Cultura - Teatro

Espetáculo Recusa começa temporada gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade

19 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Oficina Cultural Oswald de Andrade – unidade da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove, entre 19 de março e 12 de abril, o espetáculo Recusa, da Cia. Teatro Balagan. A peça, que tem entrada franca, conta com a direção de Luis Alberto de Abreu e encenação de Maria Thaís.

O texto surgiu a partir da surpresa suscitada por uma notícia publicada pelo jornal Folha de São Paulo, em 16 de setembro de 2008, sobre a descoberta de dois índios da etnia Piripkura, até então considerada extinta, em uma fazenda em Rondônia. Nômades, se recusavam a estabelecer qualquer contato com os brancos.

Para a criação da peça, além da consulta a antropólogos e estudiosos da cultura ameríndia, foi feita uma pesquisa de campo na aldeia Gapgir, junto ao Povo Indígena Paiter Suruí, em Rondônia.

O resultado é um espetáculo que propõe um mergulho nas diversas culturas indígenas do Brasil, sendo narrado, cantado, por dois olhares e seus múltiplos: dois índios Piripkura, dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré; um padre que foi engolido por uma onça; um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou; Macunaíma e seu irmão, entre outros.

A montagem, que está em sua 4ª temporada, foi contemplada com um Prêmio APCA de Melhor Atuação para Antonio Salvador e Eduardo Okamoto, um Prêmio Shell de Melhor Direção para Maria Thais e Melhor Cenografia para Márcio Medina, Prêmios de Melhor Projeto Sonoro e Melhor Trabalho apresentado em Sala Convencional pela Cooperativa Paulista de Teatro.

Serviço:
Espetáculo Recusa
Quando: 19 de março a 12 de abril – quarta-feira a sábado – 20h
Entrada Franca (ingressos distribuídos com 30 minutos de antecedência na recepção).
Duração: 80 minutos 
Classificação: acima de 14 anos
Local: Auditório da Oficina Cultural
Capacidade: 40 lugares 
Elenco: Antonio Salvador e Eduardo Okamoto (ator convidado)
Encenação: Maria Thaís
Dramaturgia: Luis Alberto de Abreu
Cenografia e Figurino: Márcio Medina
Iluminação: Davi de Brito
Direção Musical: Marlui Miranda
Preparação de Butoh: Ana Chiesa Yokoyama
Assistência de Direção: Gabriela Itocazo
Produção Executiva: Claudia Miranda
Site: http://www.ciateatrobalagan.com.br/

Comentários
Assista ao vídeo