Notícias - Televisão

TV Brasil estreia nova temporada de expedições

17 de Abril de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A TV Brasil estreia no dia 19 de abril, sábado, às 12h30, a 10ª temporada de Expedições. O programa, que desde o seu início foi apresentado pela jornalista Paula Saldanha, ganha novos apresentadores e nova roupagem. Três jovens - a atriz e produtora Etiene Mascarenhas e os cinegrafistas Fábio Serfaty e Rodrigo Serrado - conduzem o espectador em cada expedição. A cada programa, eles têm uma missão a cumprir. E nós, espectadores, acompanhamos cada etapa desta trajetória.

“O novo formato do Expedições mantém o foco na informação sobre meio ambiente, cultura e populações das diversas regiões do Brasil, a novidade é trazer para o programa um componente de aventura, com a participação de um grupo de jovens expedicionários, como uma forma de incentivar a busca pelo convívio direto com a natureza. Criar um vínculo com a diversidade brasileira pode ajudar na luta pela preservação do patrimônio ambiental e cultural.”, explica Cristina Carvalho, Gerente Executiva de Produção da TV Brasil.

As dificuldades, os imprevistos, os encantos e todos os “bastidores” de cada programa são revelados em um formato que se coloca entre osrealities de aventura e os documentários tradicionais. Lucas Werneck, filho mais novo de Paula Saldanha e Roberto Werneck, que desde pequeno acompanha os pais na aventura de “documentar o Brasil para os brasileiros”, assume a direção do programa. O novo Expedições se sedimenta na experiência de quase quatro décadas de Paula e Roberto e se revela através do olhar fresco e dinâmico de Lucas, Etiene, Fábio e Rodrigo.

Várias câmeras captam a aventura da equipe do Expedições em campo, mostrando as dificuldades das gravações, numa linguagem irreverente e dinâmica. “A nova temporada do Expedições leva o público a viajar por lugares espetaculares no Brasil. Em um novo formato, mais participativo, de doc-reality. Nossos Rodrigo, Fábio e Etiene enfrentam desafios como escalada, canoagem, trekking, mergulho e rapel para alcançar objetivos e mostrar toda a beleza do país para o público da TV Brasil."

Sempre enfrentando desafios, Etiene Mascarenhas, Rodrigo Serrado e Fábio Serfaty vão em busca de um objetivo, que pode ser chegar ao topo de uma montanha, encontrar um lugar pouco explorado ou registrar um ritual indígena. Entre os episódios dessa nova temporada, a equipe do Expedições mergulha na Costa dos Corais, no Nordeste, navega pelo fascinante Rio Araguaia, até a Ilha do Bananal, em plena Amazônia. E também enfrenta uma descida da Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina, chega ao Pico das Agulhas Negras e ao Pico da Bandeira. Além disso, mostra a magia das festas populares, como Reisados e Guerreiros e faz uma expedição instigante em busca dos vestígios de dinossauros e pterossauros da Chapada do Araripe.

Primeiro episódio

O primeiro episódio da nova temporada do Expedições mostra uma aventura ao ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro – o Pico das Agulhas Negras. A equipe viaja para o mais antigo parque nacional do Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia. Após mergulhar em cachoeiras, fazer trekking e escalaminhadas, os expedicionários alcançam o objetivo final - chegar ao cume das Agulhas Negras, a mais de 2.791 metros de altitude. Nesta aventura vertical, os apresentadores seguem as trilhas que levam às cachoeiras e à região das Prateleiras, registrando as montanhas e o clima de Itatiaia.

O mais antigo parque nacional do Brasil foi criado em 1937 e faz parte da história da preservação do país, protegendo diversos ecossistemas e criando condições para pesquisas sobre fauna e flora. No Parque de Itatiaia, é possível observar grande variedade de animais, inclusive aves endêmicas da região. A parte baixa do Parque é coberta por mata atlântica, com floresta pluvial baixo-montana e, na parte alta, predominam os campos de altitude. Na subida às Agulhas Negras, entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, os expedicionários registram as formações rochosas em forma de agulhas, únicas no Brasil, e raras no mundo todo.

No final da aventura, a chegada ao Pico das Agulhas Negras – o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, e o quinto mais alto do Brasil. Acompanhe a nova temporada do EXPEDIÇÕES e descubra, sempre, as paisagens exuberantes e os lugares especiais de nosso país!

http://tvbrasil.ebc.com.br/expedicoes

https://www.facebook.com/expedicoes

O diretor e os apresentadores

Lucas Saldanha é sócio Diretor da RW CINE e documentarista. Filho da jornalista Paula Saldanha e do biólogo e documentarista Roberto Werneck. Acompanhou os pais em inúmeras expedições pelo país, nos últimos 16 anos. As documentações incluem o Brasil Central (Xingu), Nordeste, Sudeste e Sul, tendo participado da Expedição Científica à Nascente do Rio Amazonas, organizada pela RW CINE. É também diretor da Produtora 2olhares, onde dirigi institucionais e programas de TV. Destacando o curta metragem “O Jeitinho Carioca”, que obteve mais de 1 milhão de acessos no Youtube. Na área da produção audiovisual, Lucas se especializou no uso de novas tecnologias, como a captação de imagens aéreas com multi rotores.

Rodrigo Serrado (Fotógrafo, cinegrafista e biólogo): Trekking, caminhadas e viagens desde os 15 anos pelo Brasil e diversos lugares do mundo. Já praticou os mais variados esportes como voleibol, natação, surf, basquete, handebol, vela, capoeira, judô, luta livre, skate, entre outros. Hoje pratica futevôlei e anda bastante de bicicleta. Gosta também de um bom livro, ir ao cinema e ouvir vários estilos de música. Busca estar sempre em contato com a natureza, conhecer a diversidade do Brasil e sua cultura.

Fábio Serfaty (Cinegrafista e Escalador): Trabalha como cinegrafista autônomo desde 1999, quando saiu da área de produção. Tem alguns temas recorrentes no seu trabalho pessoal e na vida, como relativos a ecologia, ecossistemas, proteção de mananciais e sistemas florestais. Fez diversos pequenos filmes de montanha: Cinquentona Galloti, sobre a conquista da terceira via de escalada ao Pão de Açucar em 1956. Mais recentemente fez dois programas de TV: "Embarcados", do Multishow, descendo o Rio Amazonas por 3.000kms de São Gabriel da Cachoeira e Belém, e o Expedição Xingu, que foi ao ar no Fantástico em seis episódios.

Etiene Mascarenhas (Atriz e Produtora)

Sempre gostou de aventura, adrenalina e natureza! Desde pequena anda a cavalo e passava suas férias na fazenda e se acostumou com a vida no campo. No colégio, sempre gostou de todos os esportes e hoje continua assim: trilha, cachoeira, viagem, remada, stand up padlle ou qualquer outra atividade que mexa o corpo, esteja em contato com a natureza, ou seja, algum desafio, ela topo na hora. Adora desafios, ultrapassar limites e ver que é mais capaz do que acredita ser.

Comentários
Assista ao vídeo