um lugar único que é impossível esquecer!

 

 

Istambul é cosmopolita, moderna, mistura o novo e o antigo, com seus hotéis maravilhosos, bons restaurantes, vistas de fazer qualquer um perder o fôlego, banhada por águas azul marinho... O pôr-do-sol mais bonito que você vai ter o prazer de conhecer!

Sua beleza e mistura única de Ocidente e Oriente faz com quem seja um verdadeiro encontro de culturas. Destino de viagem para milhões de turistas que visitam anualmente a cidade.

Parece familiar... mesmo que o idioma te lembre a todo instante que você não é de lá. A primeira impressão é uma magia no ar indescritível, que toca a gente em simples movimentos, das pessoas, aos tantos pássaros que se vê no céu. Um lugar onde você precisa se acostumar a acordar cedo todos os dias com o som dos alto-falantes dos minaretes das inúmeras mesquitas que se encontra pela cidade. É um lugar que já vem com trilha sonora: há sempre um som misterioso saindo de alguma parte. Nas ruas buzinas de motoristas apressados, que se perdem aos gritos de vendedores de rua com seus carrinhos com riscas vermelhas e brancas que vendem "Simit" um pão em forma de argola com muitas sementes de sésamo no topo.

 

É uma cidade também de muitas cores, cheiros e sabores. Algo que se nota em cada esquina que se cruza. Até as muçulmanas que ainda seguem a risca as tradições antigas da cultura religiosa com seu véu islâmico, cobrindo o cabelo e mostrando as cores de Istambul, que nesse caso nada tem de tradicional. Mesmo que o véu além do cabelo cubra todo um estilo de vida que é colocado como obrigação.

No início a sensação de choque cultural é muito grande! Mas o que se sente também é uma abertura grande de todos os nossos sentido... observando cada detalhe novo de uma forma entusiasmada, como se os nossos olhos já estivessem esperando pelo que está por vir.

 

Dicas de passeios que você não pode perder:

- Mesquita Azul: Localizada na praça Sultanahmet, é coberta por mais de 20 mil azulejos azuis. É a única mesquita da cidade com seis minaretes e ainda é muito utilizada pelos muçulmanos para orações.

- Santa Sofia: Basílica que já foi a maior igreja do Império Bizantino, depois transformada em Mesquita e, atualmente, um grande museu e um dos maiores símbolos da Turquia (também localizada na praça Sultanahmet).

- Palácio Topkapi: Um imenso e belo palácio que por séculos serviu como residência para os sultões. Atualmente, é um grande museu. O Palácio possui três pátios com jardins arborizados e o último deles proporciona uma bela vista panorâmica para o Estreito de Bósforo.

- Grande Bazar: Um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas. O Bazar fecha às 19:00hrs, então quanto mais cedo você chegar, mais tempo terá para explorar sua variedade de produtos e fazer suas compras.

 

- Bazar de Especiarias: Também conhecido como Bazar Egípcio, outro grande mercado coberto, possui 2 corredores e cerca de 100 lojas. Entre os produtos vendidos, dominam os temperos, condimentos e doces turcos.

- Cruzeiro pelo Bósforo: Há várias empresas que oferecem este serviço. Acontece todos os dias, exceto no inverno quando ocorre apenas aos finais de semana. É bom chegar com pelo menos meia hora de antecedência para comprar o ingresso e pegar um bom lugar no barco.

- Taksin: Um importante marco da cidade, que serve como ponto de referência e local de transição entre várias linhas do transporte público, como ônibus, metrôs, e tram. É na Taksim que incia-se a Avenida Istiklal, um dos melhores exemplos da Istambul moderna. Ao longo da avenida é possível encontrar dezenas de lojas, restaurantes e cafés.

- Torre de Gálata: Para curtir a vista panorâmica de seu mirante, principalmente na hora do pôr-do-sol.

Uma cidade em que se vê o patriotismo em cada bandeira alçada ao vento, como se ela desse rumo ao seu povo tão cheio de amor pelo país. O vermelho é forte e nem por isso ela é mostrada de forma singela, sempre imponente em algum ponto da cidade.

Os cheiros de Istambul são um caso a parte, que vão do cheiro de especiarias e um aroma permanente de condimentos do mundo inteiro ao tradicional chá turco que é servido em taças especiais de vidro.

Mas o que mais se mistura são os sabores! O "kebab turco" e a "baklava" um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel são para os turcos uma das maravilhas na terra... e confeso que depois que eu experimentei tive que concordar com eles sem pestanejar!

 

Istambul é uma verdadeira viagem ao desconhecido. Daqueles lugares onde você tem aquela estranha mais deliciosa sensação de que está no lugar certo e na hora certa.

Na próxima semana, nós vamos continuar a viagem por Istambul... eu vou dar dicas dos meus lugares preferidos! Tudo para que você possa fazer uma viagem diferente de todas as outras! Os melhores restaurantes, bares, cafés, baladas e os imperdíveis lugares de compras! Não dá para perder! •

Comentários
Assista ao vídeo