Cultura -

Festival de dança Maurício de Oliveira & Siameses representará o Brasil em festival do México

3 de Abril de 2014

A Companhia de dança Mauricio de Oliveira & Siameses, participa entre os dias 03 e 12 de abril  do Red Noroeste Festival de Danza, no México. O festival, que passará por 6 cidades,  também contará com  Companhias de países como Espanha e Finlândia.

Com seus nove anos de atividade e intensa agenda de apresentações, a Companhia de dança Mauricio de Oliveira & Siameses está sediada em São Paulo. Reconhecida pela criatividade de seus artistas contemporâneos, marcados pelas fortes correntes artísticas que atravessam a nossa época, conta com vários prêmios, como Prêmio Bravo de Melhor espetáculo em 2012, Prêmio Melhor Bailarina APCA  para a integrante Marina Salgado em 2010, Prêmio de melhor produção nacional pelo guia da  Folha de São Paulo 2010, Prêmio melhor espetáculo de dança 12º Festival Cultura Inglesa, Prêmio Denilto Gomes de melhor criação em dança de 2013 com o espetáculo Justine, entre outros.

Com intensos trabalhos diários de preparação corporal, a Siameses amplia suas referências de movimentos, permitindo aos integrantes abarcar mais informações no seu sistema corpo/mente, tornando?os esteticamente mais hábeis e com mais qualidades sensíveis, cinéticas e expressivas, instrumentalizando de maneira qualitativa o corpo e a Dança.  O grupo visa manter sua constante busca pela reinvenção do seu vocabulário e aprimoramento de sua linguagem artística única ao mesmo tempo que expande sua atuação para um território mais amplo, levando sua linguagem singular um número cada vez maior de pessoas, criando novas parcerias, possibilidades de interação e formação de público.

Segundo Mauricio Oliveira essa é a segunda vez que a Siameses leva sua performance para fora do Brasil. A primeira participação em festivais internacionais aconteceu em 2011 no Holland Dance Festival, na Holanda. Para o artista as apresentações no México representam a oportunidade de mostrar as criações do grupo por percursos pouco comuns, já que os festivais que acontecem na Europa são os mais badalados do setor.

 

Sobre Objeto Gritante

O tema desse trabalho está diretamente relacionado à questão do ofício do artista das artes cênicas. Em fundamental,  sua relação com seu corpo e da utilização das máscaras sociais. A Siameses mergulha, com esse trabalho, num diálogo sobre as razões pelas quais os artistas insistem em defender o valor de estarem diante de outros indivíduos despindo-se, cotidianamente, em busca de uma razão primordial de existência. Depois do grande sucesso de Jardim Noturno, a Siameses adentra o mundo das formas animadas e conta com a parceria de Duda Paiva um dos grandes nomes do teatro de objetos europeu. Paiva, artista brasileiro radicado na Holanda é diretor artístico da DPC (Duda Paiva Company) ganhador de inúmeros prêmios internacionais. Em Objeto Gritante, os bonecos foram construídos à partir do tema central do trabalho que é, em essência, a projeção e a reflexão sobre as imagens que temos de nós mesmos e a localização da nossa solidão na sociedade. Objeto Gritante é a união de duas visões específicas da utilização do espaço cênico que se mesclam criando um trabalho absolutamente inusitado de dança abstrata e manipulação de objetos. Os objetos funcionam como extensões corporais, mutações que criam uma ilusão de esculturas vivas de formatos imprevisíveis.

 

Ficha Técnica:

Concepção e Direção: Mauricio de Oliveira e Duda Paiva

Coreografia: Mauricio de Oliveira

Intérpretes: Ivan Bernardelli e Rodrigo Rivera

Desenho de luz: Silviane Ticher

Operação de Luz: Rossana Boccia

Figurino e Cenário: Mauricio de Oliveira e André Mello

Cenotécnico: Nivaldo Ferreira de Alencar

Objetos: Duda Paiva e André Mello

Musicas: Gavin Bryars?Farewell to Philosophy/ Hildur Gudnadottir-Without Sinking

Texto: Livre adaptação do livro “Carta aos atores” de Valère Novarina

Direção de Produção: Tanza Produções  – Lorena  Merlino e Alessandra Herszkowicz

 

Calendário das apresentações

Data 03/04 Cidade Ensenada 20hs - Teatro Centro Estatal de las Artes-  Festival Espuma Cuántica.

Data 05/04 Cidade Tijuana 20hs- Teatro Centro Cultural Tijuana- Festival Cuerpos en Transito.

Data 07/04 Cidade Mexicali 20hs- Teatro Universitario Campus Mexicali- Festival Encuentro Internacional de Danza Contemporanea.

Data 09/04 Cidade Hermosillo 20hs- Teatro  de la Ciudad Casa de la Cultura- Festival Un Desierto para la Danza.

Data 11/04 Cidade Culiacán 20hs- Teatro Pablo Villavicencio- Festival José Limón.

Data 12/04 Cidade  Los Mochis 20hs- Teatro del IMSS- Festival José Limón

 

Comentários
Assista ao vídeo