Colunistas - Letícia Andrade

37° SPFW: Transparência e efeitos metalizados são as principais promessas na moda no verão 2015

4 de Abril de 2014
Desfile Animale

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entramos em uma estação fria, onde os aconchegos das malhas quentes e pesadas ganham a vez no nosso dia-a-dia. Os sapatos também recebem sua posição de destaque nas produções de looks invernais. Mas, foi em outra atmosfera: mais cool, fresh, leve, espontânea e alegre que a semana paulista de moda, a 37° SPFW edição de Verão 2014-2015, sediada no Parque Ecológico Cândido Portinari, apresentou suas principais tendências para a época mais quente do ano.

Gisele Bundchen na passarela da Colcci

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma estação inspirada na alegria e leveza: uma das primeiras grifes a se apresentar foi a Animale. A marca assinada pelo estilista Eduardo Pombal trouxe para a passarela inspirações das regiões Norte e Nordeste. As cores predominantes foram o marrom, amarelo e laranja. A coleção conta com decotes, bordados e cintura marcada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prepara-se para brilhar e aderir ao heavy metal: não apenas pelas temperaturas altas típicas da estação, mas pelas peças de efeito metalizado. Três grifes tiveram esta mesma proposta: Tufi Duek, João Pimenta, e Pat’s Pat’s. A aposta é em um look metal total, ou mesmo em peças metalizadas.

Além do efeito furta-cor, que tem a promessa de ser tendência em 2015, há também as opções em tons coloridos, para quem não quer ficar apenas com looks de efeito futurista e anos 60 que a cor prata remete. Muito brilho nas peças de verão – pode apostar sem medo de errar – é uma tendência que veio para permanecer. Vida longa a este trend – já que se firmou nas passarelas internacionais.

Isabelli Fontana apresenta a coleção de Tufi Duek 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A grife Colcci recebeu a Uber Model Gisele Bundchen na passarela. Tem sua inspiração no tropicalismo brasileiro. A estilista da marca para a coleção, Adriana Zucco, aposta que o shape mais importante continua sendo o gráfico, criando uma atmosfera minimalista.  A influência oriental aparece em diversas peças de modelagem ampla. O comprimento abaixo do joelho dá um toque extra de sofisticação. A transparência continua sendo um hit da estação de calor: a pele é revelada com muita feminilidade em recortes estratégicos nas diferentes peças, valorizando a silhueta.

Com a personal styling Glória Kalil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cartela de cores e a primorosa escolha de tecidos, leves e naturais, remetem a estação do calor. Turquesa, índigo, uma gama de rosas (do blush ao pink), off-white e nudes são destaque. Construções novas em rendas de algodão, jacquard com estampas artísticas, maquinetados em sedas e gazar, e o couro com alto relevo de flores dão vida a esta coleção solar. O jeans é artesanal, muitos com toque rústico. Aplicações manuais de pedras que simulam flores com desenhos gráficos conferem sofisticação para o principal segmento da marca.

O clássico P&B se reafirma na estação de verão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Listras gráficas, em diversas proporções e combinações, criam uma ruptura entre o mood romântico e um padrão mais urbano. As estampas florais são highlight, e algumas recebem aplicações de bordados manuais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na moda praia, o hit da transparência reafirma sua força e propõe “ares sexy” nas produções. A sofisticação fica por conta dos tecidos leves como é o caso do tule. O preto aparece predominante nas peças como hot pants – que ganhou ar novo depois de estar em alta já há tantas temporadas, além de maiôs de recortes geométricos e até um longo ultra fluído. A cartela de cores passa da clássica composição do P&B á variáveis tonalidades de verdes e dourados, ao lado de peças completamente plissadas, evidenciando romantismo.

Comentários
Assista ao vídeo