Viver - Saúde

Fisioterapia durante a gestação traz benefícios para mães e bebês

2 de Setembro de 2014

 

O corpo da mulher passa por muitas transformações quando ela está esperando um bebê. Seja no seu estado de humor, ou de suas condições corporais, é necessário se adaptar a esta nova fase que dura em torno de 40 semanas. A fisioterapia na gravidez exerce um papel importante em cada etapa da gestação, pois previne disfunções, ameniza dores e promove saúde e bem-estar. Praticá-la é aconselhável a todas as gestantes, com algumas restrições àquelas que passam por uma gestação de risco e pode ter início assim que o médico obstetra responsável autorizar.

É comum durante a gestação surgirem dores nas pernas e nas costas, principalmente quando acompanha um descondicionamento físico da mãe, causado por sedentarismo ou obesidade. Outro fator que pode ocasionar as dores é a realização de atividades onde se permanece muito tempo com as pernas para baixo, gerando dificuldade no retorno venoso e linfático das pernas provocando inchaço e dor. O ganho de peso em torno do abdome, também causa o tensionamento e dor na região lombar.

De acordo com o fisioterapeuta Pericles Machado, responsável técnico da clínica Physio Athletic, os benefícios físicos para mãe e bebê são muitos, entre eles, a prevenção de algumas patologias comuns ao período, como a diabetes gestacional, diminuição de dores, cansaços e inchaços, refletindo na sua melhor qualidade de vida. “A fisioterapia também prepara o corpo da mãe para o parto. Um bom controle sobre a musculatura de períneo associado a alguns exercícios respiratórios previamente treinados ajudarão na melhor participação da mãe e a qualidade do parto normal” explica o profissional.

A fisioterapia é muito importante também no pós-parto. Para o corpo retornar ao que era antes da gravidez demora em média 6 meses. Na fase do pós-parto, independentemente do tipo de parto escolhido, a fisioterapia ajuda a gestante se sentir confortável e tranquila para uma melhor recuperação, com aplicação de técnicas como drenagem linfática especializada, exercícios perineais, conscientização postural e alongamentos. O exercício também contribui para elevar a autoestima e confiança da gestante, bem como reduz o risco de depressão pós-parto e ainda favorece o retorno para o trabalho após o período gestacional;

Pericles salienta a importância de uma avaliação prévia e acompanhamento individualizado da gestante: “É em cima das informações colhidas que se traça todo um planejamento adequado e específicos para cada caso”, conclui o fisioterapeuta. 

A Physio Athletic está localizada à Praça Boa Ventura Ferreira da Rosa, nº 354, no Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto. Mais informações através do telefone 16.3234.8373 ou no site www.physioathletic.com.br

 
Comentários
Assista ao vídeo