Cultura - Educação

Editora LeYa lança em maio A Propaganda Brasileira Depois de Washington Olivetto de João Renha

6 de Maio de 2013

Difícil imaginar quem não tenha assistido aos inesquecíveis comerciais do garoto-propaganda das mil e uma utilidades e não tenha se perguntado: caramba, quem teve essa ideia genial? Ou se pegou cantando o slogan dos classificados – aquele d0 ratinho e o seu “como é que ééé”? – e quis saber quem poderia pensar em algo tão ousado. Bom, esse alguém que tem as sacadas mais marcantes da propaganda brasileira tem nome e sobrenome, é o brilhante Washington Olivetto.

A editora LeYa lança em maio o livro “A Propaganda Brasileira Depois de Washington Olivetto” do redator publicitário e professor de comunicação João Renha. Em “A Propaganda Brasileira Depois de Washington Olivetto”, Renha se propõe a desvendar a faceta criativa do renomado publicitário. De forma inédita, o autor realiza um minucioso estudo das campanhas de Olivetto, analisando desde os verbos e adjetivos empregados com maior frequência, até o número de vezes que uma determinada palavra aparece nos anúncios e filmes criados por ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ganhador de mais de 50 Leões em Cannes – festival que anualmente premia os melhores da publicidade –, Olivetto está entre os mais brilhantes e aclamados profissionais da área no mundo. Muito já se falou sobre a pessoa Washington Olivetto e sua trajetória no mundo da propaganda, mas até hoje não havia um estudo sobre seus textos criativos que mudaram a história da Publicidade e são dignos de uma pesquisa profunda. Afinal, qual é o segredo para ser um redator tão bom?

Mais do que analisar o que foi produzido por este gênio, esta obra explora de forma pioneira como as histórias do primeiro sutiã, do garoto-propaganda das mil e uma utilidades e de tantas outras campanhas de sucesso foram criadas, para descobrir se existe ou não uma fórmula para fazer peças publicitárias de sucesso.

Trata-se de um livro imperdível para quem quer conhecer melhor o processo criativo de um dos mais premiados publicitários do mundo.

Washington Olivetto é o maior publicitário de todos os tempos. Ninguém se compara ao Washington Olivetto.  – Nizan Guanaes

O Washington inventou alguns dos personagens mais memoráveis da propaganda brasileira. De todos, um é insuperável: o Washington é a melhor criação do Washington... Ele se autoescreveu há muito tempo. –Ercílio Tranjan

 O Washington é uma espécie de moto-perpétuo de ideias e ações. Não saia de perto, amigo  Washington, senão nós morreremos de inanição mental. – José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni)

 Admiro muito o menino Washington, com seu talento a tiracolo. – André Midani

 

Ficha técnica

Título: A Propaganda Brasileira Depois de Washington Olivetto

Autor: João Renha

Formato: 16x23

Nº de páginas: 384

 

Sobre o autor

João Renha nasceu no interior do Rio de Janeiro, em 1955. Foi redator publicitário e hoje é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.  Pós-graduado em Marketing e em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, é autor também de David Ogilvy: a origem da publicidade moderna, publicado pela Editora PUC-Rio em 2011.

Comentários
Assista ao vídeo