Cultura - Viagem

Repórter Eco aborda o fim dos lixões e o destino dos catadores

21 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê para 2014 o fim dos lixões no Brasil. Com base neste dado, o Repórter Eco deste domingo (23/3) traz uma matéria sobre os programas e projetos que visam o reconhecimento e remuneração dos catadores, fundamentais para a reciclagem nessa nova fase. No ar às 17h30, na TV Cultura.

Este é um ano fundamental para a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a lei, os municípios devem ter seus planos municipais de resíduos prontos até dezembro, quando os lixões deverão ser fechados. Embora sua erradicação seja fundamental para conter a poluição do solo, do ar e do lençol freático, mais de 1500 munícipios do País, cerca de um terço do total, ainda depositam seus detritos a céu aberto.

Com o fechamento desses espaços, a profissão dos catadores passa a ser de extrema importância para a reciclagem de materiais. O Movimento Nacional dos Catadores estima que, atualmente, um milhão de pessoas exercem essa função, metade de forma desorganizada. Por isso, lideranças e grupos de sustentabilidade têm trabalhado em campanhas que pretendem fazer com que os governos reconheçam a profissão e que a indústria apoie o fortalecimento do mercado. Além disso, procuram conscientizar a sociedade de que a coleta seletiva é um serviço de limpeza pública.


O Parque Estadual da Cantareira também é tema desta edição do Repórter Eco. A equipe do programa visitou dois de seus quatro núcleos: o da Pedra Grande e o das Águas Claras. Como resultado, mostra detalhes desta que é uma das maiores florestas nativas em área urbana do mundo, ocupando oito mil hectares – o equivalente a oito mil campos de futebol.

Com uma boa amostra da biodiversidade da Mata Atlântica, estão presentes no parque, por exemplo, 230 espécies de pássaros, centenas de tipos de árvores e todos os felinos silvestres característicos desta região, com exceção da Mata Atlântica.

Localizada na Zona Norte da capital paulista, a Cantareira se tornou um climatizador do local, atenuando o efeito do calor intenso da cidade. Além disso, 40% da região metropolitana de São Paulo utiliza a água proveniente de lá.

O Repórter Eco, integrante do jornalismo da TV Cultura de São Paulo, é exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h15.

Comentários
Assista ao vídeo